E Sebastian Vettel deu o primeiro passo para sair de Cingapura com o bicampeonato no bolso ao conquistar a pole position, a décima primeira do ano, durante a sessão de qualificação, e novamente com uma autoridade impressionante, colocando quase quatro décimos para Mark Webber, o segundo colocado, e de quebra ainda mantem a invencibilidade da Red Bull, que desde Abu Dhabi em 2010 tem sempre um dos seus carros na posição de honra no grid de largada.
Para melhorar a situação já cômoda do jovem alemão, a Ferrari foi a grande decepção do treino que definiu as posições de partida para a prova de amanhã, em que pese a escolha dos compostos macios e super-macios pela Pirelli para as ruas da cidade-estado asiática, condição que, teoricamente, deveria dar ao time italiano a possibilidade de um bom desempenho. Os carros vermelhos conseguiram somente ocupar a terceira fila, o que pode significar o fim do sonho de Fernando Alonso em prorrogar a definição do campeão até Suzuka. Para Felipe Massa, o desapontamento é ainda maior, salvando uma sexta posição apenas em razão da incompetência alheia, já que o brasileiro levou quase um segundo do seu colega de equipe.
O único que talvez tivesse capacidade para rivalizar Sebastian Vettel pela pole era mesmo Lewis Hamilton, mas o campeão mundial de 2008 aparentemente enfrentou alguns problemas durante a sessão, e sequer foi à pista para uma segunda tentativa, ao contrário do que foi feito pelos seus mais próximos rivais, e por isso ficou apenas com o quarto tempo, abrindo a possibilidade para Jenson Button, que agradeceu e abiscoitou o terceiro posto.
Realmente curiosa, no entanto, foi a formação das cinco primeiras filas da grelha de largada para a prova, ocupada em sequência pelos cinco times que conseguiram chegar ao Q3, com a primeira fila para a Red Bull, a segunda para a McLaren, a terceira para a Ferrari, a quarta para a Mercedes GP e a quinta para a Force India e, se não fosse a presença do "intrometido" Sérgio Pérez na 11ª colocação, certamente a sexta fila seria composta pelos dois carros da Williams, em relativo bom andamento do time de Grove.
Quanto ao restante, importante resultado de Bruno Senna, que novamente conseguiu ser mais rápido do que seu colega de time na Renault, relegando Vitaly Petrov ao nocaute ainda na Q1. Na única sessão em que andaram juntos na qualificação, o brasileiro colocou quase um segundo sobre o russo, o que pode valer ao sobrinho de Ayrton Senna alguns "pontos positivos" na briga por um assento no time comandado pela Genii em 2012.
Por último, não podemos deixar de lado o "esvaziamento" da Q3, quando três dos dez pilotos habilitados para participar da sessão, Schumacher, Sutil e Di Resta, resolveram ficar enfurnados nos boxes para economizar um ou dois jogos de pneus super-macios para a corrida, em uma estratégia parecida com a que Bruno Senna utilizou em Monza, já que esses três terão condições de deixar parao último momento a escolha do composto com que iniciarão a prova. Na minha visão, quando as coisas chegam a esse ponto é sinal de que o regulamento está mal redigido.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min46s397 | 1min44s931 | 1min44s381 |
2º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min47s332 | 1min45s651 | 1min44s732 |
3º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min46s956 | 1min45s472 | 1min44s804 |
4º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min47s014 | 1min46s829 | 1min44s809 |
5º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min47s054 | 1min45s779 | 1min44s874 |
6º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min47s945 | 1min45s955 | 1min45s800 |
7º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes GP | 1min47s688 | 1min46s405 | 1min46s013 |
8º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes GP | 1min48s819 | 1min46s043 | sem tempo |
9º | Adrian Sutil (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min47s952 | 1min47s093 | sem tempo |
10º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min48s022 | 1min47s486 | sem tempo |
11º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min47s717 | 1min47s616 | |
12º | Rubens Barrichello (BRA) | Williams/Cosworth | 1min48s061 | 1min48s082 | |
13º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Cosworth | 1min49s710 | 1min48s270 | |
14º | Sébastien Buemi (SUI) | Toro Rosso/Ferrari | 1min48s753 | 1min48s634 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Renault | 1min48s861 | 1min48s662 | |
16º | Jaime Alguersuari (ESP) | Toro Rosso/Ferrari | 1min49s588 | 1min49s862 | |
17º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min48s054 | sem tempo | |
18º | Vitaly Petrov (RUS) | Renault | 1min49s835 | ||
19º | Heikki Kovalalinen (FIN) | Lotus/Renault | 1min50s948 | ||
20º | Jarno Trulli (ITA) | Lotus/Renault | 1min51s012 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Virgin/Cosworth | 1min52s154 | ||
22º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Virgin/Cosworth | 1min52s363 | ||
23º | Daniel Ricciardo (AUS) | HRT/Cosworth | 1min52s404 | ||
24º | Vitantonio Liuzzi (ITA) | HRT/Cosworth | 1min52s810 | ||
107% (tempo de corte) | 1min53s844 |
Sebastian Vettel é, por obviedade, o grande favorito à vitória, principalmente numa pista em que as ultrapassagens, mesmo com o DRS, é artigo de luxo. O título, no entanto, vai depender das circunstâncias de corrida. A grande torcida do alemão é para que Lewis Hamilton consiga terminar a prova no segundo lugar, já que é bem provável que Fernando Alonso não consiga subir ao pódio. Se isso acontecer, a noite será curta para a Red Bull.
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