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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Force India VJM05





Em Silverstone foi a vez da Force India lançar o carro de 2012, o VJM05, o quinto modelo do time desde que Vijay Mallya adquiriu a estrutura da Spyker, com o qual o time buscará subir ao pódio pela primeira vez.

À primeira vista o carro aparenta bastante elegante, à exceção do horroroso bico com degrau, com laterais altas e compactas, feitas para acomodar o sistema de escapamento conforme manda o regulamento técnico após banir o difusor soprado.

O time também abandonou a entrada de ar para o motor que imitava a solução introduzida pela Mercedes GP a partir a prova em Barcelona em 2010, adotando, desta vez, uma tomada de ar convencional, o que tornou o desenho da carenagem sobre o cofre do motor muito mais bonita.

Em relação ao layout da pintura, o alaranjado tem um predomínio muito maior se compararmos com o carro do ano passado, deixando o cor verde "em segundo plano".

A asa dianteira foi totalmente reformulada e a câmera obrigatória, normalmente colocada na lateral do bico, foi disposta no próprio nariz do carro e certamente trará imagens bastante interessantes, além de fazer com que a frente se assemelhasse a um tubarão-martelo.

Na linha de frente, Vijay Mallya se desfez de Adrian Sutil, que estava com o time desde a época da Midland, em 2006, deixando Paul di Resta, campeão do DTM em 2010, a primeiro piloto, e promovendo Nico Hülkenberg, campeão da GP2 também em 2010, de piloto de testes para a titularidade, contratando Jules Bianchi, o protegido da Ferrari, como terceiro piloto.

A esperança do time é continuar a evolução que teve em 2011, principalmente na segunda metade da temporada, o que fez do ano passado o melhor de sempre da equipe indiana na Fórmula 1, e pretende incomodar as três grandes, além de fazer frente à Mercedes GP.

Ficha técnica:


Pilotos
11  Paul di Resta - 12  Nico Hülkenberg
Chassi
VJM05
Caixa de câmbio
McLaren de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios
Sistema AP Racing com material Brembo
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e pull-rod nas traseiras
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
BBS de 13 polegadas
Motor
Mercedes-Benz FO108Z, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Mobil

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