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domingo, 27 de maio de 2012

Rally da Grécia


Além do GP de Mônaco de Fórmula e das 500 Milhas de Indianápolis, que tradicionalmente acontecem no último domingo de maio, neste fim de semana também foi disputado na Grécia o Rally de Acrópolis, a sexta etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rally.

Com início no último dia 24, o Rally da Grécia, um dos mais antigos do calendário, esteve baseado na cidade de Loutraki, a pouco mais de 80 quilômetros a oeste da capital Atenas, tendo sido disputado em piso de cascalho, formado basicamente por rochas e areia, contendo um total de 22 estágios cronometrados, sendo apenas um na quinta-feira, oito na sexta-feira, oito no sábado e os cinco restantes no domingo, totalizando 409,47 quilômetros de competição, ou 1.661,39 quilômetros com os trechos de ligação.

Retornando após ter se ausentado do Rally da Argentina, em razão de uma fratura na clavícula esquerda devido a uma queda de ski, o finlandês Jari-Matti Latvala correu com uma espécie de proteção, a qual não o impediu de sentir dores no local.

O piloto da Ford, no entanto, não perdeu a competitividade, tanto que venceu não só os três primeiros estágios da competição, como também mais sete durante todo o evento, ou seja, quase a metade das super-especiais, e até a SS13 estava em franca disputa pela vitória com Sébastian Loeb.

Entretanto, o recorrente azar de Latvala novamente resolveu dar as caras, causando na SS14 um furo no pneu traseiro direito, o que o obrigou estacionar o carro no próprio estágio cronometrado para efetuar a troca a quatro quilômetros do fim, perdendo cerca de três minutos e meio no processo, além da chance de voltar a vencer na temporada, tendo de se conformar com o terceiro posto.

Após o problema de Latvala, foi a vez de Petter Solberg tentar incomodar a liderança de Loeb, tendo ambos terminado o sábado separados a pouco mais de dez segundos um do outro, o que indicava uma grande batalha no último dia.

Porém, no primeiro estágio do domingo, a SS18, a cerca de seis quilômetros do fim, Solberg cortou demais uma curva à direta, acertando uma pedra que o atirou para o barranco, levando-o a uma rodada, tendo a suspensão traseira esquerda inteiramente arrancada do carro, e não teve alternativa senão abandonar a competição.

Com todos esses problemas, os pilotos da Ford entregaram "de bandeja" não só a vitória a Sébastien Loeb (a 71ª na carreira do octacampeão), mas também a oportunidade para que a rival Citroën fizesse a segunda dobradinha consecutiva, mesmo com um Mikko Hirvonen de volta ao seu normal, discreto e longe do ritmo dos ponteiros.

A vantagem de Loeb para seu próprio companheiro de equipe no domingo era tanta que o francês ainda foi capaz de parar para trocar pneus em plena super-especial e ainda manter a ponta com cerca de cinquenta segundos à frente de Hirvonen.

Para piorar a situação para a marca do oval azul, os pilotos da Citroën completaram o power stage em primeiro e terceiro, respectivamente com Sébastian Loeb, que marcou o tempo de 2min21s8, e Mikko Hirvonen, que cronometrou o tempo de 2min23s1, cabendo à Ford o segundo lugar com Jari-Matti Latvala, que fez o trecho de 3,97 quilômetros em 2min22s4.

Entre os demais, de se destacar o desempenho de Sébastian Ogier, que mais uma vez chegou à zona de pontuação em um carro da categoria S2000, terminando na sétima posição pela equipe oficial da Volkswagen, que quase também teve Andreas Mikkelsen marcando pontos se não fosse um problema de superaquecimento do motor ainda no sábado e um acidente na SS18 no domingo.

Depois de doze participações em eventos no WRC nos últimos quatro anos, um desconhecido piloto árabe, Yazeed Al-Rajhi, a bordo de um Ford Fiesta privado conseguiu a façanha de terminar a competição numa importante oitava colocação, pontuando pela primeira vez na carreira.

Outra surpresa foi o catari Abdulaziz Al-Kuwari que, em sua primeira participação na categoria, conseguiu um ponto por ter terminado o rally na décima posição a bordo de um Mini Cooper privado.

Já os brasileiros viveram momentos contraditórios, já que Daniel Oliveira acabou tendo de abandonar a competição por problemas de motor no domingo, enquanto que Paulo Nobre conseguiu, pela primeira vez na temporada, terminar um rally, ficando com a 17ª posição.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Grécia:

Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Martin Prokop (TCH) Ford Fiesta (privado)
Thierry Neuville (BEL) Citroën DS3
Sébastien Ogier (FRA) Skoda Fabia S2000
Yazeed Al-Rajhi (AS) Ford Fiesta (privado)
Ott Tänak (EST) Ford Fiesta
10º Abdulaziz Al-Kuwari (CAT) Mini Cooper (privado)

Com a quarta vitória em seis etapas, Sébastien Loeb dispara na liderança do campeonato, abrindo trinta pontos do segundo colocado, que agora é Mikko Hirvonen.

 Sébastien Loeb 119
 Mikko Hirvonen
89
 Mads Otsberg
80
 Petter Solberg  73
 Jari-Matti Latvala
45
 Evgeny Novikov
43
 Martin Prokop
36
 Nasser Al-Attiyah 23
 Sébastien Ogier
22
10º
 Thierry Neuville
22
11º
 Daniel Sordo
21
12º  Ott Tänak
18
13º  François Delecour
8
14º  Dennis Kuipers
8
15º  Armindo Araújo
7
16º
 Henning Solberg
6
17º  Pierre Campana 6
18º
 Patrik Sandell
4
19º  Yazeed Al-Rajhi
4
20º  Ken Block
2
21º  Jari Ketomaa
2
22º  Eyvind Brynildsen
1
23º  Ricardo Triviño
1
24º  Peter van Merksteijn
1
25º  Abdulaziz Al-Kuwari
1

Com seguidos problemas, a Ford deixa a Citroën ampliar ainda mais a liderança e já tem 73 pontos de desvantagem do topo da tabela.

 Citroën WRT 194
 Ford WRT 121
 M-Sport WRT 91
 Citroën Junior WRT 42
 Qatar WRT
37
 Adapta WRT
27
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT 10

A próxima etapa do WRC acontece em quatro semanas, com o Rally da Nova Zelândia, que será disputado entre os dias 22 a 24 de junho, evento que ficou de fora do calendário na temporada passada em razão do rodízio feito pela FIA e que, em 2010, teve Jari-Matti Latvala como vencedor.

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