The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 12 de maio de 2012

GP2 - Round 4 - Montmeló - Leg 1


Com uma corrida bastante "morninha" e sem graça, aconteceu hoje em Montmeló a feature race da quarta rodada dupla do campeonato da GP2, certamente algo que não era de se estranhar nessa pista em que a dificuldade em ultrapassar já é bastante famigerada.

Na lista de inscritos, duas modificações.

A primeira delas foi o retorno do tcheco Josef Král ao cockpit de um dos carros da Barwa Addax, já que Daniel Clos, que assumiu o lugar de Král nas provas no Bahrein, recebeu da HRT a oportunidade para fazer o primeiro treino livre da Fórmula 1 substituindo Narain Karthikeyan.

A principal novidade, pelo menos para nós, foi a estreia de mais um brasileiro na categoria, o paulista Victor Guerin, em troca feita pela Ocean Racing, a qual descartou o neozelandês Brendon Hartley. Guerin, que vinha fazendo corridas esporádicas em 2012 pela Fórmula 2 e AutoGP, e que correu por três anos na Fórmula 3 Sul-Americana, foi recomendado por Gabriele Tarquini, piloto do WTCC, a Tiago Monteiro, um dos proprietários do time português.

Pela primeira vez no ano, James Calado conseguiu marcar a pole position no treino qualificação, recebendo também os quatro pontos de bonificação, mas o britânico não soube aproveitar a posição de honra para triunfar na corrida longa, apesar de lançado mão de sua conhecida conduta nada elogiável para defender a ponta contra Fabio Leimer na largada.

Para desespero de Calado, a vitória ficou com Giedo van der Garde, que soube cuidar bem dos seus pneus antes da parada obrigatória, conseguindo retardá-la por algumas voltas, fazendo a troca apenas dos pneus traseiros, o que foi suficiente para reintegrar a prova já a frente do britânico da Lotus ART, que fez a troca dos quatro pneus.

Com muito mais experiência, o holandês da Caterham, lidando com os pneus dianteiros apresentando maior desgaste, soube refrear os ânimos de Calado para se manter à frente e conquistar a primeira vitória em 2012, redimindo-se, de certa forma, da pobre feature race que fez no Bahrein há duas semanas, quando desperdiçou a pole position.

Bastante inconstante na temporada, o monegasco Stefano Coletti, que até então só havia conseguido pontuar em Sepang, na corrida inaugural, com um quinto lugar, conseguiu ficar com a última vaga do pódio, ainda que tenha sido beneficiado pela punição imposta a Fabio Leimer, que foi liberado dos pits pelos mecânicos sem a devida segurança.

Depois de excepcionais corridas em Sepang e em Sakhir, o líder do campeonato, Davide Valsecchi, foi bastante discreto em Barcelona, correndo praticamente sozinho, sem importunar ninguém, e muito menos sem ser importunado, ficando apenas com o quarto lugar.

Os brasileiros, no entanto, fizeram corridas bastante recatadas.

Luiz Razia, largando de 13º, conseguiu ganhar muitas posições na largada, aparecendo em oitavo no complemento da primeira volta, colocação que manteve até a rodada de paradas obrigatórias, quando saiu atrás de Nigel Melker que, por sua vez, foi punido por exceder a velocidade no pit lane, entregando novamente para o piloto baiano o oitavo posto, o qual foi mantido até o fim da corrida.

Largando apenas da 22ª posição, Felipe Nasr fez novamente outra de suas corridas de recuperação, ainda que seu esforço não tenha resultado em pontos, tendo optado por fazer sua troca de pneus logo no início para ganhar várias posições. Entretanto, com seus calçados já desgastados, não conseguiu segurar o décimo posto, tendo sido ultrapassado por Gutiérrez, que foi o último a fazer sua parada obrigatória, relegando o brasiliense para a 11ª colocação.

Aliás, a ultrapassagem sobre o piloto da DAMS permitiu que o mexicano conquistasse os dois pontos extras pela melhor volta, eis que cronometrou o tempo de 1min35s200, à média de 176,029 km/h, quando era o 14º durante a 21ª passagem.

Já Victor Guerin, que teve, literalmente, seu primeiro contato da sua vida com um carro de GP2 e com a pista de Barcelona apenas na sexta-feira, fez o que pôde depois de ser obrigado pela equipe a fazer os treinos livres com os pneus macios, deixando os compostos mais duros para a qualificação, ficando apenas com o 21º tempo, enquanto que na prova, apesar de bastante aguerrido, com algumas ultrapassagens sobre os pilotos de fundo de grid, conquistou a longínqua 19ª colocação.

O momento "pastelão" da corrida se deu na última volta, na disputa pela 17ª posição, quando Crestani, Cecotto, Tillmann, Richelmi e Guerin se amontoaram na curva La Caixa. Na sequência, já na curva 11, Cecotto (sempre ele) acertou o carro de Tillmann, que rodou, enquanto que Richelmi, ao tentar se beneficiar do incidente, forçou demais na entrada da Banc Sabadell e rodou sozinho bem na frente de Guerin, que teve bom reflexo para não bater, saindo  totalmente ileso do entrevero, mas sem condições de superar o venezuelano da Barwa Addax.

Marcaram pontos na primeira bateria em Montmeló:

Giedo van der Garde (HOL)Caterham
James Calado (GBR)Lotus ART
Stefano Coletti (MON)Coloni
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering
Fabio Onidi (ITA)Coloni
Max Chilton (GBR)Carlin
Luiz Razia (BRA)Arden
Jolyon Palmer (GBR)iSport
10ºEsteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART

Mesmo comedido, Valsecchi continua ampliando sua vantagem, tendo agora 32 pontos de frente para Luiz Razia, o segundo colocado.

 Davide Valsecchi 119
 Luiz Razia 87
 James Calado
61
 Esteban Gutiérrez57
 Giedo van der Garde56
 Max Chilton
51
 Fabio Leimer 41
 Felipe Nasr28
 Tom Dillmann
27
10º
 Stefano Coletti
25
11º
 Rio Haryanto
16
12º
 Fabio Onidi
12
13º Nathanaël Berthon 11
14º
 Marcus Ericsson
8
15º Jolyon Palmer4
16º Johnny Cecotto 2
17º
 Fabrizio Crestani
1
18º
 Simon Trummer
1
19º Brendon Hartley1

Com o segundo lugar de Calado e o décimo de Gutiérrez, a Lotus ART avança, mas ainda se encontra muito longe da DAMS, que possui 29 pontos na dianteira.

 DAMS
147
 Lotus ART 118
 Arden
88
 Carlin67
 Caterham 56
 Racing Engineering52
 Coloni37
 Rapax27
 iSport12
10º Barwa Addax2
11º Ocean Racing1
12º Lazarus1

Amanhã, algumas horas antes do GP da Espanha de Fórmula 1, a GP2 fará a sprint race, a última prova da rodada dupla deste fim de semana, tendo o brasileiro Luiz Razia na pole position em razão da inversão entre os oito primeiros colocados da corrida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário