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sábado, 24 de março de 2012

Hamilton faz a segunda pole consecutiva


Com uma semana de espaço para que as equipes empacotassem seus equipamentos e os transportasse de Melbourne a Kuala Lumpur, não havia tempo para que houvesse nos carros qualquer modificação ou qualquer outro elemento novo que pudesse modificar a relação de forças, e como era previsto, o que se viu em Sepang foi praticamente o mesmo em relação àquilo que se constatou em Albert Park.

A McLaren reafirma sua grande forma e conquista, pela segunda vez consecutiva, a primeira fila inteira, cabendo a Lewis Hamilton, que danificou seu carro nos treinos livres do sábado pela manhã ao sair da pista, repetir a pole position, mostrando que é, realmente, o mais rápido dentro do time, ainda que esse característica não seja suficiente para se impor frente ao seu colega de escuderia.

Percebe-se, também que as rivais estão um pouco mais próximas do que na Austrália, já que a diferença entre o tempo da pole e o tempo do oitavo colocado, Nico Rosberg, ficou na casa dos quatro décimos de segundo, o que pode ser indício de um boa corrida amanhã.

Aparentando estar totalmente confortável no cockpit do W03, que provavelmente foi desenhado para as características dele, Michael Schumacher, que já havia feito na Austrália o seu melhor treino de qualificação desde que retornou, foi ainda melhor conquistando um importante terceiro lugar e, o mais importante, deixando seu companheiro na Mercedes bem atrás, invertendo o quadro que foi constante em 2010 e 2011.

Sabedor que não tinha carro para brigar pela pole, Sebastian Vettel partiu para o lado da estratégia e foi o único no Q3 a fazer sua volta voadora calçado com o jogo de pneus duros, com o qual será obrigado a largar na prova. Ainda sim, foi apenas 415 milésimos mais lento que Hamilton e certamente está no páreo para retomar o caminho da vitória.

Com o quinto lugar de Räikkönen e o sétimo de Grosjean, a Lotus reafirma o potencial do E20 nesse início de temporada. O finlandês, que marcou exatamente o mesmo tempo de Mark Webber na última parte da classificação, ponderou ao final do treino que tinha condições de fazer um tempo para brigar pela primeira posição, mas terá de partir mais detrás, já que foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por ter substituído a caixa de câmbio. Já o franco-suíço torce para não ser atingido dessa vez e assim tenha chances de marcar seus primeiros pontos da carreira.

Apesar de ter ficado mais à frente na classificação, não se deixe enganar pela situação da Ferrari, pois não vejo nenhum tipo de melhora. O time chegou à Q3 com Fernando Alonso, mas certamente teria o mesmo resultado em Melbourne se o espanhol não tivesse errado e rodado na Q2 há uma semana. Já Felipe Massa novamente sofreu para sair da Q1, e só conseguiu após equipar seu carro com os pneus option, ainda que aparentemente esteja mais próximo de seu colega de equipe, diminuindo a "luneta" que vem tomando de Alonso.

A Williams e a Toro Rosso foram as equipes que não conseguiram em Sepang o mesmo resultado obtido nos treinos na etapa anterior, já que não colocaram nenhum dos seus carros na Q3, sendo que o time italiano foi nocauteado ainda na Q1 com Jean-Éric Vergne, que estranhamente não colocou os pneus option para uma derradeira tentativa de se livrar da degola prematura.

É bom ver novamente o grid de largada formado por todos os 24 carros, já que os pilotos da HRT conseguiram ficar dentro da "regra dos 107%", mostrando que o resultado na Austrália se deveram, em grande parte, pela ausência completa de testes com o F112, lançado após o último treino de pré-temporada.

Além de Räikkönen, outro que perderá cinco posições é o também finlandês Heikki Kovalainen, em uma punição retroativa recebida na Austrália, quando ultrapassou dois carros antes da relargada em razão do safety car, fazendo com que o piloto da Caterham parta da última posição da grelha de largada.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min37s8131min37s1061min36s219
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min37s5751min36s9281min36s368
Michael Schumacher (ALE)Mercedes1min37s5171min37s0171min36s391
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault1min37s1721min37s3751min36s461
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault1min37s9611min36s7151min36s461
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault1min38s1021min37s4191min36s634
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min38s0581min37s3381min36s658
Nico Rosberg (ALE)Mercedes1min37s6961min36s9961min36s664
Fernando Alonso (ESP)Ferrari1min38s1511min37s3791min37s566
10ºSérgio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari1min37s9331min37s4771min37s698
11ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renault1min37s7891min37s589
12ºFelipe Massa (BRA)Ferrari1min38s4371min37s731
13ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault1min38s4371min37s841
14ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz1min38s3251min37s877
15ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min38s4191min37s883
16ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz1min38s3031min37s890
17ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari1min38s3721min38s069
18ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari1min39s077
19ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renault1min39s306
20ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min39s567
21ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min40s903
22ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min41s250
23º Pedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min42s914
24 Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min43s655
107% (tempo de corte)1min43s974

Essa é a grande chance que Hamilton tem de se redimir do terceiro lugar em Melbourne após ter largado também da pole position. Na oportunidade, a equipe acusou um problema de embreagem, que atrasou o campeão de 2008 ao apagar das luzes vermelhas, permitindo que Button contornasse a primeira curva na liderança.

A reta até a primeira curva é bastante longa, o que propicia a possibilidade de uma grande alteração nas posições em relação à colocação original do grid. No ano passado, por exemplo, Heidfeld, então na Renault apareceu na saída da primeira sequência de curvas no segundo posto apesar de ter largado de sexto.

Novamente a chave para o bom resultado é o gerenciamento dos pneus, e se depender disso, Jenson Button já começa a corrida com um pé na frente graças à sua suavidade ao volante. Resta saber se Hamilton conseguirá resistir ao ímpeto de sair desembestado, levando ao desgaste de pneus mais acentuado.

Não se deve descartar, como eu disse, a vitória de Sebastian Vettel, e a escolha estratégica de usar os pneus prime no primeiro stint pode lhe valer um grande trunfo no final da prova.

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