Com mais uma prova sem emoções, ao contrário do que usualmente acontece em uma categoria de base, a GP2 encerrou a quarta rodada dupla em solo espanhol hoje pela manhã com a sprint race.
Largando na pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados na feature race, o brasileiro Luiz Razia não quaisquer chances aos demais, primeiro com uma arrancada perfeita, algo que vem sendo a marca registrada do piloto baiano, para depois suportar uma leve pressão de Nathanël Berthon.
Apesar da diferença em relação ao francês da Racing Engineering durante quase toda a prova nunca ter sido superior a dois segundos, em momento algum Razia foi importunado ou mesmo teve se posicionar em pista para uma defesa de posição, já que nenhuma manobra de ultrapassagem foi sequer tentada.
Assim, Razia chegou à sua segunda vitória na temporada, a primeira delas em corridas curtas, deixando Berthon, que finalmente conseguiu subir ao pódio na categoria, com o segundo posto.
Saindo do quinto lugar, Davide Valsecchi conseguiu ganhar duas posições logo nos primeiros metros de prova, mantendo o terceiro posto, e a última vaga no pódio, até a bandeirada. Apesar de próximo de Berthon, o italiano nunca teve condições de atacar de forma mais incisiva o francês. Quando parecia que faria outra corrida solitária, eis que o italiano teve de suportar forte pressão imposta por James Calado ao final da prova, ainda que o esforço do britânico tenha sido infrutífero.
O brasileiro Felipe Nasr tinha grande esperança em voltar a marcar pontos largando de 11º, que se transformou em décimo quando Palmer encostou seu carro ainda na volta de apresentação.
O brasiliense chegou a figurar na zona de pontuação após uma bela ultrapassagem sobre Gutiérrez na curva La Caixa, mas não foi muito além, pois não só não passou Van der Garde como acabou virando presa fácil para quem vinha atrás, sendo superado na volta 13 por Coletti na curva Repsol e após escancarar a porta logo na sequência, permitiu que Gutiérrez retribuísse a ultrapassagem no grampo Seat, colocando o brasileiro na nona colocação e sem ponto nenhum na rodada dupla de Barcelona.
O estreante do fim de semana, Victor Guerin novamente teve problemas na largada. Se na prova do sábado o brasileiro deixou o motor morrer na saída para a volta de apresentação, dessa vez o piloto novato da Ocean Racing queimou a partida e por isso foi punido com um drive through, o que o fez terminar na 21ª posição.
Guerin, no entanto, fez a melhor volta da prova, com o tempo de 1min34s343, à média de 177,627 km/h, mas por não ter terminado entre os dez primeiros, não ficou com os pontos extras, que foram para outro brasileiro, Luiz Razia, o qual, por sua vez, fez apenas a terceira melhor marca da prova, cronometrando o tempo de 1min34s557, com média de 177,228 km/h.
Marcaram pontos na segunda bateria em Montmeló:
1º | Luiz Razia (BRA) | Arden |
2º | Nathanaël Berthon (FRA) | Racing Engineering |
3º | Davide Valsecchi (ITA) | DAMS |
4º | James Calado (GBR) | Lotus ART |
5º | Max Chilton (GBR) | Carlin |
6º | Giedo van der Garde (HOL) | Caterham |
7º | Esteban Gutiérrez (MEX) | Lotus ART |
8º | Stefano Coletti (MON) | Coloni |
Com a vitória, Razia reduz a desvantagem para Valsecchi. Entretanto, o italiano sai de Barcelona com um ponto a mais em relação ao brasileiro se considerarmos a diferença existente entre ambos ao chegarem à Espanha.
1º | Davide Valsecchi | 129 |
2º | Luiz Razia | 104 |
3º |
James Calado
| 69 |
4º |
Giedo van der Garde
| 60 |
5º | Esteban Gutiérrez | 59 |
6º |
Max Chilton
| 57 |
7º | Fabio Leimer | 41 |
8º | Felipe Nasr | 28 |
9º |
Tom Dillmann
| 27 |
10º |
Stefano Coletti
| 26 |
11º |
Nathanaël Berthon
| 23 |
12º |
Rio Haryanto
| 16 |
13º | Fabio Onidi | 12 |
14º |
Marcus Ericsson
| 8 |
15º | Jolyon Palmer | 4 |
16º | Johnny Cecotto | 2 |
17º |
Fabrizio Crestani
| 1 |
18º |
Simon Trummer
| 1 |
19º | Brendon Hartley | 1 |
Já a DAMS segue na frente com os mesmos 29 pontos de vantagem existentes sobre a Lotus ART após a feature race.
1º | DAMS | 157 |
2º | Lotus ART | 128 |
3º | Arden | 105 |
4º | Carlin | 73 |
5º | Racing Engineering | 64 |
6º | Caterham | 60 |
7º | Coloni | 38 |
8º | Rapax | 27 |
9º | iSport | 12 |
10º | Barwa Addax | 2 |
11º | Ocean Racing | 1 |
12º | Lazarus | 1 |
O próximo compromisso da GP2 acontece daqui a duas semanas, nas ruas de Mônaco que, por seguir uma programação diferente, terá a feature race ocorrendo na manhã do sábado, dia em que não há movimentação dos carros de Fórmula 1, enquanto que a sprint race acontecerá no sábado.
No ano passado, Davide Valsecchi, correndo pela Team AirAsia Caterham, venceu a corrida longa e Charles Pic, a bordo de um carro da Barwa Addax, ganhou a prova curta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário