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domingo, 11 de março de 2012

Rally do México


O México foi o palco da terceira etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rally da FIA, que aconteceu neste fim de semana em piso inteiramente de cascalho em solo rochoso, em um total de 24 estágios cronometrados, com um na quinta feira (um percurso de apenas 1,05 quilômetros em pleno centro da cidade de Guanajuato, em antigas ruas de paralelepípedos), onze na sexta-feira, oito no sábado e quatro no domingo, totalizando 407,87 quilômetros de competição, ou 1.174,76 quilômetros contando com os trechos de ligação.

A etapa esteve baseada na cidade de León, a cerca de 390 quilômetros a noroeste da Cidade do México, e colocou novamente à prova os pilotos e carros ao extremo calor e a queda de potência dos motores em cerca de 20% como resultado do ar rarefeito da altitude, cerca de 2.200 metros acima do nível do mar.

A grande novidade foi o retorno da equipe Monster à competição, capitaneada pelo stuntman Ken Block, e que veio para o México com um segundo Ford Fiesta, entregue para o australiano Chris Atkinson, fora do WRC desde 2009, quando fez o Rally da Irlanda pela Citroën Junior, tendo participado da sua temporada completa em 2008, como piloto oficial da Subaru. 

Sébastien Loeb, com a sorte de campeão, foi o único dos ponteiros a não sofrer nenhum tipo de problema em todos os quatro dias de competição, razão pela qual conseguiu sagrar-se vencedor do evento pela sexta vez consecutiva.

Aliás, foi Mikko Hirvonen, colega de time de Loeb na Citroën, o único a imprimir um pouco de pressão sobre o octacampeão, o qual, por sua vez, foi obrigado a forçar o ritmo nos primeiros estágios da manhã do sábado até que o finlandês foi, pouco a pouco, ficando para trás, chegando a sofrer um pneu furado à tarde, momento a partir do qual passou a administrar a dobradinha da marca francesa, a primeira do ano.

O único concorrente realmente capaz de bater os Citroën era Jari-Matti Latvala, que começou o rally na frente, mas teve uma série de revezes nos três dias de competição.

Ainda na sexta-feira, Latvala caiu da ponta para a oitava colocação após acertar uma pedra e arrebtentar sua suspensão na SS5. Isso fez com que o jovem finlandês iniciasse uma recuperação impressionante até o terceiro lugar, já a ponto de desafiar seu antigo companheiro de equipe na Ford até que, na SS15, já no sábado, novamente acertou pedras na estrada, destruindo o pneu do seu Fiesta, deixando-o a mais de 1 minuto e meio da vice-liderança e acabando com o esforço do desafortunado piloto.

Quando tudo parecia certo para mais um pódio, Latvala capotou na SS22, girando por duas vezes, e explicou posteriormente que se distraiu com o acidente de Evgeny Novikov à frente. O finlandês conseguiu terminar o estágio com sete minutos de atraso, já que teve de trocar um pneu furado, mas foi obrigado a abandonar devido aos extensos danos em seu carro.

O último posto do pódio, então, caiu no colo de Petter Solberg, que foi discreto em todo fim de semana, não conseguindo andar no ritmo de seu colega de time na Ford e ainda perdeu cerca de um minuto para trocar um pneu na SS2.

Depois de um grande resultado em seu primeiro rally do ano, quando ficou na terceira colocação na neve da Suécia, Mads Ostberg, que em 2012 corre por time privado, fez novamente um grande papel, agora no México, conquistando um excelente quarto lugar depois de brigar com Solberg durante todo o fim de semana.

O estoniano Ott Tänak, um dos pilotos que substituíram Ostberg na M-Sport, equipe satélite da Ford, conseguiu o quinto lugar, o seu melhor resultado na carreira.

O príncipe catari Nasser Al-Attiyah, vencedor do Rally Dakar em 2011 e campeão do WRC na categoria produção em 2006, também conseguiu no México o seu melhor resultado na carreira, o sexto lugar, em terreno bem semelhante ao encontrado na Argentina e Chile quando venceu o Dakar, e já se mostra mais à vontade à bordo do seu Citroën DS3, vencendo, pela primeira vez, uma especial, a SS11, de apenas 2,21 quilômetros. Certamente será novamente notícia na atual temporada.

O português Armindo Araújo, em seu primeiro evento do ano com a equipe WRC Team Mini Portugal, tendo como colega de time o brasileiro Paulo Nobre, foi outro que superou as expectativas e saiu do México com o seu melhor rally da carreira com o sétimo lugar, pontuando pela segunda vez em 2012.

E Sébastien Ogier, depois de "bater na trave" em Monte Carlo, finalmente foi capaz de pontuar pela primeira vez no ano com seu Skoda Fabia S2000 em preparação pelo time oficial da Volkswagen, que conta com a ajuda da lenda Carlos Sainz, para a chegada do Polo. O francês, aliás, foi o primeiro em 2012 a marcar pontos com um carro da categoria S2000.

Depois de um início complicado, atrasando sua largada para o primeiro estágio da sexta-feira em dois minutos em razão dos reparos em seu carro, que acertou o muro dentro do túnel na SS1 na noite anterior, e com dois pneus furados, um na sexta e outro no domingo, Ken Block conseguiu voltar à zona de pontuação com seu Ford da Monster.

O colega de time de Block, Chris Atkinson, vinha fazendo uma grande competição, figurando nos pontos desde o início até sofrer no sábado uma falha nos freios do seu carro na SS16, levando-o a um acidente. O australiano voltou para competir no domingo, mas abandonou na SS22, quando teve uma quebra de suspensão.

Para a alegria da torcida local, o mexicano Ricardo Triviño, que fazia seu primeiro rally em quatro anos, ainda que não tenha sido capaz de igualar seu melhor resultado, um oitavo posto, também no México, em 2008, conseguiu chegar aos pontos com a décima posição.

Quem passou por um drama foi o russo Evgeny Novikov, que brigava com Tänak pela sexta posição até que, na SS20, se chocou com uma pedra colocada na pista por espectadores. A pancada foi tão forte que uma das rodas do seu Ford Fiesta foi arrancada. Posteriormente, no domingo, o russo sofreu um novo acidente e abandonou a competição.

A única dupla brasileira no evento, Paulo Nobre, conhecido como "Palmeirinha", e Edu Paula não conseguiram chegar ao final da etapa. Ainda na sexta-feira, o Mini capotou na SS5 quando escorregou em uma curva para a direita, caiu numa vala para depois subir em um barranco e virou ao contrário. No sábado, durante a SS14, mais um acidente quando Nobre cortou uma curva que não deveria, acertando um buraco, o que levou à quebra da suspensão dianteira. No domingo, outro acidente, dessa vez na SS23, a penúltima do evento, que novamente causou danos à suspensão dianteira, levando a dupla tupiniquim ao abandono.

No power stage, Petter Solberg foi o mais rápido e ficou com os três pontos extras ao fazer o tempo de 3min11s4. Sébastien Loeb foi o segundo, garantindo mais dois tentos, marcando o tempo de 3min12s9. Mads Ostberg foi o terceiro, com o tempo de 3min14s1, ficando com o último ponto de bonificação.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally do México:

Sebastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Petter Solberg (NOR) Ford Fiesta
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Ott Tänak (EST) Ford Fiesta
Nasser Al-Attiyah (CAT) Citroën DS3 (privado)
Armindo Araújo (POR) Mini Cooper (privado)
Sébastien Ogier (FRA) Skoda Fabia S2000
Ken Block (EUA) Ford Fiesta (privado)
10º Ricardo Triviño (MEX) Ford Fiesta (privado)

Sébastien Loeb começa a disparar na ponta, deixando o seu mais forte rival, Latvala, com quarenta pontos de atraso após o segundo abandono do finlandês em três rallies em 2012.

 Sébastien Loeb 66
 Mikko Hirvonen
50
 Petter Solberg
47
 Mads Ostberg 28
 Jari-Matti Latvala
26
 Evgeny Novikov
21
 Daniel Sordo
18
 Ott Tänak 14
 Nasser Al-Attiyah
8
10º  François Delecour
8
11º  Armindo Araújo
7
12º  Henning Solberg
6
13º
 Pierre Campana
6
14º  Sébastien Ogier
4
15º  Patrik Sandell
4
16º  Martin Prokop
4
17º  Ken Block
2
18º  Eyvind Brynildsen
1
19º  Ricardo Triviño
1

Com os infortúnios de Latvala, a Citroën capitaliza e também abre frente confortável na tabela dos construtores.

 Citroën WRT 108
 Ford WRT 70
 M-Sport WRT 38
 Mini WRC Team 26
 Qatar Citroën 16
 Adapta WRT 12
 Citroën Junior WRT 6

A próxima etapa do WRC, o Rally de Portugal, acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril, também em piso de cascalho, e que nos últimos dois anos foi vencido pelo francês Sébastien Ogier, que certamente não será capaz de repetir o feito em 2012 com um carro da categoria S2000.

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