Estreando no calendário no calendário do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, a pista austríaca de Salzburgring, localizada a 15 quilômetros a leste de Salzburg, recebeu a sexta rodada dupla do certame.
Trata-se de um circuito de alta velocidade, contendo 4.225 metros, o qual é composto de duas longas retas ligadas entre si por uma curvas rápidas e de grandes raios, como é o caso da Nockstein-Kehre e a Ostschleife, bem como a Fahrerlager Kurve, e duas chicanes, uma de baixa velocidade, a Emko Kurve, e uma de média velocidade, a Schikane, e que recebeu, por muitos anos, a Moto GP.
Na lista de inscritos, a única e esperada baixa na Áustria foi a Lada, já que a marca russa divulgou antecipadamente que competiria apenas em dois eventos em 2012, o primeiro na Hungria e o segundo em Portugal.
Nos treinos qualificatórios, a Chevrolet novamente destoou dos demais competidores, fazendo novamente as três primeiras posições no grid de largada, com Robert Huff na pole position, a sua primeira do ano, marcando o tempo de 1min26s791, à média de 175,912 km/h (velocidade superior à de Monza), deixando Muller em segundo e Menu em terceiro. Tarquini foi o quarto, mais de meio segundo mais lento que o suíço.
O domínio dos Cruze oficiais de fábrica foi, mais uma vez, um prenúncio para o que estava por vir na prova, já que os carros azuis simplesmente despacharam a concorrência e fizeram uma corrida à parte, como se realmente estivessem em uma outra categoria.
A briga entre Huff, Muller e Menu foi bastante intensa, com o francês conseguindo colocar seu carro ao lado do britânico por algumas oportunidades, porém sem completar a ultrapassagem, enquanto que Menu, à espreita mais atrás, tentava se aproveitar de um enrosco que o levasse a uma manobra oportunista.
A disputa protagonizada pelo trio da Chevrolet concentrou a atenção de todos e certamente esperava-se algum entrevero que pudesse causar a eliminação de um, alguns ou todos eles, situação que, para o bem da marca da gravatinha, não ocorreu.
Assim, Huff, suportando grande pressão de Menu, conseguiu se manter à frente para conquistar a sua segunda vitória em 2012, deixando o francês em segundo e o suíço em terceiro, dando à Chevrolet a quinta trifeta da temporada.
Mais atrás, o "melhor do resto" foi novamente Tarquini, que liderou um "trenzinho" formado também por Monteiro, MacDowall, Oriola, Dudukalo, Bennani e Michelisz, o qual somente foi desfeito depois que Bennani tentou uma otimista manobra de ultrapassagem na 12ª volta sobre Dudukalo logo na primeira chicane, eliminando a ambos.
Envolvido no incidente, Michelisz, que vencera a segunda bateria "em casa" há duas semanas, acabou perdendo posições para Tom Coronel e para James Nash, vindo a recuperar o posto do britânico da Ford no giro seguinte para ficar com a nona colocação geral.
Entre os independentes, a vitória ficou com Alex MacDowall, a primeira dele nessa categoria, deixando o segundo lugar para Pepe Oriola e o terceiro para Norbert Michelisz.
Marcaram pontos na primeira bateria:
1º | Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
2º | Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze 1.6T |
3º | Alain Menu (SUI) | Chevrolet Cruze 1.6T |
4º | Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León WTCC 1.6T |
5º | Tiago Monteiro (POR) | Seat León 1.6T |
6º | Alex MacDowall (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T (i) |
7º | Pepe Oriola (ESP) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
8º | Tom Coronel (HOL) | BMW 320 TC |
9º | Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
10º | James Nash (GBR) | Ford Focus S2000 TC |
A inversão do grid de largada entre os dez primeiros colocados da qualificação, que fez com que os Chevrolet oficiais de fábrica largassem do meio do pelotão, deu à segunda bateria toda movimentação que faltou na primeira.
Com os carros mais rápidos da prova, os Cruze foram abrindo caminho pelo pelotão, com Muller, Huff e Menu passando facilmente por Bennani, Tarquini, Monteiro, Oriola, Dudukalo, D'Aste e Coronel até que na sétima volta já faziam novamente a formação de trifeta, desta vez com Yvan Muller à frente, então se defendendo dos ataques de Huff.
O sonho de mais um pódio completo para os Chevrolets, no entanto, começou a ruir na oitava volta quando Alain Menu, sem causa aparente, saiu da pista sozinho na Ostschleife e bateu forte no guard-rail, local que, na volta anterior, vitimou Tiago Monteiro e que, momentos depois, também causou o abandono de Alex MacDowall, o qual quase acertou o carro parado do suíço.
Na última volta, porém, a surpresa e o drama.
Após contornar a Ostschleife, Muller, que liderava a prova, teve seu pneu dianteiro esquerdo furado, o que o fez sair da pista e posteriormente se arrastar nas curvas finais para cruzar a linha de chegada numa frustrante sétima posição.
Também enfrentando problemas de pneus, Huff, que herdara a ponta a poucas centenas de metros do fim, tentou manter atrás de si Tom Coronel e Stefano D'Aste, que até então brigavam pela última vaga no pódio.
Na segunda perna da Schikane, o britânico tentou se defender de Coronel, que vinha por dentro, deixando escancarado o caminho para que D'Aste passasse ambos por fora na derradeira curva do traçado e conquistasse uma vitória inteiramente inesperada para o italiano, a primeira em 141 corridas disputadas no WTCC, dando ao seu time, a Wiechers Sports, também seu primeiro triunfo na categoria.
Robert Huff, mesmo com o pneu dianteiro esquerdo furado, ainda conseguiu manter Coronel atrás de si para receber a bandeira quadriculada na segunda posição, para desespero da direção da ROAL Motorsport, que estava crente na vitória após os problemas da Chevrolet.
Além de faturar a vitória na classificação geral, D'Aste, por óbvio, também "abiscoitou" o primeiro lugar entre os independentes. Pepe Oriola e Norbert Michelisz, respectivamente, repetiram o segundo e terceiro lugares da bateria anterior.
Marcaram pontos na segunda bateria:
1º | Stefano D'Aste (ITA) | BMW 320 TC (i) |
2º | Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
3º | Tom Coronel (HOL) | BMW 320 TC |
4º | Pepe Oriola (ESP) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
5º | Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
6º | Mehdi Bennani (MAR) | BMW 320 TC (i) |
7º | Alberto Cerqui (ITA) | BMW 320 TC (i) |
8º | Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze 1.6T |
9º | Franz Engstler (ALE) | BMW 320 TC (i) |
10º | James Nash (GBR) | Ford Focus S2000 TC |
Com o problema de pneu da última volta da segunda bateria, Yvan Muller permitiu a aproximação de Huff, que conseguiu tirar 22 pontos em relação ao topo da tabela, reassumindo a segunda posição enquanto que Menu começa a ficar para trás.
1º | Yvan Muller | 206 |
2º | Robert Huff | 198 |
3º | Alain Menu | 175 |
4º | Tom Coronel | 116 |
5º | Gabriele Tarquini | 111 |
6º | Norbert Michelisz | 90 |
7º | Pepe Oriola | 87 |
8º | Stefano D'Aste | 84 |
9º | Mehdi Bennani | 43 |
10º | Franz Engstler | 38 |
11º | Tiago Monteiro | 35 |
12º | Alberto Cerqui | 25 |
13º | Aleksei Dudukalo | 22 |
14º | Alex MacDowall | 21 |
15º | Rickard Rydell | 14 |
16º | James Nash | 12 |
17º | Darryl O'Young | 11 |
18º | Tom Chilton | 7 |
19º | Tom Boardman | 4 |
20º | Gábor Wéber | 3 |
Com dois segundos lugares consecutivos, Pepe Oriola consegue se distanciar no campeonato dos independentes, abrindo mais três pontos em relação a Norbert Michelisz.
1º | Pepe Oriola | 90 |
2º | Norbert Michelisz | 80 |
3º | Stefano D'Aste | 69 |
4º | Franz Engstler | 50 |
5º | Mehdi Bennani | 41 |
6º | Alex MacDowall | 38 |
7º | Alberto Cerqui | 34 |
8º | Darryl O'Young | 24 |
9º | Aleksei Dudukalo | 17 |
10º | Gábor Wéber | 12 |
11º | Pasquale di Sabatino | 12 |
12º | Tom Boardman | 7 |
13º | Charles Ng | 6 |
14º | Isaac Tutumlú | 3 |
15º | Andrea Barlesi | 3 |
No campeonato de construtores, mesmo com uma segunda bateria atribulada, a Chevrolet segue abrindo distância, enquanto que a BMW se firma na segunda posição, deixando a Seat na "lanterna".
1º | Chevrolet | 495 |
2º | BMW Customer | 338 |
3º | Seat Costumer | 313 |
A ROAL Motorsport segue na frente, mas a Tuenti vem descontando a desvantagem desde a Hungria, estando agora a apenas oito pontos da ponta.
1º | ROAL Motorsport | 94 |
2º | Tuenti Racing Team | 86 |
3º | Lukoil Racing Team | 67 |
4º | Zengö Motorsport | 59 |
5º | Wiechers-Sport | 53 |
6º | Liqui Moly Team Engstler | 31 |
7º | Proteam Racing | 29 |
8º |
Bamboo Engineering
| 20 |
9º |
Team AON
| 16 |
10º | Special Tuning Racing | 13 |
Daqui a duas semanas acontece em Portugal, no espetacular Autódromo Internacional do Algarve, a sétima rodada dupla do WTCC, que faz o rodízio com o circuito nas ruas da cidade do Porto.
Em 2010, ano em que a categoria visitou pela primeira vez a pista de Portimão, Tiago Monteiro venceu a primeira bateria com o Seat León TDi, enquanto que Gabriele Tarquini, a bordo do mesmo modelo, triunfou na segunda bateria.
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