Depois de mostrar do que é capaz em Suzuka, a McLaren finalmente mostra o seu poder de reação, ainda que seja tardio, e consegue quebrar a hegemonia da Red Bull em treinos de qualificação, que dominava o lugar de honra no grid de largada desde o GP da Abu Dhabi, que encerrou a temporada de 2011.
O time prateado de Woking só não liderou o primeiro treino livre, que aconteceu sob chuva, quando muitos carros sequer foram à pista. Nas duas outras sessões antes da classificação, Hamilton e Button se revezaram à frente, mas foi no treino que define a grelha de partida que o campeão de 2008 mostrou sua força, sendo o mais rápido nas três partes, e o único a conseguir baixar o tempo para a casa de 1min35s, o que lhe valeu a primeira pole em quase um ano e meio, já que a última vez que largou na frente foi em Montreal no ano passado.
Sebastian Vettel, apagado durante todo o fim de semana, ainda conseguiu salvar uma segunda posição para se colocar entre Hamilton e Button, mas não se engane ao achar que esse desempenho pouco usual do atual bicampeão é "ressaca do título", já que o problema maior é o fato de que o RB7 nunca foi rápido o suficiente em Yeongam para desbancar a McLaren.
Na Ferrari, em plena comemoração do seu 150º GP, Felipe Massa novamente conseguiu ser mais eficiente que Fernando Alonso, e novamente larga à frente do espanhol pela quarta vez em seis provas. Será uma reação do brasileiro ou simples descaso do seu colega de time pelo campeonato já definido?
Os outros brasileiros, no entanto, não tiveram nada para comemorar, a não ser o aniversário de Bruno Senna, que completou 28 anos neste sábado, tendo como "presente" um nocaute prematuro na Q2. Já Barrichello sequer chegou à segunda parte do treino, sendo eliminado na Q1, e ainda teve paciência de tirar o "lado bom" da situação, já que terá uma "penca" de pneus supermacios novos para a corrida.
Destaque final para a Force India, que mais uma vez conseguiu colocar seus dois carros na Q3, ainda que tenha decidido não ir à pista na última parte da qualificação para poupar jogos de pneus novos para a corrida, o que mais uma vez coloca em dúvida o formato da qualificação com esses compostos da Pirelli, que se degradam rapidamente.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min37s525 | 1min36s526 | 1min35s820 |
2º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min39s093 | 1min37s285 | 1min36s042 |
3º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min37s929 | 1min37s302 | 1min36s126 |
4º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min39s071 | 1min37s292 | 1min36s468 |
5º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min38s670 | 1min37s131 | 1min36s831 |
6º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min38s393 | 1min37s352 | 1min36s980 |
7º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes GP | 1min38s426 | 1min37s892 | 1min37s754 |
8º | Vitaly Petrov (RUS) | Renault | 1min38s549 | 1min38s186 | 1min38s124 |
9º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min38s549 | 1min38s254 | sem tempo |
10º | Adrian Sutil (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min38s789 | 1min38s219 | sem tempo |
11º | Jaime Alguersuari (ESP) | Toro Rosso/Ferrari | 1min39s392 | 1min38s315 | |
12º | Michael Schumacher(ALE) | Mercedes GP | 1min38s502 | 1min38s354 | |
13º | Sébastien Buemi (SUI) | Toro Rosso/Ferrari | 1min39s352 | 1min38s508 | |
14º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min39s464 | 1min38s775 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Renault | 1min39s316 | 1min38s791 | |
16º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Cosworth | 1min39s436 | 1min39s189 | |
17º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min39s097 | 1min39s443 | |
18º | Rubens Barrichello (BRA) | Williams/Cosworth | 1min39s538 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Lotus/Renault | 1min40s522 | ||
20º | Jarno Trulli (ITA) | Lotus/Renault | 1min41s101 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Virgin/Cosworth | 1min42s091 | ||
22º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Virgin/Cosworth | 1min43s483 | ||
23º | Vitantonio Liuzzi (ITA) | HRT/Cosworth | 1min43s758 | ||
24º | Daniel Ricciardo (AUS) | HRT/Cosworth | sem tempo | ||
107% (tempo de corte) | 1min44s351 |
Lewis Hamilton tem tudo para dar à McLaren, pela primeira vez em 2011, a segunda vitória em sequência. Com um carro muito rápido como se viu até agora, basta que o campeão de 2008 esteja com a cabeça no lugar e não faça nenhuma bobagem como aquelas que vem aprontando nos últimos tempos, e com Felipe Massa largando em quinto, a chance de um toque entre ambos foi bastante reduzida...
É importante lembrar que o sucesso na corrida ficará adstrito ao consumo de pneus, e é bom Hamilton cuidar muito bem da borracha, principalmente porque Jenson Button, reconhecidamente o piloto mais gentil com os pneus, não está muito longe, e andou sempre no ritmo do seu colega de time.
Apesar de Sebastian Vettel desejar se redimir do terceiro lugar que o levou ao título em Suzuka, a última vaga do pódio certamente será o melhor resultado que o jovem alemão conquistará na Coreia.
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