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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caterham CT01





A Caterham é a primeira equipe de Fórmula 1 a revelar o modelo com que irá competir na temporada de 2012 da categoria, ainda que o time malaio não tenha mostrado o carro inteiramente para a imprensa, já que disponibilizou em seu site apenas algumas fotos de partes da carenagem.

A "amostra" integral do novo CT01 somente pôde ser vista nas imagens que vazaram ontem na internet, as mesmas que ilustram esse post, e a impressão que se tem é que Mike Gascoyne e Mark Smith desenharam um monstrengo que já foi apelidado de "crocodilo" em razão do grande ressalto que a superfície da parte dianteira faz quando atinge o local da suspensão da frente.

Há também mudanças visíveis na carenagem sobre o cofre do motor, muito em razão da proibição do chamado exhaust blow diffuser, ou difusor soprado do escapamento, o que deu à parte central e traseira do carro linhas mais quadradas em relação ao seu modelo antecessor, já que o próprio escapamento foi trazido para a porção final dos sidepods.

Além da inovação plástica, o novo carro do time conta com o sistema de KERS  advindos da Red Bull Technology, em razão da parceria firmada entre ambos desde o final de 2010, a qual já rendeu ao modelo Lotus T128 usado no ano passado a caixa de câmbio e o motor Renault.

É com esse modelo que o time baseado na Malásia tenta, finalmente, quebrar a barreira dos "TOP 10", e assim conseguir marcar seu primeiro ponto, além de começar a incomodar os times considerados médios ao invés de brigar com as nanicas HRT e Virgin.

Aliás, dos times que estrearam em 2010, a Caterham parece ser aquele que apresenta mais seriedade, e já no ano passado conseguiu terminar as últimas provas da temporada levando apenas uma volta dos líderes.

Felizmente a grande pendenga existente com a Lotus Cars foi devidamente resolvida por meio de um acordo engendrado pelo fabricante britânico, que passou a apoiar a Renault, e Tony Fernandes, que resolveu mudar o nome do seu time em 2012 para Caterham, que também se trata de uma fabricante de carros baseada na Inglaterra, fundada em 1973, cuja origem é vinculada à própria Lotus e a Colin Chapman, e que foi adquirida pelo multimilionário malaio em abril de 2011.

A dupla de pilotos é a mesma desde a criação do time em 2010, mas será que Heikki Kovalainen e Jarno Trulli conseguirão, finalmente, voltar a pontuar, o que não fazem desde 2009?

PS: Em 17 de fevereiro de 2012, sob o argumento de que visava o mercado econômico global, Tony Fernandes anunciou a demissão de Jarno Trulli, que estava na categoria desde 1997, substituindo-o pelo russo Vitaly Petrov, o qual no fim do ano já estava cotado para correr ao lado de Kovalainen, fazendo com que fosse a primeira vez desde 1970 que uma temporada da Fórmula 1 não se iniciava sem ao menos um piloto italiano no grid.

Ficha técnica:


Pilotos 20  Heikki Kovalainen - 21  Vitaly Petrov
Chassi CT01
Caixa de câmbio Red Bull Technology de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios Discos e pastilhas Carbone Industrie ou Hitco e pinças AP
Suspensão Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras, com amortecedores Penske
Peso 640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas BBS de 13 polegadas
Motor Renault RS27-2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes Total

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