The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 13 de maio de 2012

GP2 - Round 4 - Montmeló - Leg 2


Com mais uma prova sem emoções, ao contrário do que usualmente acontece em uma categoria de base, a GP2 encerrou a quarta rodada dupla em solo espanhol hoje pela manhã com a sprint race.

Largando na pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados na feature race, o brasileiro Luiz Razia não quaisquer chances aos demais, primeiro com uma arrancada perfeita, algo que vem sendo a marca registrada do piloto baiano, para depois suportar uma leve pressão de Nathanël Berthon.

Apesar da diferença em relação ao francês da Racing Engineering durante quase toda a prova nunca ter sido superior a dois segundos, em momento algum Razia foi importunado ou mesmo teve se posicionar em pista para uma defesa de posição, já que nenhuma manobra de ultrapassagem foi sequer tentada.

Assim, Razia chegou à sua segunda vitória na temporada, a primeira delas em corridas curtas, deixando Berthon, que finalmente conseguiu subir ao pódio  na categoria, com o segundo posto.

Saindo do quinto lugar, Davide Valsecchi conseguiu ganhar duas posições logo nos primeiros metros de prova, mantendo o terceiro posto, e a última vaga no pódio, até a bandeirada. Apesar de próximo de Berthon, o italiano nunca teve condições de atacar de forma mais incisiva o francês. Quando parecia que faria outra corrida solitária, eis que o italiano teve de suportar forte pressão imposta por James Calado ao final da prova, ainda que o esforço do britânico tenha sido infrutífero.

O brasileiro Felipe Nasr tinha grande esperança em voltar a marcar pontos largando de 11º, que se transformou em décimo quando Palmer encostou seu carro ainda na volta de apresentação.

O brasiliense chegou a figurar na zona de pontuação após uma bela ultrapassagem sobre Gutiérrez na curva La Caixa, mas não foi muito além, pois não só não passou Van der Garde como acabou virando presa fácil para quem vinha atrás, sendo superado na volta 13 por Coletti na curva Repsol e após escancarar a porta logo na sequência, permitiu  que Gutiérrez retribuísse a ultrapassagem no grampo Seat, colocando o brasileiro na nona colocação e sem ponto nenhum na rodada dupla de Barcelona.

O estreante do fim de semana, Victor Guerin novamente teve problemas na largada. Se na prova do sábado o brasileiro deixou o motor morrer na saída para a volta de apresentação, dessa vez o piloto novato da Ocean Racing queimou a partida e por isso foi punido com um drive through, o que o fez terminar na 21ª posição.

Guerin, no entanto, fez a melhor volta da prova, com o tempo de 1min34s343, à média de 177,627 km/h, mas por não ter terminado entre os dez primeiros, não ficou com os pontos extras, que foram para outro brasileiro, Luiz Razia, o qual, por sua vez, fez apenas a terceira melhor marca da prova, cronometrando o tempo de 1min34s557, com média de 177,228 km/h.

Marcaram pontos na segunda bateria em Montmeló:

Luiz Razia (BRA)Arden
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
James Calado (GBR)Lotus ART
Max Chilton (GBR)Carlin
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Stefano Coletti (MON)Coloni

Com a vitória, Razia reduz a desvantagem para Valsecchi. Entretanto, o italiano sai de Barcelona com um ponto a mais em relação ao brasileiro se considerarmos a diferença existente entre ambos ao chegarem à Espanha.

 Davide Valsecchi 129
 Luiz Razia 104
 James Calado
69
 Giedo van der Garde
60
 Esteban Gutiérrez 59
 Max Chilton
57
 Fabio Leimer 41
 Felipe Nasr28
 Tom Dillmann
27
10º
 Stefano Coletti
26
11º
 Nathanaël Berthon
23
12º
 Rio Haryanto
16
13º Fabio Onidi12
14º
 Marcus Ericsson
8
15º Jolyon Palmer4
16º Johnny Cecotto 2
17º
 Fabrizio Crestani
1
18º
 Simon Trummer
1
19º Brendon Hartley1

Já a DAMS segue na frente com os mesmos 29 pontos de vantagem existentes sobre a Lotus ART após a feature race.

 DAMS
157
 Lotus ART 128
 Arden
105
 Carlin73
 Racing Engineering64
 Caterham 60
 Coloni38
 Rapax27
 iSport12
10º Barwa Addax2
11º Ocean Racing1
12º Lazarus1

O próximo compromisso da GP2 acontece daqui a duas semanas, nas ruas de Mônaco que, por seguir uma programação diferente, terá a feature race ocorrendo na manhã do sábado, dia em que não há movimentação dos carros de Fórmula 1, enquanto que a sprint race acontecerá no sábado.

No ano passado, Davide Valsecchi, correndo pela Team AirAsia Caterham, venceu a corrida longa e Charles Pic, a bordo de um carro da Barwa Addax, ganhou a prova curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário