The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

McLaren MP4-27





No início da semana, era grande o alarde da imprensa britânica, a qual dizia que a McLaren viria para 2012 com um modelo no limite do regulamento técnico, e por conta disso esperava-se que grandes e radicais inovações.

No entanto, no lançamento no MP4-27, pelo menos externamente, não se viu nada de muito diferente no design, a não ser a exclusão da lateral em formato de "L" utilizado no carro do ano passado, e a eliminação da segunda entrada de ar sob o capô.

No mais, houve apenas a adaptação da carenagem sobre o cofre do motor para permitir a colocação dos escapamentos na seção final dos sidepods, a fim de adequar-se às normas que baniram o difusor soprado, dispositivo este que fazia com que os canos de descarga ficassem posicionados sobre a caixa de câmbio e suporte da asa traseira.

Quando ao resto, vê-se que as linhas são basicamente as mesmas do seu predecessor.

O time, porém, na apresentação feita hoje, no McLaren Technology Centre, em Woking, tratou de esconder aquilo que poderá ser objeto de controvérsia dos outros times, o difusor traseiro, em voga desde 2009, quando a Brawn GP apareceu em Melbourne com um duplo, levando-a ao título de pilotos e construtores naquele ano.



A esperança de Jenson Button e Lewis Hamilton é, por óbvio, acabar com o domínio de Sebastian Vettel e da Red Bull, e Martin Whitmarsh, chefe do time, lembrou que podem ainda existir muitos pacotes de atualização do modelo até a corrida inaugural na Austrália, como também aconteceu em 2011, quando o modelo inicial padecia de alguns problemas graves e sofreu modificações durante os chamados testes de inverno.

Pelo terceiro ano consecutivo a equipe mantem sua dupla de pilotos, algo que não acontecia desde a época de David Coulthard e Kimi Räikkönen, que correram juntos para Ron Dennis de 2002 a 2004.

Os campeões de 2008 e 2009 aparentemente se dão bem, e fazem questão de mostrar o entrosamento mútuo à imprensa, e talvez esse seja o segredo da continuidade.

Resta saber, portanto, se a mistura do MP4-27 com a ousadia de Hamilton e fineza de Button será a receita certa em 2012.

O jeito será aguardar os primeiros testes coletivos, que se iniciam na próxima terça-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

Ficha técnica:


Pilotos
 Jenson Button - 4  Lewis Hamilton
Chassi
MP4-27
Caixa de câmbio
McLaren de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios
Akebono, com discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
Enkei de 13 polegadas
Motor
Mercedes-Benz FO108Z, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
ExxonMobil

Nenhum comentário:

Postar um comentário