The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

WTCC - Round 6 - Salzburgring


Estreando no calendário no calendário do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, a pista austríaca de Salzburgring, localizada a 15 quilômetros a leste de Salzburg, recebeu a sexta rodada dupla do certame.

Trata-se de um circuito de alta velocidade, contendo 4.225 metros, o qual é composto de duas longas retas ligadas entre si por uma curvas rápidas e de grandes raios, como é o caso da Nockstein-Kehre e a Ostschleife, bem como a Fahrerlager Kurve, e duas chicanes, uma de baixa velocidade, a Emko Kurve, e uma de média velocidade, a Schikane, e que recebeu, por muitos anos, a Moto GP.

Na lista de inscritos, a única e esperada baixa na Áustria foi a Lada, já que a marca russa divulgou antecipadamente que competiria apenas em dois eventos em 2012, o primeiro na Hungria e o segundo em Portugal.

Nos treinos qualificatórios, a Chevrolet novamente destoou dos demais competidores, fazendo novamente as três primeiras posições no grid de largada, com Robert Huff na pole position, a sua primeira do ano, marcando o tempo de 1min26s791, à média de 175,912 km/h (velocidade superior à de Monza), deixando Muller em segundo e Menu em terceiro. Tarquini foi o quarto, mais de meio segundo mais lento que o suíço.

O domínio dos Cruze oficiais de fábrica foi, mais uma vez, um prenúncio para o que estava por vir na prova, já que os carros azuis simplesmente despacharam a concorrência e fizeram uma corrida à parte, como se realmente estivessem em uma outra categoria.

A briga entre Huff, Muller e Menu foi bastante intensa, com o francês conseguindo colocar seu carro ao lado do britânico por algumas oportunidades, porém sem completar a ultrapassagem, enquanto que Menu, à espreita mais atrás, tentava se aproveitar de um enrosco que o levasse a uma manobra oportunista.

A disputa protagonizada pelo trio da Chevrolet concentrou a atenção de todos e certamente esperava-se algum entrevero que pudesse causar a eliminação de um, alguns ou todos eles, situação que, para o bem da marca da gravatinha, não ocorreu.

Assim, Huff, suportando grande pressão de Menu, conseguiu se manter à frente para conquistar a sua segunda vitória em 2012, deixando o francês em segundo e o suíço em terceiro, dando à Chevrolet a quinta trifeta da temporada.

Mais atrás, o "melhor do resto" foi novamente Tarquini, que liderou um "trenzinho" formado também por Monteiro, MacDowall, Oriola, Dudukalo, Bennani e Michelisz, o qual somente foi desfeito depois que Bennani tentou uma otimista manobra de ultrapassagem na 12ª volta sobre Dudukalo logo na primeira chicane, eliminando a ambos.

Envolvido no incidente, Michelisz, que vencera a segunda bateria "em casa" há duas semanas, acabou perdendo posições para Tom Coronel e para James Nash, vindo a recuperar o posto do britânico da Ford no giro seguinte para ficar com a nona colocação geral.

Entre os independentes, a vitória ficou com Alex MacDowall, a primeira dele nessa categoria, deixando o segundo lugar para Pepe Oriola e o terceiro para Norbert Michelisz.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Alex MacDowall (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
10º James Nash (GBR) Ford Focus S2000 TC

A inversão do grid de largada entre os dez primeiros colocados da qualificação, que fez com que os Chevrolet oficiais de fábrica largassem do meio do pelotão, deu à segunda bateria toda movimentação que faltou na primeira.

Com os carros mais rápidos da prova, os Cruze foram abrindo caminho pelo pelotão, com Muller, Huff e Menu passando facilmente por Bennani, Tarquini, Monteiro, Oriola, Dudukalo, D'Aste e Coronel até que na sétima volta já faziam novamente a formação de trifeta, desta vez com Yvan Muller à frente, então se defendendo dos ataques de Huff.

O sonho de mais um pódio completo para os Chevrolets, no entanto, começou a ruir na oitava volta quando Alain Menu, sem causa aparente, saiu da pista sozinho na Ostschleife e bateu forte no guard-rail, local que, na volta anterior, vitimou Tiago Monteiro e que, momentos depois, também causou o abandono de Alex MacDowall, o qual quase acertou o carro parado do suíço.

Na última volta, porém, a surpresa e o drama.

Após contornar a Ostschleife, Muller, que liderava a prova, teve seu pneu dianteiro esquerdo furado, o que o fez sair da pista e posteriormente se arrastar nas curvas finais para cruzar a linha de chegada numa frustrante sétima posição.

Também enfrentando problemas de pneus, Huff, que herdara a ponta a poucas  centenas de metros do fim, tentou manter atrás de si Tom Coronel e Stefano D'Aste, que até então brigavam pela última vaga no pódio.

Na segunda perna da Schikane, o britânico tentou se defender de Coronel,  que vinha por dentro, deixando escancarado o caminho para que D'Aste passasse ambos por fora na derradeira curva do traçado e conquistasse uma vitória inteiramente inesperada para o italiano, a primeira em 141 corridas disputadas no WTCC, dando ao seu time, a Wiechers Sports, também seu primeiro triunfo na categoria.

Robert Huff, mesmo com o pneu dianteiro esquerdo furado, ainda conseguiu manter Coronel atrás de si para receber a bandeira quadriculada na segunda posição, para desespero da direção da ROAL Motorsport, que estava crente na vitória após os problemas da Chevrolet.

Além de faturar a vitória na classificação geral, D'Aste, por óbvio, também "abiscoitou" o primeiro lugar entre os independentes. Pepe Oriola e Norbert Michelisz, respectivamente, repetiram o segundo e terceiro lugares da bateria anterior.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Stefano D'Aste (ITA) BMW 320 TC (i)
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320 TC (i)
Alberto Cerqui (ITA) BMW 320 TC (i)
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
10º James Nash (GBR) Ford Focus S2000 TC

Com o problema de pneu da última volta da segunda bateria, Yvan Muller permitiu a aproximação de Huff, que conseguiu tirar 22 pontos em relação ao topo da tabela, reassumindo a segunda posição enquanto que Menu começa a ficar para trás.

 Yvan Muller206
 Robert Huff  198
 Alain Menu  175
 Tom Coronel 116
 Gabriele Tarquini  111
 Norbert Michelisz 90
 Pepe Oriola 87
 Stefano D'Aste 84
 Mehdi Bennani 43
10º  Franz Engstler  38
11º  Tiago Monteiro 35
12º  Alberto Cerqui 25
13º  Aleksei Dudukalo   22
14º  Alex MacDowall 21
15º  Rickard Rydell  14
16º  James Nash 12
17º  Darryl O'Young  11
18º  Tom Chilton 7
19º  Tom Boardman 4
20º  Gábor Wéber 3

Com dois segundos lugares consecutivos, Pepe Oriola consegue se distanciar no campeonato dos independentes, abrindo mais três pontos em relação a Norbert Michelisz.

 Pepe Oriola 90
 Norbert Michelisz 80
 Stefano D'Aste 69
 Franz Engstler 50
 Mehdi Bennani 41
 Alex MacDowall 38
 Alberto Cerqui 34
 Darryl O'Young 24
 Aleksei Dudukalo 17
10º  Gábor Wéber 12
11º  Pasquale di Sabatino 12
12º  Tom Boardman 7
13º  Charles Ng 6
14º  Isaac Tutumlú 3
15º  Andrea Barlesi 3

No campeonato de construtores, mesmo com uma segunda bateria atribulada, a Chevrolet segue abrindo distância, enquanto que a BMW se firma na segunda posição, deixando a Seat na "lanterna".

 Chevrolet 495
 BMW Customer 338
 Seat Costumer 313

A ROAL Motorsport segue na frente, mas a Tuenti vem descontando a desvantagem desde a Hungria, estando agora a apenas oito pontos da ponta.

 ROAL Motorsport 94
 Tuenti Racing Team 86
 Lukoil Racing Team 67
 Zengö Motorsport 59
 Wiechers-Sport 53
 Liqui Moly Team Engstler 31
 Proteam Racing 29
 Bamboo Engineering
20
 Team AON
16
10º  Special Tuning Racing 13

Daqui a duas semanas acontece em Portugal, no espetacular Autódromo Internacional do Algarve, a sétima rodada dupla do WTCC, que faz o rodízio com o circuito nas ruas da cidade do Porto.

Em 2010, ano em que a categoria visitou pela primeira vez a pista de Portimão, Tiago Monteiro venceu a primeira bateria com o Seat León TDi, enquanto que Gabriele Tarquini, a bordo do mesmo modelo, triunfou na segunda bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário