Mesmo nessa Fórmula 1 de 2012, imprevisível como nunca, quem seria capaz de apostar, já que estamos falando de Monte Carlo, alguma ficha em Michael Schumacher que, em seu retorno à categoria, sempre esteve muito longe daquela forma que o levou a sete títulos mundiais?
Com o AMG W03 andando muito bem nas ruas de Mônaco, todos esperavam, certamente inclusive o próprio time da Mercedes, que Nico Rosberg pudesse repetir o que já havia feito em Jiading, mas Schumacher, se valendo daquilo que fez por várias vezes em sua carreira vitoriosa, deixou para o último instante aquela "carta mágica" para abocanhar seu melhor resultado em treinos oficiais desde que resolveu suspender sua aposentadoria.
A questão é que o multicampeão, apesar de ter sido o mais rápido na qualificação, perderá cinco posições no grid de largada em razão da punição que lhe foi imposta por ter sido considerado culpado no estúpido acidente com Bruno Senna em Barcelona, e por isso não terá o gostinho de partir da pole position, honra que caberá a Mark Webber, pela primeira vez desde Nürburgring.
Essa, aliás, foi a razão pela qual a comemoração de Schumacher tenha sido tão contida, contrastando com os gestos esfuziantes dele próprio, e também de outros pilotos, nessa mesma situação em outras oportunidades.
Por outro lado, mesmo com um carro saindo da primeira posição, a Red Bull se viu em meio a sentimentos contrastantes, já que a principal estrela do time austríaco, Sebastian Vettel, não conseguiu "se achar" ao volante do RB8 no circuito citadino, tendo, inclusive, necessitado usar um jogo de pneus extra-macios ainda na Q1 para não correr o risco de uma humilhante eliminação precoce, o que levou o atual bicampeão a sequer deixar os boxes durante a Q3, tudo para salvar um set novo de pneus de faixa vermelha para a corrida.
Porém, era da Ferrari, e principalmente de Felipe Massa, de quem se esperava mais, principalmente depois dos bons resultados de ambos nos treinos livres de quinta-feira, e no treino livre de sábado antes da qualificação, bem como durante a Q3, quando foi o primeiro piloto a baixa de 1m15s, ficando com o melhor tempo.
Fato é que Felipe Massa, tão (justamente) criticado pelas péssimas apresentações em 2012, parece ter se dado bem com o uso dos pneus extra-macios, conseguindo, pela primeira vez no ano, atingir a Q3, e até de forma fácil. Porém, talvez com medo de municiar seus críticos, foi bastante conservador na sua volta rápida na última parte do treino, o que o impediu, inclusive, de igualar ou até mesmo melhorar o tempo conseguido na Q2.
Na McLaren, a situação é inversa e, durante a semana, Jenson Button já alertava que o MP4-27 não era um carro adequado para Mônaco, mas até aí todos consideravam que não passava de "ladainha" normal de piloto querendo atirar o favoritismo para seus adversários. Entretanto, o campeão de 2009 confirmou suas previsões pessimistas, sendo eliminado ainda na segunda parte do treino.
O time de Woking foi salvo, mais uma vez, pelo desempenho de Lewis Hamilton, que ficou com o quarto tempo e largará na terceira posição, o que lhe dá chances de repetir o feito conquistado em 2008.
Outro que não "se achou" em Mônaco foi Kimi Räikkönen que, tal qual Sebastian Vettel, foi obrigado a usar um jogo de pneus extra-macios na Q1 para não ser nocauteado preliminarmente. Além disso, o fã incondicional de James Hunt somente atingiu a Q3 nos últimos instantes da segunda parte do treino, em total oposição ao desempenho do outro piloto da Lotus, o jovem Romain Grosjean, que chegou a almejar a pole position e fará par com Hamilton na segunda fila.
Depois de vencer em Barcelona e se tornar um dos mais "paparicados" pilotos da atualidade, Pastor Maldonado voltou "ao seu normal" de rápidez, inconstância e uma "pitada" de irresponsabilidade.
Apesar de novamente ter conseguido ir à Q3, enfiando sete décimos em Bruno Senna, seu companheiro de equipe, o venezuelano perderá dez posições no grid de largada por ter, deliberadamente, acertado, na entrada da Portier, o carro de Sérgio Pérez nos instantes finais do treino livre de sábado como forma de demonstrar seu desagrado por ter tido, momentos antes, sua melhor volta no treino arruinada pelo mexicano, impossibilitado de sair do caminho em razão da pouco largura da pista no local.
Maldonado, porém, não parou por aí, pois na volta seguinte acertou o guard-rail interno no Cassino e foi atirado para as barreiras externas, causando a bandeira vermelha e o encerramento prematuro da sessão livre, o que mostra que o piloto da Williams ainda precisa amadurecer muito para justificar a vitória na etapa passada.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min15s873 | 1min15s062 | 1min14s301 |
2º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min16s013 | 1min15s035 | 1min14s381 |
3º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min15s900 | 1min15s022 | 1min14s448 |
4º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min16s063 | 1min15s166 | 1min14s583 |
5º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min15s718 | 1min15s219 | 1min14s539 |
6º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min16s153 | 1min15s128 | 1min14s948 |
7º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min15s983 | 1min14s911 | 1min15s049 |
8º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | 1min15s889 | 1min15s322 | 1min15s199 |
9º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min16s017 | 1min15s026 | 1min15s245 |
10º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min15s757 | 1min15s234 | sem tempo |
11º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min15s418 | 1min15s421 | |
12º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min15s648 | 1min15s508 | |
13º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min16s399 | 1min15s536 | |
14º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min15s923 | 1min15s709 | |
15º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min16s062 | 1min15s718 | |
16º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min16s360 | 1min15s878 | |
17º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min16s491 | 1min16s885 | |
18º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min16s538 | ||
19º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min17s404 | ||
20º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min17s947 | ||
21º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min18s096 | ||
22º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min18s476 | ||
23º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min19s310 | ||
Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | sem tempo | |||
107% (tempo de corte) | 1min20s697 |
Na teoria, a Mercedes parece ter o carro melhor acertado para as ruas de Mônaco e pode ser considerada, com Nico Rosberg, a favorita à conquista da vitória no domingo.
Entretanto, como se trata de uma corrida especial e totalmente diversa das demais etapas do calendário, a situação pode ser facilmente invertida, bastando, para isso, que Webber, ou mesmo Hamilton, consiga pular na frente logo na largada, situação que não deve ser descartada, principalmente porque esses dois últimos largam no lado limpo da pista.
Essa é a grande chance para que Felipe Massa se redima de tudo de ruim que tem feito em 2012, sendo suficiente que tenha um desempenho bem próximo ao seu líder na Ferrari, o espanhol Fernando Alonso.
Além disso, a chuva não está descartada para a prova de amanhã em algum momento durante a prova, situação que tornará tudo ainda mais imprevisível, inclusive para a possibilidade de uma vitória de um sexto piloto e carro diferente na temporada, algo inédito na história da Fórmula 1.
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