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domingo, 23 de outubro de 2011

WTCC - Round 10 - Suzuka


Depois de quase um mês e meio parado, o WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo promovido pela FIA, finalmente volto à ativa, e com uma novidade, a estreia na categoria do circuito de Suzuka, no Japão, em substituição à pista de Okayama, que sediou a etapa nipônica nos últimos três anos, sempre com provas interessantes sob constante chuva.

Tendo em vista a grande extensão de Suzuka, com mais de 5,3 quilômetros, a organização do campeonato decidiu pela utilização de um dos traçados curtos do autódromo, o Leste, que compreende a reta dos boxes e os esses, retornando novamente à reta principal com uma curva à direita após a Dunlop.

Como é de praxe nas provas do período asiático, houve várias modificações na lista de inscritos.

A equipe oficial da Chevrolet, como costumeiramente faz em alguns eventos, convidou um piloto "da casa" para correr com um quarto carro do time. Dessa vez, o escolhido foi Toshihiro Arai, piloto de rally, que atualmente está no IRC, o International Rally Championship, com um Subaru Impreza, tendo participado de algumas corridas do WRC nos anos anteriores.

A Engstler Motorsport, equipe do alemão Franz Engstler, inscreveu um terceiro carro para o piloto de Hong Kong Charles Ng, que no ano passado foi campeão do ATCS, o Campeonato Asiático de Carros de Turismo.

Tal qual em Valência, Engstler também colocou no grid um carro sob a bandeira do time denominado de Deteam KK Motorsport, substituindo o russo Sigacev pelo japonês Masaki Kano, que normalmente participa apenas da prova em Macau.

A Wiechers-Sport, para o lugar de Stefano D'Aste, trouxe de volta ao seu BMW 320TC o piloto britânico Colin Turkington, que já correu pelo time em 2011 durante a etapa em Donington Park.

Por fim, a Sunred Engineering, time semi-oficial da Seat, também inscreveu um carro extra aproveitando os ienes do japonês Hiroki Yoshimoto, que corre há três anos pelo campeonato Super GT em seu país.

Novamente o grid foi dominado pelos carros oficiais da Chevrolet, com Alain Menu conquistando a pole position, marcando o tempo de 53s443, à média de 151,091 km/h, deixando os postulantes ao título para trás, já que Muller ficou com o segundo posto e Huff em quarto, com Dahlgren e seu Volvo C30 se intrometendo na armada dos Cruze.

O início da prova foi bastante confuso, já que entre a largada e a primeira curva aconteceram três acidentes, dois deles totalmente independentes, os quais levaram à intervenção do safety car por seis voltas.

No primeiro deles, Dahlgren deu "adeus" a um potencial lugar no pódio quando foi tocado por Nykjaer logo após a saída dos boxes, o que causou a rodada do Volvo C30, que posteriormente acertou com força o guard-rail na parte interna da pista.

Alguns segundos depois, Coronel e Tarquini entraram juntos na primeira curva e se tocaram à frente de todo o pelotão. Sem conseguir desviar, Monteiro acertou Coronel, causando o abandono de ambos. Mais atrás, Villa, Barth e Yashimoto se tocaram quando diminuíram a velocidade para tentar evitar da confusão à frente.

Por outro lado, com uma boa largada, Muller logo tomou a ponta, mas não conseguiu segurá-la por muito tempo, já que uma volta depois da relargada  foi facilmente ultrapassado por Menu. Dois giros depois, o francês, quando recebia pressão de Huff, cometeu um de seus raros erros na freada da curva que leva à reta principal e foi ultrapassado pelo seu colega de time, e também por Nykjaer. Sem conseguir reagir, Muller teve de se contentar com o quarto lugar.

Alain Menu, por seu turno, logo que retomou a liderança conseguiu abrir vantagem confortável, passando posteriormente a administrar a corrida, vencendo de uma forma relativamente fácil pela quarta vez na temporada, deixando Huff, que briga pelo título, em segundo.

Destaque para Michel Nyjkaer, que conseguiu o primeiro pódio dele em 2011 após suportar grande pressão de Muller nos instantes finais da prova.

Outro que fez grande corrida foi o japonês Yokinori Taniguchi, certamente em razão do fator "casa", conquistando o melhor resultado da carreira dele no WTCC, o sétimo lugar, que o levou aos pontos na classificação geral pela segunda vez, sendo que a primeira e única até então tinha sido em Okayama, no ano passado.

Colin Turkington, que foi campeão do BTCC, o Campeonato Britânico de Carros de Turismo, em 2009, mostrou, mais uma vez, do que é capaz, pontuando novamente, razão pela qual é difícil de entender porque o inglês não recebeu até agora um contrato para uma temporada integral no WTCC.

Além de faturar um lugar no pódio, Nykjaer foi o vencedor entre aqueles que disputam o Troféu Yokohama. Poulsen, o líder desse certamente, ficou em segundo, e Colin Turkington ficou com o terceiro posto.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze
Michel Nykjaer (DIN) Seat León 1.6T
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze
Kristian Poulsen (DIN) BMW 320TC
Colin Turkington (GBR) BMW 320TC
Yukinori Taniguchi (JAP) Chevrolet Cruze
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320TC
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León 1.6T
10º Franz Engstler (ALE) BMW 320TC

Na segunda bateria, cuja largada é feita com os carros parados, e o grid de largada é definido pela inversão dos dez primeiros colocados do Q1, na qualificação, a pole position ficou para Darryl O'Young, que não conseguiu aproveitar a posição de honra. 

O piloto de Hong Kong largou muito mal, caindo algumas posições até ser "convidado" a se retirar da prova por Gabriele Tarquini, que o acertou na freada para a primeira curva. O italiano, por sua vez, recebeu um drive through pela sua conduta reprovável em pista, abandonando a corrida algumas voltas depois de cumprir a punição.

Largando da segunda posição Tom Coronel conseguiu arrancar muito bem, tendo atrás de si a armada Chevrolet, que impôs intensa pressão por todas as 23 voltas da corrida. Dessa vez, o experiente holandês conseguiu suportar as investidas, aproveitando os pouquíssimos pontos de ultrapassagem do traçado leste de Suzuka, e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, vencendo a primeira corrida de 2011, e a primeira desde Okayama em 2008.

Coube ao trio da Chevrolet ficar com as posições seguintes, com Muller em segundo, que suportou a pressão imposta por Huff, o terceiro. Alain Menu, que partiu da sexta posição, conseguiu o quarto posto.

Mesmo com um carro remendado em razão dos danos sofridos na bateria anterior, que se encerrou cerca de cinquenta minutos antes da largada da segunda bateria, Robert Dahlgren, que andou a maior parte da prova em quarto, ficou com o quinto posto após um pequeno erro na primeira perna dos esses, o que permitiu a ultrapassagem de Menu na volta 12.

Entre os independentes, Michel Nykjaer venceu novamente, mas a vida do dinamarquês durante a prova não foi fácil, tendo tido de segurar com unhas e dentes a posição frente à grande pressão imposta por Colin Turkington, que ficou com o segundo posto. Javier Villa completou os três primeiros.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Tom Coronel (HOL) BMW 320TC
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze
Robert Dahlgren (SUE) Volvo C30 Drive
Michel Nykjaer (DIN) Seat León 1.6T
Colin Turkington (GBR) BMW 320TC
Javier Villa (ESP) BMW 320TC
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320TC
10º Kristian Poulsen (DIN) BMW 320TC

Robert Huff, que liderou dois terços do campeonato, sofre para encostar em Muller na tabela, tendo reduzido em Suzuka apenas três pontos. A diferença entre ambos é de treze pontos, acirrando a disputa pelo título nas duas rodadas duplas restantes.

Alain Menu, apesar de ainda ter chances de ser campeão, é praticamente carta fora do baralho em razão da combinação de resultados da qual depende para levar o "caneco".

Yvan Muller (França) 363
Robert Huff (Grã-Bretanha) 350
Alain Menu (Suíça) 290
Tom Coronel (Holanda) 183
Gabriele Tarquini (Itália) 159
Tiago Monteiro (Portugal) 109
Kristian Poulsen (Dinamarca) 92
Norbert Michelisz (Hungria) 83
Franz Engstler (Alemanha) 69
10º Robert Dahlgren (Suécia) 68
11º Michel Nyjkaer (Dinamarca) 66
12º Javier Villa (Espanha) 57
13º Darryl O'Young (China) 43
14º Cacá Bueno (Brasil) 25
15º Colin Turkington (Grã-Bretanha) 16
16º Stefano D'Aste (Itália) 12
17º Pepe Oriola (Espanha) 10
18º Mehdi Bennani (Marrocos) 8
19º Fredy Barth (Suíça) 7
20º Yukinori Taniguchi (Japão) 6
21º Aleksei Dudukalo (Rússia) 4

Kristian Poulsen, que assumiu em Valência a liderança entre aqueles que disputam o Trofeu Yokohama, conseguiu dobrar a vantagem na tabela, contando com a punição sofrida por Michelisz por excesso de velocidade na largada lançada da primeira bateria.

Kristian Poulsen (Dinamarca) 111
Norbert Michelisz (Hungria) 100
Michel Nykjaer (Dinamarca) 96
Franz Engstler (Alemanha) 88
Javier Villa (Espanha) 87
Darryl O'Young (China) 81
Pepe Oriola (Espanha) 52
Mehdi Bennani (Marrocos) 38
Stefano D'Aste (Itália) 37
10º Aleksei Dudukalo (Rússia) 31
11º Fredy Barth (Suíça) 27
12º Colin Turkington (Grã-Bretanha) 26
13º Yukinori Taniguchi (Japão) 26
14º Ibrahim Okyay (Turquia) 3
15º Marchy Lee (China) 3
16º David Sigacev (Rússia) 2
17º Masaki Kano (Japão) 1
18º Fabio Fabiani (Itália) 1

Após confirmar o título entre os construtores, a Chevrolet continua ampliando a frente, e o mesmo acontece entre os times clientes da BMW, em segundo lugar, em relação aos times clientes da Seat.

Chevrolet 810
BMW Customer 485
Seat Customer 435
Volvo 138

Pelo Trofeu Yokohama, a Engstler Motorsport mantem a liderança folgada, mesmo com a Sunred se aproximando em cinco pontos, fazendo com que a disputa pelo título fique entre esses dois times, já que a Proteam necessita de uma série de resultados bastante improváveis para repetir o feito de 2007, 2008 e 2010, quando foi campeã.

Liqui Moly Team Engstler 192
Sunred 144
Proteam 121
Bamboo 106
Zengö-Dension 89
Wiechers-Sport 61
Lukoil Sunred 31
Seat Swiss 27
DeTeam KK 6
10º Borusan Otomotiv 3

A próxima etapa acontecerá daqui a duas semanas, na China, em evento que estreia no calendário do WTCC, e que acontecerá na pista de Tianma, de apenas 2,063 quilômetros de extensão, localizada nos arredores de Xangai, tendo sido inaugurada em 2004, e que receberá pela primeira vez um evento de grande porte, já que até então só sediava eventos do Campeonato Chinês de Superbike.

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