The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ferrari F2012






Depois de ter sido obrigada a adiar a festa de lançamento do seu novo modelo em razão da nevasca que caiu ontem na região onde fica a sede da marca, em Maranello, na Itália, a Ferrari conseguiu hoje mostrar ao público e imprensa o F2012.

Ao contrário do que vinha acontecendo nos outros anos, em que os modelos eram, naturalmente, versões atualizadas dos seus antecessores, o time rosso mostrou um carro que parece ter rompido com esse paradigma, algo que certamente tem a ver com a reformulação no departamento técnico da equipe feita em 2011, com a saída de Aldo Costa, que rapidamente encontrou lugar na Mercedes-Benz, e a contratação de Pat Fry, proveniente da rival McLaren.

O que chama mais a atenção é o horripilante degrau no bico, que deve ser a tendência nos chassis da atual temporada, já antecipado pelo Caterham CT01, bem como o nariz achatado e quadrado, o que faz a seção dianteira do F2012 aparente ser um feita de blocos da Lego...


Verifica-se, também, modificação nas laterais, que estão mais altas e apresentam linhas quadradas ao invés das arredondadas existentes nos carros predecessores, com a seção final dos sidepods, para acomodar os canos de escapamento, que lembram vagamente a lateral que a McLaren utilizou no ano passado, sendo este carro também o inspirador para a criação de uma segunda entrada de ar sobre o capô do F2012, ideias que certamente foram trazidas por Pat Fry.

A asa dianteira também contem alterações, com a introdução de suportes maiores e aletas mais longas, deixando-a com uma superfície muito maior, o que certamente dará muito mais aderência às rodas da frente.

O aerofólio traseiro é a única peça que não apresenta mudanças, e a Ferrari, tal qual a McLaren, tratou de esconder o difusor traseiro, como se pode ver pela última das fotos acima.

Depois de uma temporada para esquecer no ano passado, a palavra de ordem no time é "vencer", e com isso voltar a disputar o título que escapou de Fernando Alonso na última prova de 2010.

Por seu turno, Felipe Massa começa o ano bastante pressionado a apagar as críticas ao seu desempenho de 2011, em que seu melhor resultado não passou de mero quinto lugar, sendo o primeiro piloto da Scuderia a não subir ao pódio em uma temporada desde Ivan Capelli em 1992, principalmente porque a imprensa já noticiou que Robert Kubica, que se recupera do seu pavoroso acidente sofrido no início do ano passado, assinou uma carta de intenções com a equipe para 2013 caso o polonês consiga se recuperar bem, algo que muitos duvidam.

Será bastante interessante saber como a Ferrari se sairá frente à McLaren e à Red Bull.

Ficha técnica:


Pilotos
 Fernando Alonso - 6  Felipe Massa
Chassi
F2012
Caixa de câmbio
Longitudinal Ferrari de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios
Brembo, com discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão
Independente do tipo pull-rod de ativação da torção das molas dianteiras e traseiras, com amortecedores Sachs
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
OZ de 13 polegadas
Motor
Ferrari 056, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Shell

Nenhum comentário:

Postar um comentário