The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 7 de julho de 2012

Alonso encerra jejum de poles da Ferrari


A chuva foi realmente quem deu o tom no treino qualificatório para o GP da Grã-Bretanha chegando, inclusive, a provocar paralisação da Q2 por cerca de uma hora e meia, algo que não acontecia desde 2010 em Suzuka, o que levantou a hipótese de adiamento do restante da sessão para domingo de manhã.

Felizmente, quando eram cerca de quatro da tarde em Silverstone, a chuva resolveu dar uma abrandada o suficiente para que o grid de largada pudesse ser conhecido ainda hoje.

No meio do aguaceiro, Fernando Alonso novamente mostrou sua capacidade de "tirar leite de pedra" ao volante para roubar a primeira posição de Mark Webber no final da Q3, e por parcos cinco centésimos de segundo, mas não sem antes estar envolvido em nova polêmica, já que somente conseguiu se classificar para a última parte do treino na derradeira volta com o trecho final do circuito sob bandeiras amarelas em razão da saída de pista de Romain Grosjean.

O espanhol, no entanto, não foi o único usar esse artifício da "malandragem", já que Vettel somente conseguiu se livrar do nocaute na Q2 também na mesma situação, enquanto que Di Resta, Senna e outros, os quais tinham chances de ir à Q3, resolveram seguir à risca o regulamento e ficaram na zona da degola por terem abrandado em demasia no local.

A direção de prova fez vistas grossas e validou o resultado do treino, o que significa dizer que Fernando Alonso quebrou um jejum da Ferrari, e dele próprio, os quais não conquistavam a pole position desde a prova nas ruas da cidade de Cingapura, em 2010.

O terceiro posto ficou para Michael Schumacher, renovado após o pódio em Valência, apesar de ter insistido, no início da Q3, com o uso dos pneus intermediários, o que levou o multicampeão a fazer uma parada para ser calçado com os compostos de chuva, os quais eram muito mais adequado às condições da pista.

As decepções desde sábado foram muitas, a começar pela McLaren, que ficou com a discreta oitava colocação com Hamilton, apesar de ter sido o mais rápido na Q2,o único naquela ocasião a marcar um tempo na casa de 1min54s, o que somente pode ser explicado pelo fato do campeão ter adotado a estratégia inversa a de Schumacher, já que o campeão de 2008 trocou seus pneus de chuva pelos intermediários para fazer as suas últimas tentativas, o que se revelou ser uma decisão equivocada.

Jenson Button fez ainda pior ao passar pela humilhação de ser eliminado ainda na Q1, quando também teve de abrandar no último setor em razão das bandeiras amarelas ocasionadas pela rodada de Timo Glock na reta principal, o que levou ao campeão de 2009 extrema frustração, já que vinha fazendo uma volta que lhe dava a classificação para a Q2 com sobras.

O franco-suíço Romain Grosjean, com a estúpida rodada na Vale, perdeu mais uma vez chance de disputar a pole position e ainda atrapalhou diversos pilotos que ainda tentavam uma chance para serem promovidos à Q3, levando o piloto da Lotus a largar da nona colocação com a punição imposta a Nico Hülkenberg por ter trocado a caixa de câmbio do seu carro.

Outros que carregam punições para o grid de largada são Kamui Kobayashi, que perdeu cinco colocações em razão do acidente com Massa em Valência, Jean-Éric Vergne, que levou dez posições de punição pela colisão com Kovalainen, e Charles Pic, que também trocou a caixa de câmbio em uma punição que não lhe trará efeitos práticos, já que ficou em último no treino, fora do limite dos 107%, razão pela qual dependerá de permissão dos comissários da prova para poder largar amanhã.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Fernando Alonso (ESP)Ferrari1min46s5151min56s9211min51s746
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault1min46s2761min55s8981min51s793
Michael Schumacher (ALE)Mercedes1min46s5711min55s7991min52s020
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault1min46s2791min56s9311min52s199
Felipe Massa (BRA)Ferrari1min47s4011min56s3881min53s065
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault1min47s3091min56s4691min53s290
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renault1min46s4491min56s8021min53s539
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min47s4331min54s8971min53s543
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz1min46s3341min55s5561min54s382
10ºRomain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min47s0431min56s388sem tempo
11ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz1min47s5821min57s009
12ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari1min46s6491min57s071
13ºNico Rosberg (ALE)Mercedes1min47s7241min57s108
14ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min47s2661min57s132
15ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault1min47s1051min57s426
16ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari1min47s7051min57s719
17ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari1min46s4941min57s895
18ºJenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min48s044
19ºVitaly Petrov (RUS)Cateham/Renault1min49s027
20ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renault1min49s477
21ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min51s518
22ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min52s742
23º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min53s040

Charles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min54s143
107% (tempo de corte)1min53s718

As condições atmosféricas de amanhã, domingo, não serão muito diferente daquelas vistas hoje, ou seja, alternância da intensidade da chuva, ora mais fraca, ora mais forte.

O que se sabe, com absoluta certeza, é que a prova será disputada, na maior parte dela, sob pista molhada, o que tornará o resultado uma loteria, como se viu na Malásia, quando Alonso, à época "azarão", venceu a prova seguido de Sergio Pérez.

Em razão disso, a posição de largada, apesar de importante, não será determinante para a classificação final, já que muita coisa poderá acontecer, isso sem contar a possibilidade de vários acidentes e rodadas, algo comum em pista molhada.

Partindo mais do meio e fundo do pelotão, as McLarens não devem ser descartadas, principalmente porque tanto o time quanto seus pilotos correm em casa e pretendem não decepcionar seus conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário