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domingo, 1 de abril de 2012

WTCC - Round 2 - Valência


Hoje pela manhã aconteceu a segunda etapa do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, no Circuito da Comunidade Valenciana Ricardo Tormo, na Espanha, etapa tradicional do certame da categoria e que normalmente acontecia em pleno auge do verão europeu, mas que em 2012 foi reposicionada para o início da temporada.

A exceção da ausência de Rickard Rydell, piloto que participou da prova de Monza apenas como convidado da Chevrolet, a lista de inscritos para a segunda rodada dupla não teve nenhuma novidade, o que é raro.

Mesmo com quarenta quilos de lastro em razão do domínio nos dois últimos anos, bem como pelo resultado na Itália, os Chevrolet Cruze novamente ditaram o ritmo, iniciando o fim de semana com a pole position de Yvan Muller, que marcou o tempo de 1min42s228, com média de 141,037 km/h, cerca de quatro décimos mais rápido que em 2011, e ficou com os cinco pontos extras. 

Para "quebrar" um pouco a hegemonia da marca da gravatinha, Tarquini, que já havia surpreendido na classificação em Monza, ficou com o segundo posto e quatro pontos extras. Tom Coronel, com seu BMW, alcançou o terceiro lugar e três pontos de bonificação, deixando os demais Chevrolets de fábrica um pouco mais para trás, já que Huff apenas conseguiu o quinto tempo, com um ponto extra, e Menu o nono.

Como era de se esperar, Yvan Muller disparou na frente após confirmar a liderança na primeira curva, não dando chances a ninguém. O francês logo estabeleceu uma vantagem confortável e passou a administrar a corrida, vencendo de forma fácil pela terceira vez consecutiva.

A grande disputa que animou a prova foi aquela travada pelo segundo posto, entre Tarquini e Coronel, com muitos toques e esbarrões que, inclusive, levou holandês a ser advertido com a bandeira preta e branca por conduta antidesportiva a quatro voltas do fim. O experiente italiano, no entanto, não cedeu, ficando com o segundo posto, deixando Coronel com o último degrau do pódio.

Mais atrás, Huff e Menu tiveram de fazer provas de recuperação, tentando minimizar o prejuízo em relação a Muller.

O britânico conseguiu ganhar a posição de Pepe Oriola, mas não teve condições de alcançar a briga pelo pódio, terminando a prova numa discreta quarta colocação.

Já o suíço teve um pouco mais de trabalho, ganhando a posição de Engstler na largada. Depois, foi beneficiado por um erro de Dudukalo para colocar por dentro e ganhar a sétima posição. Na segunda volta, Menu passou Michelisz e três giros depois superou Oriola, mas também não teve forças para desafiar Robert Huff, ou mesmo uma vaga no pódio.

Esse começo de temporada também confirma a falta de sorte do russo Aleksei Dudukalo, que mais uma vez rondou a zona de pontuação, mas acabou abandonando, dessa vez com um problema de suspensão.

Entre os independentes, Pepe Oriola consegue a segunda vitória no ano. Norbert Michelisz ficou com o segundo lugar e Franz Engstler acabou no terceiro posto.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
10º Darryl O'Young (CHI) Seat León WTCC 1.6T (i)

A segunda prova, que teve o italiano Stefano D'Aste largando da pole position em razão da inversão da classificação da Q2, foi um pouco mais animada, com  alguns lances polêmicos, ainda que, apesar de todo o ocorrido, a vitória tenha ficado, mais uma vez, com um dos Chevrolet Cruze de fábrica.

Dessa vez, no entanto, a supremacia da Muller foi posta de lado, já que o primeiro lugar ficou para Alain Menu, que se recuperou de uma largada ruim do segundo lugar, que o fez cair para terceiro, retornando ao segundo posto ainda na primeira volta quando se livrou de Engstler.

Depois iniciou-se uma grande batalha entre o piloto da Chevrolet e Stefano D'Aste. Na sexta volta, Menu conseguiu passar o italiano após empurrá-lona curva que antecede a reta oposta com um toque na porta do BMW, mas acabou devolvendo a posição para evitar uma punição.

A liderança de D'Aste não foi muito além. Logo no giro seguinte, Menu se aproveitou de um erro de D'Aste, que "espalhou" demais na saída da curva 1, para colocar seu Chevrolet por dentro e superar o italiano na freada da curva 2.

A vitória, porém, não estava garantida, já que a quatro voltas do fim, Alain Menu, Stefano D'Aste, Franz Engstler e outros pilotos escaparam na curva 13 em razão da existência de óleo na pista.

Tom Coronel, que estava na quarta colocação, em uma manobra oportunista, passou Engstler e D'Aste para chegar ao segundo posto, quando então passou a pressionar Menu em uma briga que levou a um toque entre ambos na última volta e quase tirou a vitória do suíço. O piloto da Chevrolet chegou a passear na grama na reta oposta antes de se recuperar com uma bela demonstração de controle do carro.

O piloto da BMW, por sua vez, acabou se atrasando, tendo de fazer uma defesa final para assegurar o segundo posto de Stefano D'Aste, o qual conseguiu chegar ao pódio pela primeira vez em sete anos.

Largando mais atrás, Muller, que chegou a lutar com Huff pela sexta posição, acabou perdendo o sétimo lugar para Pepe Oriola, pois foi um dos que escorregou no óleo na nona volta, tendo de se contentar com a oitava colocação.

Pelos independentes, Stefano D'Aste também consegue sua segunda vitória na temporada. Norbert Michelisz ficou com o segundo posto após conseguir passar o veterano Engstler, que ficou com o terceiro lugar.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Stefano D'Aste (ITA) BMW 320 TC (i)
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
10º Mehdi Bennani (MAR) BMW 320 TC (i)

Com três vitórias em quatro provas, Yvan Muller mantem a liderança com confortáveis 27 pontos de vantagem para o segundo colocado, Alain Menu, também piloto da equipe oficial de fábrica da Chevrolet.

Robert Huff, com um desempenho ruim em Valência, caiu do segundo para o quarto posto, sendo superado por Tom Coronel, que fez dois pódios na etapa espanhola.

 Yvan Muller88
 Alain Menu 61
 Tom Coronel 58
 Robert Huff 57
 Gabriele Tarquini 44
 Stefano D'Aste 25
 Norbert Michelisz  24
 Pepe Oriola 24
 Franz Engstler 22
10º  Rickard Rydell 14
11º  Alex MacDowall 10
12º  Alberto Cerqui 3
13º  Tiago Monteiro 2
14º  Darryl O'Young 1
15º  Mehdi Bennani 1

Na disputa pelo Troféu Yokohama, Pepe Oriola se aproveitou do fato de correr em casa e assumiu a liderança do campeonato, deixando Stefano D'Aste com o segundo posto.

 Pepe Oriola 31
 Stefano D'Aste 28
 Norbert Michelisz 27
 Franz Engstler 25
 Alex MacDowall 16
 Alberto Cerqui 12
 Mehdi Bennani 7
 Darryl O'Young6
 Isaac Tutumlú 3
10º  Gábor Wéber 3
11º  Pasquale di Sabatino 2
12º  Aleksei Dudukalo 2
13º  Charles Ng 1

Com quatro vitórias em quatro provas, a Chevrolet dispara na frente do campeonato entre os construtores.

 Chevrolet 173
 BMW Customer 108
 Seat Customer 101

A ROAL também dispara na liderança do campeonato entre as equipes independentes e já tem praticamente o dobro de pontos da segunda colocada, a Lukoil.

 ROAL Motorsport 42
 Lukoil Racing Team 23
 Zengö Motorsport 21
 Tuenti Racing Team 20
 Wiechers-Sport 19
 Liqui Moly Team Engstler 16
 Bamboo Engineering 10
 Proteam Racing 3
 Special Tuning Racing 2

Marrocos é o próximo destino do WTCC, com a terceira rodada dupla do campeonato acontecendo no circuito de rua montado na cidade de Marraquech, etapa que foi substituída no ano passado pela prova em Hungaroring em razão das revoltas no mundo árabe.

Em 2010, última vez que a categoria esteve em solo marroquino, Gabriele Tarquini, com um Seat León, venceu a primeira prova e Andy Priaulx, a bordo de um BMW, ficou com a vitória na segunda bateria.

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