The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 26 de maio de 2012

GP2 - Round 5 - Monte Carlo - Leg 2


À exceção da largada bastante acidentada, a sprint race da GP2, que se deu após o treino de qualificação da Fórmula 1, não teve nenhum tempero em relação ao que se viu na corrida longa que aconteceu ontem pela manhã.

Bastante comedidos na feature race, os pilotos da categoria de base esperaram para o dia de hoje para descarregar toda a agressividade na largada e mostrar do que são capazes, ou não, principalmente porque hoje tinham sobre eles os olhos de toda a F1, algo que não aconteceu na sexta-feira.

Logo na Sainte Dévote, o pole position Stéphano Richelmi se preocupou demais com a aproximação de James Calado, que vinha por fora, e fechou o espaço ignorando a presença do britânico, o que causou o toque e a ruína da prova de ambos, com o abandono do monegasco, para desespero dos membros da equipe Trident, e a bandeira preta e vermelha imposta ao piloto da Lotus ART, que acabou sendo obrigado a trocar a asa dianteira, prestes a se desprender do carro, deixando o caminho livre para Jolyon Palmer, que partiu da terceira posição, assumir a ponta.

Logo na sequência, na subida para o Cassino, González e Cecotto se tocaram levando à rodada do vencedor da corrida de ontem, que também acertou as barreiras, atingindo, no processo, Davide Valsecchi, que fez uma péssima largada, e Tom Dillmann, que também abandonaram.

Mais atrás, alguns pilotos não tiveram reação rápida o suficiente para desviar daqueles que já freava para evitar se envolverem em uma carambola.

Felipe Nasr foi um deles, chegando a ser catapultado ao atingir a traseira do carro do compatriota Victor Guerin em um acidente muito perigoso e que poderia ter consequências graves para o brasiliense da DAMS, já que por muito pouco não acertou uma placa de publicidade ou mesmo foi atirado para fora da pista além do guard-rail.

Isso causou um engarrafamento digno de uma cidade grande, vitimando Fabio Onidi, Ricardo Teixeira, Fabrizio Crestani, Giancarlo Serenelli e Julián Leal, sendo que este último ainda foi capaz de retornar à prova, porém para abandonar logo depois.

Em lances separados, Rio Haryanto ficou parado no grid de largada e Stefano Coletti jogou sua corrida fora ao acertar a traseira de Cecotto antes da freada da Sainte Dévote, acabando por abandonar a prova.

O safey car foi acionado até que os carros parados pudessem ser retirados e a pista limpa de todos os detritos.

Na relargada, Jolyon Palmer manteve a ponta e conseguiu abrir grande diferença ajudado por James Calado que, com a asa dianteira danificada, era bastante lento e segurava atrás de si os demais.

Após o britânico da Lotus ART ser obrigado pelos comissários a providenciar a troca da peça danificada, Palmer já tinha quase dez segundos de avanço em relação a Max Chilton, que ainda tentou uma aproximação final, ainda que uma ultrapassagem fosse virtualmente impossível.

Aparentando estar administrando a prova, o filho do ex-piloto da Fórmula 1 Jonathan Palmer fez as últimas voltas com extrema cautela até cruzar a linha de chegada para vencer pela primeira vez na GP2 em seu segundo ano da categoria a apenas um segundo à frente de Max Chilton.

Novamente com uma corrida cautelosa, Giedo van der Garde repetiu o resultado de ontem ao resistir à pressão de Ericsson para conquistar a última vaga no pódio.

Quem fez grande corrida foi o brasileiro Luiz Razia. Largando de uma distante 15ª posição por ter tido problemas no final da prova de ontem, o baiano teve a sorte de passar incólume pela carnificina nas primeiras curvas para fechar a primeira volta em oitavo lugar, que logo virou sétimo com uma bela ultrapassagem sobre Berthon, ascendendo ao sexto posto com a parada de James Calado.

O piloto da Arden ainda tentou colocar pressão sobre o imprevisível Rodolfo González, porém sem êxito, razão pela qual Razia partiu para a "captura"dos pontos extras pela melhor volta, o que foi alcançado por ele na última volta, quando marcou o tempo de 1min22s223, com média de 146,236 km/h.

Marcaram pontos na segunda bateria em Mônaco:

Jolyon Palmer (GBR)iSport
Max Chilton (GBR)Carlin
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Rodolfo González (VEN)Caterham
Luiz Razia (BRA)Arden
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART

Após os azares de ontem, Razia soube capitalizar hoje com o abandono de Valsecchi, reduzindo a sua desvantagem para o topo da tabela para 31 pontos.

 Davide Valsecchi 141
 Luiz Razia 110
 Giedo van der Garde
85
 Max Chilton
79
 James Calado 
75
 Esteban Gutiérrez
60
 Fabio Leimer 41
 Marcus Ericsson34
 Johnny Cecotto
31
10º
 Stefano Coletti
29
11º
 Felipe Nasr
28
12º
 Jolyon Palmer
27
13º Tom Dillmann27
14º
 Nathanaël Berthon
27
15º Rio Haryanto  16
16º Fabio Onidi 12
17º
 Rodolfo González
6
18º
 Stéphane Richelmi
4
19º
 Simon Trummer
1
20º
 Fabrizio Crestani
1
21º Brendon Hartley1

Pela primeira vez na temporada a DAMS termina uma prova sem pontuar, mas contou com a sorte, já que a Lotus ART conseguiu apenas um tento com o oitavo lugar de Gutiérrez.

 DAMS
169
 Lotus ART 135
 Arden
111
 Carlin95
 Caterham91
 Racing Engineering68
 iSport61
 Coloni
41
 Barwa Addax 31
10º Rapax 27
11º Trident4
12º Lazarus1
13º Ocean Racing 1

A GP2 terá uma folga de quase quatro semanas, e volta apenas no fim de semana do GP da Europa, no circuito de rua na cidade de Valência, na Espanha, tendo em vista que a categoria não participa das preliminares da Fórmula 1 no Canadá, que acontecerá daqui a quinze dias.

No ano passado, as vitórias na feature race e na sprint race ficaram, respectivamente, com Romain Grosjean, que corria pela DAMS, e com Esteban Gutiérrez, que já pilotava para a Lotus ART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário