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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Williams FW34





Após o retumbante fracasso em 2011, quando conseguiu meros cinco pontos, contra 69 de 2010, a Williams fez uma total reformulação no time, tratando, primeiramente, de demitir Sam Michael, o diretor técnico, para contratar Mike Coughlan, aquele mesmo que ficou conhecido no escândalo de espionagem em 2007, quando estava na McLaren e foi acusado de utilizar dados sigilosos da Ferrari enviados por Nigel Stepney, chefe dos mecânicos na escuderia italiana.

Depois, necessitando desesperadamente de dinheiro, manteve Pastor Maldonado, que traz polpudas somas proporcionadas por Hugo Chávez, e advindas da PDVSA, a estatal petroleira venezuelana, e trouxe, para o lugar do experiente Rubens Barrichello, Bruno Senna, que também possui um grande cartel de patrocínios, capitaneado por Eike Batista e sua empresa, a OGX, além do seu antigo parceiro desde a época da Fórmula 3 Inglesa, a Embratel.

O novo modelo, lançado hoje, o FW34, porém, não mostra nenhuma solução radical ou revolucionária, pois muito pelo contrário, o que se vê é apenas uma evolução natural em relação ao FW33, com modificações para adaptar o carro ao regulamento técnico de 2012, que exigiu o bico mais baixo (daí o degrau na frente), e a extinção dos difusores soprados, que levaram a realocação dos escapamentos para a lateral.

O time adaptou a inovação trazida no carro do ano passado, com a fixação da suspensão traseira direto no suporte da asa posterior, já que agora é o suporte do aerofólio que está fixado no braço superior da suspensão sobre a caixa de câmbio.

O carro agora está equipado com o fortíssimo motor Renault, campeão com a Red Bull nos últimos dois anos, ao invés dos pouco potentes Cosworth, algo que, por si só, deve trazer um pouco de melhora em relação ao pífio ano de 2011.

Ainda sim é pouco provável que a Williams reviva seus dias de glória, principalmente porque Frank se recusa a ceder parte das ações a montadoras, sendo o último real garagista, aqueles que fizeram a Fórmula 1, que ainda se sustenta nos dias atuais.

Ficha técnica:


Pilotos
18  Pastor Maldonado - 19  Bruno Senna
Chassi
FW34
Caixa de câmbio
Williams F1 de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial eletro-hidráulico
Freios
AP, com discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão
Em fibra de carbono, independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
Rays de 13 polegadas
Motor
Renault R27-2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Total

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