Essa segunda-feira foi um dia de muitas novidades, já que três times da Fórmula 1 resolveram lançar seus modelos com que irão competir em 2012, sendo a Sauber a primeira delas.
A equipe suíça revelou o C31 (C de Christine, esposa de Peter Sauber, sendo esse o 31º carro construído pela fábrica, contando, inclusive, os modelos de esporte-protótipo) em Jerez de la Frontera, onde amanhã se iniciam os testes coletivos.
Novamente o bico com degrau foi o grande atrativo do carro, que não apresenta outras modificações significativas, a não ser o posicionamento dos escapamentos sobre o cofre do motor, ao contrário dos demais times, que posicionaram os canos de descarga na parte posterior dos sidepods, razão pela qual a seção final da lateral foi rebaixada.
O carro também apresenta uma nova pintura, adotando o cinza metálico na traseira e na frente (talvez tentando "esconder o bico com degrau), um lay out muito mais belo em relação ao seu sucessor.
Como pilotos, Peter decidiu pela continuidade, mantendo o showman japonês Kamui Kobayashi, que parte para o seu terceiro ano na escuderia, e o mexicano Sérgio Pérez que, apesar de carregar uma "bolada" em patrocínios (Telmex, de propriedade de Carlos Slim, que também banca o terceiro piloto do time, Estebán Gutiérrez, e dona das marcas Claro e TelCel, as quais adornam a carenagem do C31), foi muitíssimo bem em 2011, marcando uma boa quantidade de pontos, e se destacando pela capacidade na conservação dos seus pneus.
Para uma equipe que perdeu o apoio de uma grande fábrica, a BMW, há três anos, o que a Sauber conseguiu desde então é digno de aplausos, e o dinheiro mexicano injetado no time baseado em Hinwill em 2011 foi um alento para haja uma evolução que permita que nesta temporada seja possível, ao menos, um retorno ao pódio, uma meta otimista, mas que não pode ser descartada.
Ficha técnica:
Pilotos
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14 Kamui Kobayashi - 15 Sérgio Pérez
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Chassi
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C31
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Caixa de câmbio
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Longitudinal Ferrari de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
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Freios
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Brembo, com discos ventilados de fibra de carbono
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Suspensão
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Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras
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Peso
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640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
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Rodas
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OZ de 13 polegadas
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Motor
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Ferrari 056, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
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Combustível e lubrificantes
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Shell
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