Contra todos os prognósticos, quem diria, Sebastian Vettel conseguiu retornar ao lugar que muito frequentou na temporada de 2011, batendo, pela primeira vez no ano, os carros equipados com motores Mercedes-Benz em treinos de qualificações.
Após os frustrantes desempenhos nas provas anteriores, que culminaram na eliminação prematura do atual bicampeão durante a Q2 na China, a Red Bull, sem uma aparente e razoável explicação, ante à ausência de instalação de novas peças ou atualizações, foi capaz de mostrar surpreendente competitividade em Sakhir.
Sebastian Vettel se aproveitou muito bem dessa situação e, tido como zebra, fez a sua primeira pole position da temporada, classificando-se à frente de Mark Webber, seu colega de time, também pela primeira vez na temporada, já que até então o alemão tinha o placar de 3 x 0 em seu desfavor.
O australiano, aliás, comprova a boa fase do time austríaco ao ficar com o terceiro posto no grid de largada em uma classificação bastante disputada, já que teve todos os carros que foram à Q2, à exceção de Maldonado, que sequer foi para a pista na segunda parte do treino, e de Kovalainen, por razões óbvias, dentro de um intervalo de apenas oito décimos de segundo.
Esse mesmo quadro renhido também foi visto durante a Q3, em que os sete primeiros colocados ficaram distantes entre si a uma média de cerca de apenas um décimo de segundo, tendo como maior surpresa o desempenho de Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, que se classificou em sexto lugar a pouco menos de meio segundo de Sebastian Vettel, também contra todos as previsões devido ao pobre andamento na China.
A McLaren novamente não conseguiu repetir a superioridade das duas primeiras provas da temporada, na Austrália e Malásia, mas ainda sim ficou com o segundo posto de Hamilton, a apenas 98 milésimos do tempo da pole, e a quarta colocação de Button, forçando um posicionamento de Red Bull-McLaren-Red Bull-McLaren nas duas primeiras filas.
Depois de conquistar a pole e vencer pela primeira vez em Jiading e, principalmente, por terem terminado com o melhor tempo na sexta-feira e no treino livre de sábado em Sakhir, Rosberg e Mercedes não confirmaram na qualificação o favoritismo que lhes eram depositados.
O desapontamento, claro, ficou para Michael Schumacher, que foi nocauteado ainda na Q1, talvez por soberba do time, ao não mandar o multicampeão à pista novamente nos momentos finais da primeira parte do treino, quando todos baixavam seus tempos, para economizar um jogo de pneus macios, ainda que a justificativa dada à imprensa foi de que seu carro teve problemas no DRS.
O problema de Schumacher abriu a chance para que Heikki Kovalainen, a bordo de um horroroso Caterham, conseguisse chegar à Q2 depois de fazer um tempo excepcional ao final da Q1, batendo o seu colega de time, o russo Vitaly Petrov, em quase um segundo.
Quando à Ferrari não há muito à dizer senão o que já vem sendo dito por todos. Fernando Alonso parece ser o único piloto do time, fazendo milagres a bordo do péssimo F2012, enquanto que Felipe Massa, independente do que faça, não consegue chegar à última parte do treino, o que tornará a tarefa de, finalmente, marcar pontos pela primeira vez no ano, e se livrar das fortes críticas que vem sofrendo da imprensa italiana, bastante complicada.
Já a Williams precisa evoluir em termos de desempenho nos treinos de qualificação se quiser alçar voos mais altos, já que o andamento em corrida dos FW34 é comprovadamente eficiente.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min34s308 | 1min33s527 | 1min32s422 |
2º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min34s813 | 1min33s209 | 1min32s520 |
3º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min34s015 | 1min33s311 | 1min32s637 |
4º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min34s792 | 1min33s416 | 1min32s711 |
5º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min34s588 | 1min33s219 | 1min32s821 |
6º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min33s988 | 1min33s556 | 1min32s912 |
7º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min34s041 | 1min33s246 | 1min33s008 |
8º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min33s814 | 1min33s660 | 1min33s394 |
9º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min34s760 | 1min33s403 | sem tempo |
10º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min34s624 | 1min33s510 | sem tempo |
11º | Kimi Räikkonen (FIN) | Lotus/Renault | 1min34s552 | 1min33s789 | |
12º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min34s131 | 1min33s806 | |
13º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min34s601 | 1min33s807 | |
14º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min34s372 | 1min33s912 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min34s466 | 1min34s017 | |
16º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min34s852 | 1min36s132 | |
17º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min34s639 | sem tempo | |
18º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min34s865 | ||
19º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min35s014 | ||
20º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min35s823 | ||
21º | Charles Pic (BEL) | Marussia/Cosworth | 1min37s683 | ||
22º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min37s883 | ||
23º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min37s905 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min38s314 | ||
107% (tempo de corte) | 1min40s380 |
A chave para um bom desempenho na prova novamente girará em todo do gerenciamento dos pneus, principalmente porque os compostos macios aparentam ter uma durabilidade bastante restrita na combinação do abrasivo asfalto de Sakhir e o forte calor seco do deserto onde está localizado o circuito.
A dupla da Red Bull está bastante confiante para a corrida, principalmente porque mostrou nas três etapas anteriores que o ritmo de prova dos RB8 costuma ser bem superior àquilo que o modelo costuma exibir em classificação.
Se considerarmos a grande competitividade vista no treino de qualificação, é capaz de termos novamente uma prova recheada de brigas, tal qual se viu em Jiading, e é igualmente grande a chance de termos um quarto piloto e um quarto carro diferentes vencendo na temporada.
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