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domingo, 24 de junho de 2012

Rally da Nova Zelândia


Depois de ficar com as atividades "paralisadas" por quase um mês, o WRC, Campeonato Mundial de Rally, retornou à ativa neste fim de semana com a sétima etapa do certame, disputado em solo neozelandês e baseado na cidade de Auckland, a maior do país, a pouco mais de 120 quilômetros ao norte da capital Hamilton, contendo um total de 22 estágios cronometrados, sendo oito na sexta-feira, sete no sábado e os sete restantes no domingo, totalizando 413,94 quilômetros de competição, ou 1.657,90 quilômetros considerando os trechos de ligação.

Disputado em chão de terra, com alguns intervalos em asfalto, o Rally da Nova Zelândia, que ficou de fora do calendário do WRC no ano passado em razão do rodízio feito pela FIA, é conhecido pelas suas curvas inclinadas que fazem os carros pular de tangência em tangência em locais sinuosos, tendo sido, para 2012, reintroduzido no terceiro dia estágios que não eram utilizados desde a década de 1990.

A grande novidade para o evento foram os retornos da Prodrive, com seu Mini Cooper, dessa vez contando apenas com Daniel Sordo, e também do showman norte-americano Ken Block, que estava fora da categoria desde o Rally do México.

O restante, no entanto, nada mudou, nem mesmo o domínio de Sébastian Loeb, pronto para ser campeão pela nona vez consecutiva ao vencer de forma relativamente fácil o evento neozelandês após passar a "folga" testando um carro Oreca 03/Nissan da categoria LMP2 de seu próprio time em preparação para a disputa das 24 Horas de Le Mans em 2013, prova que já havia participado em 2005 e 2006 (ano em que terminou em segundo lugar) correndo pela Pescarolo.

O francês roubou a liderança de Mikko Hirvonen, que ponteou da segunda até a sexta superespecial, na SS7 ainda na sexta-feira para não mais largar, sendo escoltado pelo seu colega de equipe na Citroën durante o restante da competição até que, no domingo, veio a ordem da direção do time para que ambos mantivessem as posições, evitando assim a perda desnecessária de pontos.

Trata-se da quarta dobradinha da marca francesa, a terceira de forma consecutiva depois de passar em branco no Rally de Portugal, em um domínio jamais visto na categoria.

O único que tinha condições de impor um pouco de temor à Citroën era Jari-Matti Latvala, mas o jovem e rápido finlandês cometeu outro de seus regulares erros na SS7 ao cortar excessivamente uma curva à direita. O Ford rodou para fora da pista e caiu em uma espécie de barranco.

Apesar de ter conseguido retornar, a perda de tempo foi imensa, o que o levou a uma prova de recuperação, vencendo quatro estágios, inclusive o power stage, para chegar numa distante e frustrante sétima posição.

O outro piloto do time oficial da Ford, Petter Solberg, sofreu com a escolha errada de pneus no primeiro dia, não tendo condições nos dias subsequentes para acompanhar o ritmo dos Citroëns, ficando, apesar disso, mais uma vez com uma vaga no pódio.

O belga Thierry Neuville, correndo com o carro de Nasser Al-Attiyah, que se prepara para participar dos eventos de tiro nas Olimpíadas de Londres, igualou seu melhor resultado ao conquistar a quinta posição após uma bela briga com Ott Tänak, que não suportou a pressão e rodou no sábado e sofreu um grande acidente no domingo na SS20.

Após ficarem algum tempo parados, tanto Daniel Sordo como Ken Block conseguiram pontuar, com o espanhol na sexta colocação, chegando a vencer duas super-especiais no domingo, e com o americano na nona posição.

A bordo do Ford Fiesta da escuderia Brazil World Rally Team, e que regularmente tinha ao volante o brasileiro Daniel Oliveira, que decidiu não se deslocar à Nova Zelândia, o veterano Manfred Stohl, de 39 anos, e que não corria pelo WRC desde o Rally da Grã-Bretanha de 2007, competindo desde então no campeonato austríaco com seu próprio time, alcançou o último posto da zona de pontuação.

A dupla brasileira Paulo Nobre e Edu Paula conseguiu, pela terceira vez na temporada, finalizar um rally, ficando com a 17ª posição, tendo durante todo o fim de semana apenas uma intercorrência ainda na sexta-feira, quando precisou dar passagem a Thierry Neuville, que vinha muito mais rápido, e jogou o carro em uma poça de lama, sujando o para-brigas, o qual demorou para ser limpo. Com a visão bloqueada pela sujeira, Nobre acabou caindo em uma vala, necessitando de quase um minuto para voltar à pista.

Além de Jari-Matti Latvala, Petter Solberg e Sébastien Loeb foram agraciados com pontos extras no power stage, com o finlandês cronometrando o tempo de 4min14s3, enquanto que o norueguês fez 4min15s8 e o francês 4min16s0.

Um fato curioso que aconteceu durante a competição foi a presença maciça da polícia local nos trechos de ligação, como costumeiramente ocorre na Nova Zelândia, que distribuiu  multas por excesso de velocidade a alguns dos pilotos, um dos quais flagrado a 72 km/h em uma área em que a velocidade máxima permitida era de 70 km/h.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Nova Zelândia:

Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Petter Solberg (NOR) Ford Fiesta
Evgeny Novikov (RUS) Ford Fiesta
Thierry Neuville (BEL) Citroën DS3 (privado)
Daniel Sordo (ESP) Mini Cooper
Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Armindo Araújo (POR) Mini Cooper (privado)
Ken Block (EUA) Ford Fiesta (privado)
10º Manfred Stohl (AUS) Ford Fiesta (privado)

Com mais uma vitória, Sébastien Loeb dispara ainda mais na liderança, impondo 38 pontos de vantagem para o seu mais próximo perseguidor, Mikko Hirvonen.

Petter Solberg, aproveitando-se da ausência de Mads Ostberg, recupera a terceira posição enquanto que Latvala perdeu uma colocação para o russo Novikov, que corre pela equipe satélite da Ford.

 Sébastien Loeb 145
 Mikko Hirvonen
107
 Petter Solberg
90
 Mads Otsberg 80
 Evgeny Novikov
55
 Jari-Matti Latvala
54
 Martin Prokop
36
 Thierry Neuville 32
 Daniel Sordo
29
10º
 Nasser Al-Attiyah
23
11º
 Sébastien Ogier
22
12º  Ott Tänak
18
13º  Armindo Araújo
11
14º  François Delecour
8
15º  Dennis Kuipers
8
16º
 Henning Solberg
6
17º  Pierre Campana 6
18º
 Patrik Sandell
4
19º  Yazeed Al-Rajhi
4
20º  Ken Block
4
21º  Jari Ketomaa
2
22º  Eyvind Brynildsen
1
23º  Ricardo Triviño
1
24º  Peter van Merksteijn
1
25º  Abdulaziz Al-Kuwari
1
26º  Manfred Stohl
1

Liderando com quase cem pontos de avanço, a Citroën se prepara para mais um título de construtores, vez que possibilidade da Ford virar o jogo é virtualmente impossível.

 Citroën WRT 237
 Ford WRT 144
 M-Sport WRT 103
 Qatar WRT 47
 Citroën Junior WRT
42
 Adapta WRT
27
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT 16

O WRC tem novamente uma pausa, já que o próximo compromisso da categoria acontecerá apenas entre os dias 2 a 4 de agosto, com o tradicionalíssimo Rally da Finlândia, vencido em 2011 por Sébastien Loeb, o único piloto não escandinavo a vencer duas vezes em solo finlandês.

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