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domingo, 6 de maio de 2012

DTM - Round 2 - Lausitzring - BMW vence a primeira com Spengler


Aproveitando a folga de dois fins de semana da Fórmula 1, o DTM, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, fez hoje a segunda etapa do certame no circuito misto curto, de apenas 3.478 metros, do Euro Speedway, também conhecido como Lausitzring.

Se no ano passado a Audi teve a chance de quebrar um tabu, vencendo nessa pista depois de cinco anos de domínio da Mercedes-Benz, em 2012 foi a fez da BMW, em seu retorno à categoria, conquistar a sua primeira vitória, um triunfo muito bem-vindo, é claro, mas totalmente inesperado.

A montadora de Munique, aliás, já vinha mostrando a que veio em Laustiz, ficando não só com a pole position do jovem, mas experiente, Bruno Spengler, mas também com a primeira fila inteira, já que o brasileiro Augusto Farfus conseguiu fazer o segundo melhor tempo na Q4, ressaltando que a qualificação no DTM é disposta em quatro partes.

Após largada, Spengler conseguiu manter a ponta, tendo atrás de si Gary Paffett, que também fez boa arrancada, passando Farfus, atrasado por partir do lado sujo da pista, deixando brasileiro na terceira posição.

Após Jamie Green conseguir superar Edoardo Mortara na oitava volta para assumir a quarta posição, formou-se uma sequência BMW-Mercedes-BMW-Mercedes, com ambos os pilotos da montadora de Stuttgart imprimindo fortíssima pressão sobre os homens da marca de Munique em disputas que praticamente monopolizaram a atenção de todos, fazendo dos demais competidores meros coadjuvantes.

Entretanto, em que pese os problemas dos times de pit stops das escuderias que trabalham pela BMW, evidentemente longe do nível das demais da Mercedes-Benz e Audi, Spengler e Farfus foram simplesmente perfeitos, já que mesmo acossados por Paffett e Green respectivamente não cometeram um só erro.

Assim, Bruno Spengler, contratado a peso de ouro junto à Mercedes-Benz, deu à BMW, além da sua primeira pole position desde a última rodada dupla da temporada de 1992 na pista de Hockenheim, mas também a primeira vitória da marca desde a segunda rodada dupla em Nürburgring, igualmente no ano de 1992, ambos os feitos conquistados pelo venezuelano Johnny Cecotto.

Aliás, foi na prova de Hockenheim em 1992 que a BMW também tinha conseguido alcançar o pódio com dois pilotos pela última vez, já que Joachim Winkelhock, na oportunidade, ficou com o terceiro posto, resultado que foi igualado nessa corrida de Lausitzring em 2012 com o grande resultado de Augusto Farfus, estreante na categoria, suplantando o forte aperto promovido por Jamie Green, que perdeu a chance de ficar com a derradeira vaga no pódio quando seu time teve problemas em apertar a roda traseira esquerda durante a primeira parada obrigatória.

A vitória da BMW, vencendo logo na segunda prova nesse retorno à DTM, é algo fantástico para a categoria, pois agora resta comprovada a competitividade dessa fórmula buscada pelos organizadores, com chassi único de quarenta peças para diminuição de custos.

Para a Mercedes-Benz, que ficou como segundo lugar de Gary Paffett e a quarta colocação de Jamie Green, resta a desconfiança em relação aos seus demais pilotos, principalmente porque a exceção deles, o único C-Coupé a terminar na zona de pontuação foi o de Ralf Schumacher em um distante décimo posto.

Quem realmente precisa melhorar é a Audi. A marca de Ingolstadt, grande campeã dos últimos anos, com quatro títulos em cinco temporadas, é a única neste ano que aparenta ainda não ter carro para chegar à vitória.

Após ser salva de perder o pódio em Hockenheim após o strike promovido por Ralf Schumacher no início da prova, a montadora das quatro argolas esteve longe de fazer frente às rivais no Eurospeedway, cabendo novamente a Mattias Ekström o melhor resultado de um piloto a bordo do A5, dessa vez com o discreto quinto lugar ao vencer a disputa com Timo Scheider que, por sua vez, está longe das apresentações de 2008 e 2009, quando foi bicampeão da categoria.

Apesar de ter sido o carro que mais apareceu entre aqueles que pontuaram na segunda etapa do campeonato, ao que parece o A5 ainda precisa encontrar ritmo e equilíbrio para andar com o grande peso dos estágios iniciais da prova agora que o reabastecimento foi proibido, algo que pode ser comprovado pelas duas provas até aqui de Edoardo Mortara, o qual conseguiu bons resultados na qualificação, mas durante a corrida é presa fácil para os demais, caindo vertiginosamente, ainda que em Lausitz tenha salvo um oitavo lugar.

Esses foram os que pontuaram em Lausitzring:

Bruno Spengler (CAN) BMW M3
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Augusto Farfus (BRA) BMW M3
Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Mattias Ekström (SUE) Audi A5
Timo Scheider (ALE) Audi A5
Martin Tomczyk (ALE) BMW M3
Edoardo Mortara (ITA) Audi A5
Filipe Albuquerque (POR) Audi A5
10º Ralf Schumacher (ALE) Mercedes-Benz AMG C-Coupé

Com o segundo lugar, Gary Paffett mantem a liderança na tabela, conseguindo se distanciar ainda mais do mais próximo rival, Jamie Green, que também pilota para a Mercedes-Benz, deixando os primeiros pilotos da BMW e da Audi no certame a dezoito pontos atrás.

 Gary Paffett43
 Jamie Green 30
 Bruno Spengler 25
 Mattias Ekström 25
 Augusto Farfus 15
 Christian Vietoris 12
 Mike Rockenfeller 10
 Andy Priaulx 8
 Timo Scheider 8
10º  Ralf Schumacher 7
11º  Martin Tomczyk 6
12º  Edoardo Mortara 4
13º  David Coulthard 4
14º  Filipe Albuquerque 2
15º  Miguel Molina 2

O time principal da Mercedes-Benz também se distancia na tabela e agora possui dezoito pontos sobre a equipe na segunda colocação, que também representa a marca da estrela de três pontas.

A primeira escuderia da Audi vem em terceiro, a 22 pontos da ponta, e equipe BMW mais próxima do topo vem em quarto, a trinta pontos da liderança.

 Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
55
 Mercedes AMG 37
 Audi Sport Team Abt Sportsline
33
 BMW Team Schnitzer
25
 BMW Team RBM 23
 Audi Sport Team Phoenix
12
 Audi Sport Team Rosberg
7
 BMW Team RMG
6
 DHL Paket/Stern Mercedes AMG
4

A Mercedes-Benz abre distância no campeonato de construtores, que agora tem a BMW no segundo posto, atirando a Audi para a lanterna.

 Mercedes-Benz
96
 BMW
54
 Audi
52

A próxima etapa do DTM acontece em duas semanas, no circuito de Brands Hatch, onde será utilizado o traçado denominado de Indy, que no ano passado teve a vitória de Martin Tomczyk pilotando um Audi A4 em pista molhada.

O recorde oficial da pista pertence ao jovem espanhol Miguel Molina que, em 2010, marcou o tempo de 41s896, também a bordo de um Audi A4.

Abaixo, seguem dois vídeos com uma volta virtual em Lausitzring:

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