The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 28 de abril de 2012

GP2 - Round 3 - Sakhir - Leg 2


Na sprint race da segunda rodada dupla do Bahrein, pela terceiro evento da GP2, que aconteceu hoje pela manhã, os pilotos deixaram de lado a usual cautela, comum nas provas curtas, e fizeram uma bela apresentação, com disputas de tirar o fôlego até o último instante.

Largando da pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados da feature race, Tom Dillmann conseguiu manter a ponta, abrindo distância confortável para aqueles que vinham atrás, vantagem essa que foi de primordial importância ao final da prova.

Nas derradeiras voltas, o carro da Rapax acusou o desgaste dos pneus e permitiu a aproximação de Luiz Razia, iniciando um duelo interessantíssimo que se esticou até a bandeirada final, com o francês conseguindo suplantar a forte pressão do brasileiro para vencer pela primeira vez na categoria, liderando de ponta-a-ponta.

Não há como negar que Dillmann foi perfeito e realmente não cometeu um só erro na defesa de posição, mas restou claro que ele não aguentaria nem mais uma volta na liderança.

Por sua vez, Luiz Razia fez novamente uma boa prova, mostrando regularidade nesse início de temporada, algo que poderá ser vital na "reta final".

Largando do quinto lugar, o baiano aparecia em terceiro ao final da primeira volta. Dois giros depois, ele passou Ericsson por fora na curva 1, manobra que foi antecedida de uma pequena disputa que durava desde as curvas iniciais, situação que permitiu a Dillmann escapar na frente e abrir uma diferença de cerca de quatro segundos.

O piloto da Arden, então, iniciou o processo de poupar seus pneus, preparando um ataque para o final, estratégia que foi seguida a risca e deu certo, chegando a tirar cerca de um segundo por volta.

Razia, porém, não foi hábil em superar Dillmann, deixando escapar a maior chance na volta final, quando escalou a zebra interna na curva 3. Com isso, o brasileiro perdeu velocidade e ficou impedido de uma investida decisiva na freada para a curva 4, um gancho, razão pela qual teve de se contentar com o segundo lugar.

Ainda sim Razia ficou com os dois pontos extras pela melhor volta ao fazer o tempo de 1min46s569, à média de 182,822 km/h, já que o autor do verdadeiro giro mais rápido, Jolyon Palmer, que cronometrou o tempo de 1min46s064, com média de 183,692 km/h, não terminou a corrida entre os dez primeiros como manda o regulamento desportivo.

Depois de mais uma punição, que foi contestada por todos no paddock, relegando-o à 11ª posição na corrida anterior, Felipe Nasr fez uma prova conservadora, ganhando algumas posições na largada devido a um enrosco entre Gutiérrez e Van der Garde, levando este último a uma rodada, gerando o caos na primeira curva.

Em sétimo lugar, o piloto brasiliense comboiou por várias voltas seu companheiro de equipe, o italiano Davide Valsecchi, sem conseguir ultrapassá-lo, vindo a ganhar a sexta posição de Marcus Ericsson na 11ª passagem quando o sueco se debatia com a asa dianteira danificada devido a um choque com o isopor de sinalização, que se se encontrava no meio da pista na entrada da curva 14 ao ser atingido por Stéphane Richelmi.

Após superar Ericsson, Nasr aparentava não ter carro para atacar e passar o indonésio Rio Haryanto, tendo, desta forma, que conformar com o sexto posto, deixando o Bahrein com frustrantes nove pontos em quatro provas.

Soberano em Sakhir, vencendo até então todas as provas dessa temporada na pista barenita, Davide Valsecchi não conseguiu quebrar o recorde de Lewis Hamilton, Nelson Ângelo Piquet e Nico Hülkenberg, que também ganharam por três vezes consecutivas na categoria.

O italiano, que ganhou três posições na largada, teve um começo de prova um pouco sonolento, chegando a ser ultrapassado por Gutiérrez no início da quinta volta, mas tudo não passava da velha estratégia de poupar pneus em uma prova sem a obrigatoriedade de pit stops.

A partir da nona volta, Valsecchi começou a escalar o pelotão, superando Ericsson, Haryanto e Gutiérrez, sendo a ultrapassagem por este último precedida de um grande duelo.

Apesar de figurar na terceira posição a seis voltas do final, o fato é que o piloto da DAMS perdeu tempo demais em se livrar dos concorrentes, sendo incapaz de tirar a desvantagem de cerca de nove segundos que tinha da liderança a seis voltas do fim, mas ainda sim se aproveitou da briga entre Dillmann e Razia para cruzar a linha de chegada a pouco menos de quatro segundos dois dois, mas sem conseguir mais do que ficar com a última vaga do pódio.

Marcaram pontos na segunda bateria em Sakhir:

Tom Dillmann (FRA)Rapax
Luiz Razia (BRA)Arden
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Rio Haryanto (IDN)Carlin
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering

Com o segundo lugar e os pontos de bonificação na sprint race, Luiz Razia conseguiu livrar quatro pontos de Valsecchi, porém a liderança do italiano continua inabalável, pois possui 24 tentos de vantagem.

Esses dois pilotos se destacam na frente nessas três rodadas iniciais em terreno asiático, já que Gutiérrez, o terceiro colocado, está a 29 pontos de Razia.

 Davide Valsecchi 107
 Luiz Razia 83
 Esteban Gutiérrez 54
 Max Chilton45
 Fabio Leimer 41
 James Calado39
 Giedo van der Garde31
 Felipe Nasr28
 Tom Dillmann
27
10º
 Rio Haryanto
16
11º Stefano Coletti 10
12º Marcus Ericsson8
13º Fabio Onidi 4
14º Jolyon Palmer 2
15º Johnny Cecotto2
16º Nathanaël Berthon 1
17º
 Fabrizio Crestani
1
18º
 Simon Trummer
1
19º Brendon Hartley1

Como nova apresentação desastrosa de Calado, a Lotus ART patina e se vê perdendo ainda mais terreno para a DAMS, que aparenta seguir tranquila para o seu primeiro título no campeonato dos times.

 DAMS
135
 Lotus ART 93
 Arden
84
 Carlin61
 Racing Engineering42
 Caterham 31
 Rapax27
 Coloni14
 iSport10
10º Barwa Addax2
11º Ocean Racing1
12º Lazarus1

A GP2, tal qual a Fórmula 1, inicia daqui a duas semanas a sua fase europeia, quando fará parte do programa do GP da Espanha da categoria principal.

No ano passado, Charles Pic, hoje na Marussia, venceu a feature race em Barcelona, enquanto que Fabio Leimer ficou com o primeiro lugar na sprint race.

Nenhum comentário:

Postar um comentário