Em um treino muito disputado em que ser o mais rápido e ficar de fora da última parte do treino durante a Q2 era questão de apenas três décimos de segundo, o tempo conseguido por Sebastian Vettel, que o levou à pole position, impondo esses mais de três décimos sobre o segundo colocado, é realmente algo excepcional, principalmente se considerarmos que o atual bicampeão passou próximo da degola na Q1.
Só para se ter uma ideia do feito obtido pelo alemão, a vantagem alcançada por ele é praticamente a mesma que separa Lewis Hamilton, o segundo colocado na Q3, daquele que ficou com o oitavo tempo na sessão, Nico Hülkenberg, ressaltando que o nono colocado, Jenson Button, está a apenas cinco décimos do alemão.
Apagado depois da sua surpreendente primeira vitória em Barcelona, Pastor Maldonado voltou a dar a Frank Williams motivos para sorrir com o terceiro posto na qualificação, ressaltando que Bruno Senna mencionou em entrevista que o venezuelano adotou uma estratégia mais agressiva quanto aos pneus, o que pode significar um maior gasto de borracha durante a prova, levando a uma parada a mais que os demais.
É esperar para ver se não se trata apenas de "choradeira" do brasileiro, que ficou em uma distante 14ª colocação, tomando quase sete décimos de segundo de Maldonado na Q2.
A Lotus torna a mostrar força na qualificação, e com ambos os seus carros, os quais conseguiram chegar à Q3 para ficar com a quarta e quinta posições, dando sinal de que está realmente prestes a vencer na temporada, conquista muito mais próxima do novato Grosjean do que em relação a Räikkönen, aposta essa que é comprovado pelo fato do suíço, mais uma vez, ficar à frente do finlandês.
Depois de duas corridas longe da Q3, a Sauber, que vive a inconstância normal de uma equipe média, conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados novamente em treinos que definem o grid de largada, com a honra dessa vez cabendo exclusivamente a Kamui Kobayashi, o qual conquistou um importante sétimo tempo.
Apesar de ter colocado seus dos pilotos na última fase do treino, a cúpula da Force India não deve ter ficado muito satisfeita, pois certamente esperava mais do VJM05 diante do excelente andamento do carro durante os treinos, gerando certa frustração ao time com "apenas" o oitavo e décimo postos na grelha de partida.
Outro que fez um excepcional treino se considerarmos a condição do carro que pilota foi Heikki Kovalainen que, mais uma vez conseguir se livrar do nocaute na Q1 pela segunda vez na temporada, repetindo a proeza conquistada no Bahrein, quando o lutador finlandês também terminou na 16ª posição.
A grande decepção do treino foi, sem dúvida alguma, a Ferrari que, pela primeira vez desde Melbourne, não conseguiu chegar à Q3 nem mesmo com Alonso, para a tristeza dos torcedores locais, situação que se deu muito mais em razão da apertada sessão do que propriamente por algum erro de seus pilotos, acerto escolhido ou deficiência do F2012, ressaltando a proximidade do tempo de Massa em relação àquele cronometrado pelo seu colega de equipe.
Quem realmente não deve estar nada satisfeito é Mark Webber, que não teve condições de fazer um bom treino em razão de um defeito que acometeu o sistema de DRS do seu carro, dispositivo esse que se recusou a funcionar e deu ao australiano a pior posição dele em treinos de qualificação desde o GP do Japão de 2009.
Timo Glock, por sua vez, foi a baixa no treino. Com problemas estomacais desde quinta-feira, o alemão passou mal e preferiu não ir à pista para se resguardar para amanhã, mas a participação do piloto da Marussia na prova ainda é incerta.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min39s626 | 1min38s530 | 1min38s086 |
2º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min39s169 | 1min38s616 | 1min38s410 |
3º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min38s825 | 1min38s570 | 1min38s475 |
4º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min39s530 | 1min38s489 | 1min38s505 |
5º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | 1min39s464 | 1min38s531 | 1min38s513 |
6º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min39s061 | 1min38s504 | 1min38s623 |
7º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min39s651 | 1min38s703 | 1min38s741 |
8º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min39s009 | 1min38s689 | 1min38s752 |
9º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min39s622 | 1min38s563 | 1min38s801 |
10º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min38s858 | 1min38s519 | 1min38s992 |
11º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min39s409 | 1min38s707 | |
12º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min39s447 | 1min38s770 | |
13º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min39s388 | 1min38s780 | |
14º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min39s449 | 1min39s207 | |
15º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min39s353 | 1min39s358 | |
16º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min40s087 | 1min40s295 | |
17º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min39s924 | 1min40s358 | |
18º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min40s203 | ||
19º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min40s395 | ||
20º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min40s457 | ||
21º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min42s171 | ||
22º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min42s527 | ||
23º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min42s675 | ||
Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | sem tempo | |||
107% (tempo de corte) | 1min45s742 |
Mesmo tendo destoado na Q3 Vettel não tem garantia de vitória, mesmo numa pista em que as ultrapassagens são difíceis, já que o sucesso na prova dependerá, mais uma vez, do correto gerenciamento dos pneus, tal qual aconteceu em Montreal, ainda mais diante do fato de que o calor será mais alto do que se anteriormente esperava.
Existe realmente grande chance de termos um oitavo vitorioso diferente na temporada de 2012, algo que poderá vir pelas mãos de um dos pilotos da Lotus, principalmente depois do que Grosjean conseguiu fazer no Canadá para conquistar o segundo lugar.
O péssimo resultado da Ferrari na qualificação certamente não se refletirá durante a prova, ainda mais porque Alonso e Massa terão oportunidade de largar com pneus novos e escolher com qual composto iniciarão o primeiro stint já pensando na melhor estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário