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segunda-feira, 5 de março de 2012

HRT F112




A equipe com o menor orçamento da Fórmula 1 foi a última a apresentar as suas armas para a temporada de 2012, e tal qual a Marussia embarca para Melbourne sem um teste sequer com o F112, a não ser o shakedown feito hoje em Barcelona, e algumas voltas que o carro deverá fazer promocionalmente.

Entretanto, o time espanhol parece estar acostumado ir para a primeira etapa do campeonato com o carro "cru", pois em 2010 a equipe fez o shakedown do F110 em Sakhir, pista barenita, em em 2011 o F111 também foi o último modelo a ser revelado ao público, andando pela primeira vez em Albert Park.

Pelo terceiro ano consecutivo a pintura da equipe foi reformulada, passando do cinza escuro em 2010 para o branco e vermelho no ano passado, e agora apresenta um lay out muito bonito, com o branco predominando sobre faixas em vinho e dourado, lembrando muito a Force India em seu ano de estreia, em 2008.

O desenho do carro também foi modificado, com aparentes alterações na parte traseira, como nos sidepods, capô do motor (que está mais baixo e esguio) e asa traseira. Já a parte dianteira optou-se pela continuidade, com o bico muito semelhante aos antecessores, com exceção do leve degrau (em que pese o fato do HRT F111 ter o nariz mais baixo entre todos os modelos de 2011), que vem sendo a tendência das equipes, com exceção da McLaren e Virgin, e que conta com uma pequena entrada de ar na ponta, havendo a abolição de um pequeno difusor na asa dianteira.

A parceria técnica com a Williams continua a todo o vapor, já que o time de Grove, apesar de ter mudado os seus motores de Cosworth para Renault em 2012, fornece para a Hispania a caixa de câmbio, bem como seu sistema de KERS, que será utilizado pela primera vez pela escuderia espanhola.

Em meados de 2011, a Hispania foi vendida por José Ramón Carabante (que havia comprado o time de Adrián Campos no início de 2010, antes mesmo da estreia dela na Fórmula 1) para o grupo Thesan Capital, injetando preciosos recursos para a sobrevivência da equipe que, no mês passado, anunciou a mudança da sua sede para o compexo denominado La Caja Mágica, em Madri.

Ainda em 2011, o grupo proprietário da HRT também promoveu mudanças na direção da equipe, com a contratação do espanhol Luis Pérez Sala (piloto da Minardi em 1988 e 1989, e que chegou a correr ao lado de Adrián Campos na escuderia de Faenza) para o lugar do "não tão bem quisto" Colin Kolles.

Na linha de pilotos, o veterano Pedro de la Rosa, que vinha atuando como piloto de testes da McLaren, e que chegou a correr algumas provas pela Sauber em 2010 e 2011, assinou com o time um contrato de dois anos, e terá ao seu lado o indiano Narain Karthikeyan, o último piloto a ser confirmado para a temporada de 2012, retornando ao posto de titular da HRT depois de perder o cockpit na segunda metade do ano passado em razão do dinheiro da Red Bull, que desejava dar ao jovem Daniel Ricciardo experiência em corrida.

As diversas mudanças, no entanto, não farão com que o time passe a ser competitivo nesta temporada. Pontuar certamente será apenas por milagre, já a realidade da HRT é mesmo brigar com a Virgin para escapar da pecha de "pior equipe da Fórmula 1", algo que a equipe espanhola conseguiu evitar nos dois últimos campeonatos.

Ficha técnica:


Pilotos
22   Pedro de la Rosa - 23    Narain Karthikeyan
Chassi
F112
Caixa de câmbio
Williams F1 de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial eletro-hidráulico
Freios
Discos ventilados e pinças em fibra de carbono AP
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras, com amortecedores Penske
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
BBS de 13 polegadas
Motor
Cosworth CA2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
British Petroleum - BP

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