The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 6 de maio de 2012

WTCC - Round 5 - Hungaroring


Após a grande corrida semana passada no Slovakia Ring, o WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo, chegou à Hungria para a quinta etapa na pista de Hungaroring, pista que estreou no calendário da categoria no ano passado, substituindo, "em cima da hora", a prova de Marrakech, e que caiu no gosto dos organizadores, razão pela qual o evento foi mantido para 2012, principalmente agora com dois pilotos magiares no grid.

A grande novidade na lista de inscritos, em que pese a desistência da equipe Seat Sunred, foi a aparição da Lada com time oficial de fábrica, marca que teve participações esporádicas nos últimos anos, entregando o piloto britânico James Thompson, bastante experiente, um modelo Granta Sport.

Depois de ter seu domínio afrontado na etapa eslovaca, a Chevrolet não deu chances aos rivais em Hungaroring, já que o trio oficial de fábrica conseguiu "abocanhar" as três primeiras posições do grid, com Yvan Muller na pole marcando o tempo de 1min54s503, com média de 137,739 km/h, baixando em dois segundos o recorde extraoficial da pista. Robert Huff, por seu turno, ficou com o segundo lugar e Alain Menu acabou em terceiro.

Após uma largada bastante atabalhoada, os Cruze fecharam a primeira volta na mesma sequência em que largaram e a partir daí fizeram uma corrida à parte, como se realmente estivessem em outra categoria, sendo que Menu foi o único deles a tentar inverter essa ordem ao iniciar breve e infrutífero ataque sobre Huff nos estágios finais da prova.

Assim, Yvan Muller conquistou facilmente a sua quinta vitória na temporada, com Huff em segundo e Menu em terceiro, dando à equipe oficial de fábrica da Chevrolet a quarta trifeta de 2012, o que significa um domínio ainda maior do que aquele que se viu no ano passado, que até a altura da primeira prova da quinta rodada dupla tinha a marca da gravatinha "apenas" três trifetas.

"Melhor do resto" durante a qualificação, Gabriele Tarquini era o único que tinha capacidade de se intrometer entre os Chevrolet, mas logo na largada foi tirado da disputa quando tentou passar todo mundo por fora na primeira curva, formando uma linha de três na qual o italiano levou a pior, "escalando" o carro de Huff, levando à quebra na suspensão do Seat.

Isso deu a chance para que Mehdi Bennani fincasse o pé no quarto lugar após, por breves instantes, figurar no segundo posto, sendo logo deixado para trás por Huff e Menu nas primeiras curvas, com o marroquino conquistando seu melhor resultado na categoria até então.

O trabalho de Bennani foi bastante facilitado com a bobagem cometida por Menu na freada da primeira curva, quando tocou na traseira do piloto da casa Norbert Michelisz que, por sua vez, acabou acertando Darryl O'Young, que foi obrigado a abandonar a prova.

Michelisz, que tinha esperanças de um grande resultados em frente à sua torcida, foi obrigado a fazer uma prova de recuperação, já que com a confusão na curva 1 caiu para o 12º posto. Escalando o pelotão, o primeiro piloto da Zengö rapidamente se livrou de Thompson na volta inaugural e de seu colega de equipe, Wéber, além de Di Sabatino no giro seguinte. Na passagem seguinte, Michelisz superou MacDowall e Nash, iniciando grande batalha com Oriola, o qual foi ultrapassado a duas voltas do fim.

Na ânsia de chegar ao quinto lugar, Michelisz acabou permitindo a aproximação e posterior ultrapassagem de Tom Coronel, que enfiou por dentro seu BMW "na marra" na curva 13, tendo o húngaro de se conformar com o discreto sétimo posto.

Por outro lado, é de se destacar a grande corrida de Tom Coronel, que saiu apenas do 21º e penúltimo lugar do grid de largada após ser punido ao final da qualificação, escapou dos problemas da primeira curva para fazer um brilhante sexto lugar em Hungaroring.

O português Tiago Monteiro finalmente conseguiu se livrar dos problemas que o acompanharam nesse começo de campeonato para fazer um sólido quinto lugar, conseguindo sustentar a posição usando sua experiência na categoria frente às investidas de Michelisz.

Entre os independentes, Mehdi Bennani ficou com a vitória, deixando o piloto da casa, Norbert Michelisz, no segundo posto, enquanto que Pepe Oriola ficou com o terceiro lugar.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320 TC (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Alex MacDowall (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
10º Gábor Wéber (HUN) BMW 320 TC (i)

Largando mais atrás em razão da inversão entre os dez primeiros colocados na Q2, a última parte do treino de qualificação, o trio da Chevrolet não conseguiu impor na segunda prova dessa rodada dupla a mesma supremacia vista na primeira bateria.

O único dos Cruze oficiais de fábrica a chegar ao pódio foi o de Alain Menu, que saiu do oitavo posto e já era sexto ao cruzar para a primeira volta. Na segunda volta o suíço passou Engstler e dois giros mais tarde superou Monteiro, iniciando a caçada a Bennani e Oriola, os quais foram deixados para trás de uma vez só a três passagens do fim, em uma brilhante manobra na freada para a primeira curva, dando a Menu o segundo lugar.

Robert Huff, por outro lado, não conseguiu mais do que o sétimo posto, já que sua prova de recuperação foi obstada por Tarquini, enquanto que Yvan Muller fez ainda pior, ficando apenas em décimo lugar depois de ser seriamente pressionado por D'Aste na parte final da prova, o que levou o o francês a cometer um dos seus raros erros ao espalhar na curva 13, a mais rápida do traçado, perdendo não só a oitava posição para o italiano, como também o nono lugar para Engstler.

Alheio a tudo isso, Norbert Michelisz fazia a prova da sua vida. Com uma grande largada, o húngaro saiu da quinta posição para contornar a primeira curva na ponta, abrindo de meio a um segundo de vantagem por volta em relação a Oriola, que conseguiu passar Bennani por fora na curva 3 ainda na volta inicial.

Após adquirir uma distância confortável, Michelisz começou a administrar a sua prova, beneficiando-se da briga que se instaurou pela segunda posição entre Oriola, Bennani e Menu.

Após assumir o segundo posto, Menu ainda tentou descontar a desvantagem de pouco mais de quatro segundos que tinha, mas o dia era realmente de Michelisz, que fez a torcida húngara explodir de alegria nas arquibancadas quando viu o carro preto e laranja receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar.

Apesar dessa não ter sido a primeira vitória de Michelisz no WTCC, já que o húngaro ganhou a segunda prova da rodada dupla em Macau, no ano de 2010, correndo com um Seat León TDI, certamente esse triunfo em Hungaroring, de fronte ao seu público, foi bem mais "saboroso".

Por sua vez, o marroquino Mehdi Bennani, que na primeira bateria havia conquistado o seu melhor resultado, fez ainda melhor na segunda corrida ao chegar no terceiro lugar e subir ao pódio pela primeira vez na carreira após fazer uma bela ultrapassagem sobre Oriola na nona volta, ainda que tenha sido impedido de alçar ao segundo posto por Menu, que passou a ambos na oportunidade.

Além de vencer a prova, Michelisz, por óbvio, também ficou com a vitória entre os independentes, que teve apenas uma inversão de posições em relação à corrida anterior, pois Bennani acabou em segundo e Oriola conquistou a terceira posição.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320 TC (i)
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Stefano D'Aste (ITA) BMW 320 TC (i)
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
10º Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T

Apesar de Alain Menu ter assumido o segundo posto e diminuído a diferença que o separa da ponta, Yvan Muller segue ainda tranquilo na primeira posição com 23 pontos de vantagem.

 Yvan Muller180
 Alain Menu 157
 Robert Huff 150
 Gabriele Tarquini 97
 Tom Coronel 97
 Norbert Michelisz 78
 Pepe Oriola 69
 Stefano D'Aste 59
 Franz Engstler 36
10º  Mehdi Bennani 35
11º  Tiago Monteiro 25
12º  Aleksei Dudukalo 22
13º  Alberto Cerqui 19
14º  Rickard Rydell 14
15º  Alex MacDowall 12
16º  Darryl O'Young 11
17º  James Nash 10
18º  Tom Chilton 7
19º  Tom Boardman 4
20º  Gábor Wéber 3

Entre os independentes, Norbert Michelisz aproveitou o fato de correr em casa para assumir a vice-liderança, agora a apenas sete pontos de Pepe Oriola, que segue na frente.

 Pepe Oriola 74
 Norbert Michelisz 67
 Stefano D'Aste 58
 Franz Engstler 42
 Mehdi Bennani 36
 Alex MacDowall 27
 Alberto Cerqui 27
 Darryl O'Young 24
 Aleksei Dudukalo 17
10º  Gábor Wéber 9
11º  Pasquale di Sabatino 8
12º  Tom Boardman 7
13º  Isaac Tutumlú 3
14º  Andrea Barlesi 3
15º  Charles Ng 3

No campeonato de construtores, a Chevrolet continua abrindo vantagem na liderança, tendo agora 137 pontos em relação à BMW, que conseguiu recuperar o segundo posto da Seat.

 Chevrolet 415
 BMW Customer 278
 Seat Costumer 262

Mesmo perdendo terreno, a ROAL continua na frente na disputa pelo Troféu Yokohama entre as equipes, tendo agora apenas doze tentos à frente da Tuenti, que conseguiu recobrar a segunda posição da Lukoil.

 ROAL Motorsport 79
 Tuenti Racing Team 67
 Lukoil Racing Team 57
 Zengö Motorsport 51
 Wiechers-Sport 43
 Liqui Moly Team Engstler 28
 Proteam Racing 25
 Bamboo Engineering
14
 Team AON
13
10º  Special Tuning Racing 13

O próximo compromisso do WTCC acontecerá daqui a duas semanas, quando estreia novo evento do calendário na pista de Salzburgring, na Áustria, que na década de 1980 e 1990 recebeu várias provas do Campeonato Mundial de Motociclismo e que pela primeira vez será palco de um evento de carros de um campeonato mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário