The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dan Wheldon


Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis desse ano, repetindo o feito conquistado em 2005, quando foi campeão da Indy Racing League, o britânico Dan Wheldon foi inscrito para as 300 Milhas de Las Vegas, última etapa do campeonato da Formula Indy, como convidado, razão pela qual largou na última posição ao volante do carro da equipe Sam Schmidt Motorsports, e estava em busca, como todos os outros ali, do prêmio de 5 milhões de dólares oferecido ao vencedor.

Wheldon já havia ganho dez posições e escalava o pelotão quando um acidente com vários carros aconteceu  na curva 1. Alguns pilotos à frente, então, diminuíram a velocidade para evitar se envolver.

Andando a mais de 300 metros por segundo, o tempo de reação é bastante limitado, e Wheldon não teve tempo de desviar ou parar seu carro, atingindo a traseira de Ernesto Viso, que o fez decolar, capotando diversas vezes até o choque fatal contra o alambrado.


O anúncio em relação ao pior era questão de tempo.

Os outros envolvidos, Will Power, Paul Tracy, Buddy Rice, Alex Lloyd, Ernesto Viso, Charlie Kimball, Tomas Scheckter, Jay Howard, Townsend Bell, Wade Cunningham, Pippa Mann, JR Hildebrand, James Jakes e Vitor Meira foram levados ao hospital, e desses apenas Mann e Hildebrand ficarão internados sob observação.

A corrida foi cancelada, e Dario Franchitti ficou com o título, o quarto dele na categoria, mas certamente o escocês, um dos que mais sentiram o ocorrido, dará pouca importância à conquista.

Das categorias consideradas top no automobilismo, a Fórmula Indy é a mais perigosa de todas, sendo esta a terceira morte nos últimos oito anos, isso sem contar a diversidade de pilotos que foram parar no hospital com diversas fraturas.

Felizmente o carro novo que será utilizado a partir de 2012 conterá um parachoques atrás das rodas traseiras para evitar catapultagens como a que matou Wheldon.

Dan Wheldon, de 33 anos, deixou dois filhos, Sebastian, de dois anos, e Oliver, de apenas sete meses de idade.

Daniel Clive Wheldon
Y 22 de junho de 1978, em Emberton, Inglaterra.
U 16 de outubro de 2011, em Las Vegas, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário