Hoje foi a vez do tradicional circuito britânico de Brands Hatch receber a DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, para a terceira etapa do certame, utilizando o pequeno traçado de cerca de 1,9 quilômetros, chamado de Indy, em razão do formato que se "assemelha" a um oval, tendo a curva Surtees ligada diretamente à Clark, o que deixa de fora toda a parte do misto localizado na floresta.
Com isso, o autódromo fica praticamente isento de retas, algo que torna as ultrapassagens virtualmente impossíveis, principalmente em razão da pouca largura da pista, deixando para a estratégia de paradas obrigatórias a única forma de tentar ganhar algumas posições.
Com uma volta girando na casa de 41 segundos, Brands Hatch viu uma qualificação apertada em que, na Q1, o primeiro colocado foi apenas quatro décimos mais rápido que a penúltima colocada, Susie Wolff (ex-Susie Stoddart após se casar com o sócio da Williams, Toto Wolff), já que a "lanterninha", a suíça Rahel Frey foi três décimos ainda mais lenta que Wolff.
Já na Q3, a diferença entre o primeiro e o último na sessão, o décimo colocado, foi de apenas dois décimos de segundo, até que Gary Paffet "sobrou" na Q4, marcando a pole position com 144 milésimos de vantagem para Christian Vietoris, o qual conseguiu uma colocação na fila da frente pela primeira vez na categoria.
A prova, em si, foi bastante enfadonha, com poucas e pontuais brigas, as quais raramente se transformaram em ultrapassagens. Como era de se esperar, a maioria das trocas de posições se deu em razão do melhor aproveitamento nas paradas para as trocas obrigatórias de pneus.
Nesse aspecto, Gary Paffett, da Mercedes-Benz, praticamente não teve muito esforço após conseguir manter a ponta depois de largada, perdendo a liderança somente em razão da diferença de estratégias entre os demais pilotos, conquistando, assim, sua segunda vitória na temporada, igualando a marca de Nicola Larini como o quarto maior vencedor na história do DTM, com dezoito triunfos.
Aproveitando-se da péssima largada de Christian Vietoris, Bruno Spengler, que pretendia repetir a vitória conquistada em Lausitzring, saiu do terceiro posto para discutir a primeira curva com Paffett, porém sem sucesso.
O canadense da BMW, porém, andou sempre no ritmo do piloto britânico da Mercedes-Benz, mas nunca esteve em posição para ameaçar a posição desta último, ou mesmo de imprimir uma pressão mais intensa, tendo, porém, de andar forte para assegurar a segunda colocação de Rockenfeller e compensar na pista a pouca experiência dos seus mecânicos durante as trocas de pneus.
Pela Audi, Mike Rockenfeller, com uma atuação regular conseguiu ficar com a última vaga do pódio, mas não sem antes ter, no final da prova, tido de segurar o ímpeto de Martin Tomczyk que, por sua vez, somente se livrou de Albuquerque depois que o português teve uma desastrosa parada.
Com isso, pela primeira vez no ano tivemos um pódio formado com um piloto de cada uma das marcas que competem no DTM, Paffett da Mercedes-Benz, Spengler da BMW e Rockenfeller da Audi.
Depois do brilhante terceiro lugar na etapa anterior, o brasileiro Augusto Farfus, que partiu na nona posição, mesmo sendo um dos únicos a fazer duas ultrapassagens em pista, a primeira sobre Vietoris na segunda volta e a segunda sobre Adrien Tambay na 58ª passagem, ficou de fora da zona de pontuação, muito em razão de ter ficado preso atrás do francês por quase metade da prova, o que permitiu que Mortara e Molina conseguissem passar a ambos após os pits stops mandatórios.
A animação da prova, entretanto, ficou reservada para o final, momento em que se viu a maior parte das ultrapassagens, todas elas pela disputa pelas últimas colocações da zona de pontuação envolvendo Molina, Mortara, Albuquerque (que despencou no pelotão) e Jamie Green, com vantagem para o espanhol, que se livrou de seus colegas de Audi para ficar com a sétima posição, apesar de ter largado apenas do 12º posto.
Esses foram os que pontuaram em Brands Hatch:
1º | Gary Paffett (GBR) | Mercedes-Benz AMG C-Coupé |
2º | Bruno Spengler (CAN) | BMW M3 |
3º | Mike Rockenfeller (ALE) | Audi A5 |
4º | Martin Tomczyk (ALE) | BMW M3 |
5º | Mattias Ekström (SUE) | Audi A5 |
6º | Christian Vietoris (ALE) | Mercedes-Benz AMG C-Coupé |
7º | Miguel Molina (ESP) | Audi A5 |
8º | Jamie Green (GBR) | Mercedes-Benz AMG C-Coupé |
9º | Edoardo Mortara (ITA) | Audi A5 |
10º | Filipe Albuquerque (POR) | Audi A5 |
Com duas vitórias e um segundo lugar, Gary Paffett dispara na frente, tendo 25 pontos de vantagem para Bruno Spengler, que ascende ao segundo posto depois de duas provas excepcionais.
Por outro lado, Jamie Green, que chegou para a sua prova "em casa" na vice-liderança, caiu para o quarto lugar, perdendo a posição também para Ekström, que foi bem discreto em Brands Hatch.
1º | Gary Paffett | 68 |
2º | Bruno Spengler | 43 |
3º | Mattias Ekström | 35 |
4º | Jamie Green | 34 |
5º | Mike Rockenfeller | 25 |
6º | Christian Vietoris | 20 |
7º | Martin Tomczyk | 18 |
8º | Augusto Farfus | 15 |
9º | Andy Priaulx | 8 |
10º | Timo Scheider | 8 |
11º | Miguel Molina | 8 |
12º | Ralf Schumacher | 7 |
13º | Edoardo Mortara | 6 |
14º | David Coulthard | 2 |
15º | Filipe Albuquerque | 4 |
A equipe principal da Mercedes-Benz, muito em razão das boas atuações de Gary Paffett, também "desaparece" de vista na dianteira, deixando a segunda colocação para um dos times da BMW, que pulou do quarto para o segundo posto com os grandes resultados de Bruno Spengler.
1º |
Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
| 88 |
2º |
BMW Team Schnitzer
| 43 |
3º |
Audi Sport Team Abt Sportsline
| 43 |
4º |
Mercedes AMG
| 41 |
5º | Audi Sport Team Phoenix | 33 |
6º |
BMW Team RBM
| 23 |
7º |
BMW Team RMG
| 18 |
8º |
Audi Sport Team Rosberg
| 10 |
9º |
DHL Paket/Stern Mercedes AMG
| 4 |
No campeonato de construtores, a Mercedes-Benz domina fácil, deixando a segunda colocação para a Audi, fazendo com que a BMW caísse para o terceiro posto.
1º |
Mercedes-Benz
| 133 |
2º |
Audi
| 86 |
3º |
BMW
| 84 |
O próximo compromisso da DTM acontece daqui a duas semanas, no circuito austríaco de Spielberg, também chamado de Red Bull Ring, prova que no ano passado foi vencida por Martin Tomczyk, com um Audi A4, e que tem como recorde oficial o tempo de 1min26s298, conquistado por Bruno Spengler, com um Mercedes-Benz C-Klasse.
Abaixo, seguem três vídeos com uma volta virtual em Brands Hatch Indy:
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