A chuva foi realmente quem deu o tom no treino qualificatório para o GP da Grã-Bretanha chegando, inclusive, a provocar paralisação da Q2 por cerca de uma hora e meia, algo que não acontecia desde 2010 em Suzuka, o que levantou a hipótese de adiamento do restante da sessão para domingo de manhã.
Felizmente, quando eram cerca de quatro da tarde em Silverstone, a chuva resolveu dar uma abrandada o suficiente para que o grid de largada pudesse ser conhecido ainda hoje.
No meio do aguaceiro, Fernando Alonso novamente mostrou sua capacidade de "tirar leite de pedra" ao volante para roubar a primeira posição de Mark Webber no final da Q3, e por parcos cinco centésimos de segundo, mas não sem antes estar envolvido em nova polêmica, já que somente conseguiu se classificar para a última parte do treino na derradeira volta com o trecho final do circuito sob bandeiras amarelas em razão da saída de pista de Romain Grosjean.
O espanhol, no entanto, não foi o único usar esse artifício da "malandragem", já que Vettel somente conseguiu se livrar do nocaute na Q2 também na mesma situação, enquanto que Di Resta, Senna e outros, os quais tinham chances de ir à Q3, resolveram seguir à risca o regulamento e ficaram na zona da degola por terem abrandado em demasia no local.
A direção de prova fez vistas grossas e validou o resultado do treino, o que significa dizer que Fernando Alonso quebrou um jejum da Ferrari, e dele próprio, os quais não conquistavam a pole position desde a prova nas ruas da cidade de Cingapura, em 2010.
O terceiro posto ficou para Michael Schumacher, renovado após o pódio em Valência, apesar de ter insistido, no início da Q3, com o uso dos pneus intermediários, o que levou o multicampeão a fazer uma parada para ser calçado com os compostos de chuva, os quais eram muito mais adequado às condições da pista.
As decepções desde sábado foram muitas, a começar pela McLaren, que ficou com a discreta oitava colocação com Hamilton, apesar de ter sido o mais rápido na Q2,o único naquela ocasião a marcar um tempo na casa de 1min54s, o que somente pode ser explicado pelo fato do campeão ter adotado a estratégia inversa a de Schumacher, já que o campeão de 2008 trocou seus pneus de chuva pelos intermediários para fazer as suas últimas tentativas, o que se revelou ser uma decisão equivocada.
Jenson Button fez ainda pior ao passar pela humilhação de ser eliminado ainda na Q1, quando também teve de abrandar no último setor em razão das bandeiras amarelas ocasionadas pela rodada de Timo Glock na reta principal, o que levou ao campeão de 2009 extrema frustração, já que vinha fazendo uma volta que lhe dava a classificação para a Q2 com sobras.
O franco-suíço Romain Grosjean, com a estúpida rodada na Vale, perdeu mais uma vez chance de disputar a pole position e ainda atrapalhou diversos pilotos que ainda tentavam uma chance para serem promovidos à Q3, levando o piloto da Lotus a largar da nona colocação com a punição imposta a Nico Hülkenberg por ter trocado a caixa de câmbio do seu carro.
Outros que carregam punições para o grid de largada são Kamui Kobayashi, que perdeu cinco colocações em razão do acidente com Massa em Valência, Jean-Éric Vergne, que levou dez posições de punição pela colisão com Kovalainen, e Charles Pic, que também trocou a caixa de câmbio em uma punição que não lhe trará efeitos práticos, já que ficou em último no treino, fora do limite dos 107%, razão pela qual dependerá de permissão dos comissários da prova para poder largar amanhã.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min46s515 | 1min56s921 | 1min51s746 |
2º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min46s276 | 1min55s898 | 1min51s793 |
3º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min46s571 | 1min55s799 | 1min52s020 |
4º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min46s279 | 1min56s931 | 1min52s199 |
5º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min47s401 | 1min56s388 | 1min53s065 |
6º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | 1min47s309 | 1min56s469 | 1min53s290 |
7º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min46s449 | 1min56s802 | 1min53s539 |
8º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min47s433 | 1min54s897 | 1min53s543 |
9º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min46s334 | 1min55s556 | 1min54s382 |
10º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min47s043 | 1min56s388 | sem tempo |
11º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min47s582 | 1min57s009 | |
12º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min46s649 | 1min57s071 | |
13º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min47s724 | 1min57s108 | |
14º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min47s266 | 1min57s132 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min47s105 | 1min57s426 | |
16º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min47s705 | 1min57s719 | |
17º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min46s494 | 1min57s895 | |
18º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min48s044 | ||
19º | Vitaly Petrov (RUS) | Cateham/Renault | 1min49s027 | ||
20º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min49s477 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min51s518 | ||
22º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min52s742 | ||
23º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min53s040 | ||
Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min54s143 | |||
107% (tempo de corte) | 1min53s718 |
As condições atmosféricas de amanhã, domingo, não serão muito diferente daquelas vistas hoje, ou seja, alternância da intensidade da chuva, ora mais fraca, ora mais forte.
O que se sabe, com absoluta certeza, é que a prova será disputada, na maior parte dela, sob pista molhada, o que tornará o resultado uma loteria, como se viu na Malásia, quando Alonso, à época "azarão", venceu a prova seguido de Sergio Pérez.
Em razão disso, a posição de largada, apesar de importante, não será determinante para a classificação final, já que muita coisa poderá acontecer, isso sem contar a possibilidade de vários acidentes e rodadas, algo comum em pista molhada.
Partindo mais do meio e fundo do pelotão, as McLarens não devem ser descartadas, principalmente porque tanto o time quanto seus pilotos correm em casa e pretendem não decepcionar seus conterrâneos.
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