The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 15 de outubro de 2011

Hamilton destrona a Red Bull



Depois de mostrar do que é capaz em Suzuka, a McLaren finalmente mostra o seu poder de reação, ainda que seja tardio, e consegue quebrar a hegemonia da Red Bull em treinos de qualificação, que dominava o lugar de honra no grid de largada desde o GP da Abu Dhabi, que encerrou a temporada de 2011.

O time prateado de Woking só não liderou o primeiro treino livre, que aconteceu sob chuva, quando muitos carros sequer foram à pista. Nas duas outras sessões antes da classificação, Hamilton e Button se revezaram à frente, mas foi no treino que define a grelha de partida que o campeão de 2008 mostrou sua força, sendo o mais rápido nas três partes, e o único a conseguir baixar o tempo para a casa de 1min35s, o que lhe valeu a primeira pole em quase um ano e meio, já que a última vez que largou na frente foi em Montreal no ano passado.

Sebastian Vettel, apagado durante todo o fim de semana, ainda conseguiu salvar uma segunda posição para se colocar entre Hamilton e Button, mas não se engane ao achar que esse desempenho pouco usual do atual bicampeão é "ressaca do título", já que o problema maior é o fato de que o RB7 nunca foi rápido o suficiente em Yeongam para desbancar a McLaren.

Na Ferrari, em plena comemoração do seu 150º GP, Felipe Massa novamente conseguiu ser mais eficiente que Fernando Alonso, e novamente larga à frente do espanhol pela quarta vez em seis provas. Será uma reação do brasileiro ou simples descaso do seu colega de time pelo campeonato já definido?

Os outros brasileiros, no entanto, não tiveram nada para comemorar, a não ser o aniversário de Bruno Senna, que completou 28 anos neste sábado, tendo como "presente" um nocaute prematuro na Q2. Já Barrichello sequer chegou à segunda parte do treino, sendo eliminado na Q1, e ainda teve paciência de tirar o "lado bom" da situação, já que terá uma "penca" de pneus supermacios novos para a corrida.

Destaque final para a Force India, que mais uma vez conseguiu colocar seus dois carros na Q3, ainda que tenha decidido não ir à pista na última parte da qualificação para poupar jogos de pneus novos para a corrida, o que mais uma vez coloca em dúvida o formato da qualificação com esses compostos da Pirelli, que se degradam rapidamente.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País) Equipe/Motor Q1 Q2 Q3
Lewis Hamilton (GBR) McLaren/Mercedes-Benz 1min37s525 1min36s526 1min35s820
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull/Renault 1min39s093 1min37s285 1min36s042
Jenson Button (GBR) McLaren/Mercedes-Benz 1min37s929 1min37s302 1min36s126
Mark Webber (AUS) Red Bull/Renault 1min39s071 1min37s292 1min36s468
Felipe Massa (BRA) Ferrari 1min38s670 1min37s131 1min36s831
Fernando Alonso (ESP) Ferrari 1min38s393 1min37s352 1min36s980
Nico Rosberg (ALE) Mercedes GP 1min38s426 1min37s892 1min37s754
Vitaly Petrov (RUS) Renault 1min38s549 1min38s186 1min38s124
Paul di Resta (GBR) Force India/Mercedes-Benz 1min38s549 1min38s254 sem tempo
10º Adrian Sutil (ALE) Force India/Mercedes-Benz 1min38s789 1min38s219 sem tempo
11º Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso/Ferrari 1min39s392 1min38s315
12º Michael Schumacher(ALE) Mercedes GP 1min38s502 1min38s354
13º Sébastien Buemi (SUI) Toro Rosso/Ferrari 1min39s352 1min38s508
14º Kamui Kobayashi (JAP) Sauber/Ferrari 1min39s464 1min38s775
15º Bruno Senna (BRA) Renault 1min39s316 1min38s791
16º Pastor Maldonado (VEN) Williams/Cosworth 1min39s436 1min39s189
17º Sérgio Pérez (MEX) Sauber/Ferrari 1min39s097 1min39s443
18º Rubens Barrichello (BRA) Williams/Cosworth 1min39s538
19º Heikki Kovalainen (FIN) Lotus/Renault 1min40s522
20º Jarno Trulli (ITA) Lotus/Renault 1min41s101
21º Timo Glock (ALE) Virgin/Cosworth 1min42s091
22º Jérôme D'Ambrosio (BEL) Virgin/Cosworth 1min43s483
23º Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT/Cosworth 1min43s758
24º Daniel Ricciardo (AUS) HRT/Cosworth sem tempo
107% (tempo de corte) 1min44s351

Lewis Hamilton tem tudo para dar à McLaren, pela primeira vez em 2011, a segunda vitória em sequência. Com um carro muito rápido como se viu até agora, basta que o campeão de 2008 esteja com a cabeça no lugar e não faça nenhuma bobagem como aquelas que vem aprontando nos últimos tempos, e com Felipe Massa largando em quinto, a chance de um toque entre ambos foi bastante reduzida...

É importante lembrar que o sucesso na corrida ficará adstrito ao consumo de pneus, e é bom Hamilton cuidar muito bem da borracha, principalmente porque Jenson Button, reconhecidamente o piloto mais gentil com os pneus, não está muito longe, e andou sempre no ritmo do seu colega de time.

Apesar de Sebastian Vettel desejar se redimir do terceiro lugar que o levou ao título em Suzuka, a última vaga do pódio certamente será o melhor resultado que o jovem alemão conquistará na Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário