The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 6 de novembro de 2011

WTCC - Round 11 - Tianma


Na madrugada de hoje foi disputada a décima primeira e penúltima rodada dupla do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA, e pela primeira vez no circuito de Tianma, em Xangai, na China, uma pista de 2,063 quilômetros de extensão que mais lembra um kartódromo de tão apertada e com excesso de curvas lentas, e que até agora somente foi palco de campeonatos locais de Superbike.

A lista de inscritos foi novamente modificada, já que a participação dos pilotos japoneses ficou restrita à prova de Suzuka, razão pela qual a única novidade foi a presença ao volante de um BMW da Proteam do piloto de Hong Kong, Philip Ma, que faz desde 2004 o Porsche Carrera Cup Asia, participando da prova de Macau do WTCC no ano passado.

O pole position, pela segunda vez consecutiva, ficou com Alain Menu, que fez o tempo de 1min05s555, à média de 113,291 km/h. Robert Huff completou a primeira fila da Chevrolet com o segundo posto. Muller, o líder do campeonato, ficou com o oitavo lugar.

Como era de se esperar numa pista bastante travada, tudo praticamente se resumiu a uma prova de "siga o líder", com muitos poucos arriscando uma ultrapassagem.

O destaque da prova foi, sem dúvida alguma, Colin Turkington. O britânico, saindo do quarto lugar no grid de largada, rapidamente assumiu a terceira colocação na largada e passou logo a imprimir grande pressão sobre Huff até conseguir passá-lo na 13ª volta em uma bela manobra na freada do grampo que é a curva 1.

Depois de se livrar de Huff, Turkington começou a tirar a desvantagem que tinha para Menu, mas o suíço soube cuidar dos seus pneus nos estágios iniciais da prova, e por isso foi capaz de manter a ponta e vencer pela quinta vez na temporada.

Aliás, apesar de quase ter vencido, Turkington, na realidade, teve muita sorte em chegar na segunda posição, pois seu time, após a prova, descobriu um furo lento no BMW, certamente por ter colhido algum detrito do acidente de Taniguchi, que ficou parado no meio da pista na última volta.

Com Muller largando em oitavo, Huff tinha grandes chances de descontar muitos pontos e encostar na tabela, mas não foi isso que acabou acontecendo.

O britânico da Chevrolet, aliás, não parecia, no início da prova, que disputava o título. Ao tentar bloquear as investidas de Turkington na volta quatro, quase foi empurrado para fora da pista numa briga em que Huff tinha tudo a perder, com Turkington como franco atirador.

Yvan Muller, por outro lado, fazendo valer sua experiência, fez uma excepcional corrida de recuperação, ganhando duas posições na largada, e mais uma quando Tarquini teve problemas com os freios. Depois, passou  a ser pressionado por Coronel até que conseguiu se livrar de Michelisz em uma bela manobra na apertada curva 2 durante a volta 18. O francês, sem condições de encostar em Huff, acabou tendo de se contentar com o quarto lugar, minimizando o possível prejuízo que teria por largar mais atrás.

Entre os independentes, Turkington, com a segunda colocação na classificação geral, venceu facilmente, sem ser incomodado pelos demais da categoria.

A disputa pelo segundo lugar, no entanto, foi bastante ferrenha, com Michelisz sustentando-a até ser superado por Muller. No processo, o húngaro foi "engolido" por Coronel e Poulsen até cair pelas tabelas. Assim, Poulsen ficou com o segundo posto, e Bennani terminou na terceira posição.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze
Colin Turkington (GBR) BMW 320TC
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze
Tom Coronel (HOL) BMW 320TC
Kristian Poulsen (DIN) BMW 320TC
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320TC
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Robert Dahlgren (SUE) Volvo C30 Drive
10º Javier Villa (ESP) BMW 320TC

A segunda prova, cujo grid é formado pela inversão dos dez primeiros colocados do Q1, e com os carros largando parados, a situação foi bastante diferente.

A única circunstância similiar foi a ânsia de Huff, que largou na pole position em ficar à frente de Muller a todo custo, o que lhe causou uma saída de pista ainda na primeira volta depois de tocar em Tarquini. O britânico ainda conseguiu voltar à pista na quarta posição, superando Turkington na curva 1 da segunda passagem.

Entretanto, o estrago já havia sido feito, pois a confusão permitiu que Muller, o quarto no grid, passasse para o segundo posto. Com calma, o francês conseguiu superar Tarquini na volta quatro, deixando-o de "tampão" para o seu colega de time da Chevrolet, já que era visível a falta de velocidade do Seat León.

Certamente com o carro avariado, Huff também não conseguiu ter força suficiente para passar Tarquini, fazendo com que Muller escapasse à frente e administrasse a prova tranquilamente para mais uma vitória, cabendo ao italiano o segundo posto, e a Huff, bastante decepcionado, a última vaga ao pódio.

Além de Muller, o vencedor da prova, de se destacar novamente o grande desempenho de Colin Turkington. Saindo da oitava colocação no grid, o britânico campeão do BTCC em 2009 já era terceiro na primeira volta, caindo para quarto quando foi passado por Muller.

Então, Turkington passou a "escoltar" Huff até cometer um erro na volta dez, quando exagerou na freada para a primeira curva quando tentava passar o piloto da Chevrolet, perdendo duas posições, para Coronel e Menu, colocações que foram recuperadas até o final da prova, já que ultrapassou o suíço na volta 19 também na curva 1, sendo bastante oportunista na última volta para superar o holandês, "entretido" na briga pelo terceiro lugar com Huff.

Assim, Turkington novamente ficou com a vitória entre os independentes. Kristian Poulsen também repetiu o segundo lugar, com Franz Engstler, dessa vez, ficando com o terceiro posto. Michelisz desperdiçou outra grande chance de pontuar ainda na primeira passagem, quando tentou fazer por fora a curva 2 em uma linha de três carros, e terminou rodando na frente do pelotão.

Para a alegria dos torcedores chineses que lotaram as arquibancadas, Charles Ng, que é de Hong Kong e fazia a sua quarta corrida na categoria, conseguiu chegar na décima posição, marcando o seu primeiro ponto.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze
Colin Turkington (GBR) BMW 320TC
Tom Coronel (GBR) BMW 320TC
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze
Kristian Poulsen (DIN) BMW 320TC
Franz Engstler (ALE) BMW 320TC
Robert Dahlgren (SUE) Volvo C30 Drive
10º Charles Ng (CHI) BMW 320TC

Com vinte pontos a mais que Huff, Muller coloca uma mão na taça, e poderá comemorar o título se chegar, pelo menos, na terceira colocação em ambas as provas da última rodada dupla mesmo que seu colega de time na Chevrolet vença as duas.

Nessa situação, haveria um empate em pontos, mas Muller faturaria o tricampeonato nos critérios de desempate, pois teria uma vitória a mais que Huff.

Yvan Muller (França) 400
Robert Huff (Grã-Bretanha) 380
Alain Menu (Suíça) 323
Tom Coronel (Holanda) 203
Gabriele Tarquini (Itália) 177
Tiago Monteiro (Portugal) 113
Kristian Poulsen (Dinamarca) 106
Norbert Michelisz (Hungria) 82
Franz Engstler (Alemanha) 74
10º Robert Dahlgren (Suécia) 72
11º Michel Nyjkaer (Dinamarca) 66
12º Javier Villa (Espanha) 58
13º Colin Turkington (Grã-Bretanha) 46
14º Darryl O'Young (China) 43
15º Cacá Bueno (Brasil) 25
16º Mehdi Bennani (Marrocos) 14
17º Stefano D'Aste (Itália) 12
18º Pepe Oriola (Espanha) 10
19º Fredy Barth (Suíça) 7
20º Yukinori Taniguchi (Japão) 6
21º Aleksei Dudukalo (Rússia) 4
22º Charles Ng (China) 1

Com dois segundos lugares em Xangai, e depois de "bater na trave" no ano passado, Poulsen está muito próximo de faturar o seu primeiro Troféu Yokohama de independentes, já que Michelisz, com péssimas apresentações nas últimas provas, precisa de um milagre para superar o dinamarquês na tabela faltando apenas uma rodada dupla para o final.

Kristian Poulsen (Dinamarca) 127
Norbert Michelisz (Hungria) 104
Michel Nykjaer (Dinamarca) 98
Franz Engstler (Alemanha) 87
Javier Villa (Espanha) 92
Darryl O'Young (China) 83
Pepe Oriola (Espanha) 54
Colin Turkington (Grã-Bretanha)49
Mehdi Bennani (Marrocos) 48
10º Stefano D'Aste (Itália) 37
11º Aleksei Dudukalo (Rússia) 31
12º Fredy Barth (Suíça) 30
13º Yukinori Taniguchi (Japão) 26
14º Charles Ng (China) 5
15º Ibrahim Okyay (Turquia) 3
16º Marchy Lee (China) 3
17º David Sigacev (Rússia) 2
18º Masaki Kano (Japão) 1
19º Fabio Fabiani (Itália) 1

Com 62 pontos à frente das equipes satélites da Seat, a BMW anda a passos largos para ficar com o vice-campeonato entre os construtores, o que é um prêmio de consolação à marca bávara, que decidiu retirar suas equipes de fábrica para a temporada de 2011.

Chevrolet 890
BMW Customer 537
Seat Customer 475
Volvo 154

O time de Franz Engstler, a Engstler Motorsport sai de Tianma com o Troféu Yokohama entre os independentes, desbancando a Proteam, que venceu três dois últimos quatro campeonatos.

Liqui Moly Team Engstler 217
Sunred 148
Proteam 136
Bamboo 108
Zengö-Dension 93
Wiechers-Sport 81
Lukoil Sunred 31
Seat Swiss 30
DeTeam Engstler Motorsport 11
10º Borusan Otomotiv 3

A rodada dupla final do WTCC acontecerá no dia 20 de novembro no tradicional circuito de rua de Macau, um belo lugar para o desfecho do campeonato, dessa vez como preliminar à famosa corrida de Fórmula 3, vencida por muitos nomes famosos que posteriormente acabaram se tornando campeões da Fórmula 1.

No ano passado, Robert Huff ficou com a vitória na primeira corrida, e Norbert Michelisz, que na época pilotava um Seat León TDi, surpreendeu e venceu a segunda prova, e comemorou seu primeiro e único triunfo no WTCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário