O que se viu hoje na Alemanha foi uma reedição daquilo que aconteceu há duas semanas, com a chuva dando novamente o tom na qualificação e só não tivemos exata identidade em relação à Silverstone porque dessa vez não houve a paralisação do treino em razão do excesso de água na pista.
E tal qual a etapa anterior, foi Alonso quem melhor conseguiu se aproveitar das condições traiçoeiras da pista para conquistar, pela segunda vez consecutiva, a pole position, marcando, a princípio, um tempo excepcional e que posteriormente foi baixado na última tentativa do espanhol, sendo o único a andar na casa de 1min40s, muito em razão da estratégia do time em fazer a troca de pneus para um novo jogo dos compostos para chuva no meio da última parte do treino.
O curioso é que foi justamente Alonso quem reclamou, antes do início da Q3, que a pista não reunia condições para os carros, em mais uma "sessão choradeira" do espanhol, o qual não precisa se valer de tais expedientes justamente pelo que ele é ao volante de um carro de Fórmula 1.
É de se imaginar o quanto Alonso deve "chorar" no rádio com seu engenheiro, Andrea Stella durante um treino ou uma corrida, já que a FIA só leva ao ar as conversas que entende interessantes e teoricamente informativas.
A despeito disso, foi Sebastian Vettel quem mais conseguiu se aproximar do piloto principal da Ferrari em uma inversão de posições em relação à última prova ocorrida em Hockenhein, no ano de 2010, quando o atual bicampeão largou da pole seguido de Alonso.
Vencedor da última prova, Mark Webber conseguiu o terceiro tempo e mostra que a Red Bull volta a ter o melhor carro do grid, ainda que longe daquela superioridade mostrada nos dois últimos anos, sendo realmente uma pena que a briga pela vitória, pelo menos em seu início, não terá a presença do australiano em razão da punição de perda de cinco posições por ter tido a necessidade de realizar a troca da caixa de câmbio .
Correndo em casa, Michael Schumacher escapou no "bico do corvo" (como se diz no interior de São Paulo) de ser eliminado ainda no Q1 para terminar a qualificação outra vez com um bom resultado, o quarto tempo, o que dará oportunidade ao multicampeão de largar da terceira posição, a mesma que ocupou na grelha de partida em Silverstone.
A grande decepção desse sábado foi mais uma vez a McLaren, que tinha esperanças de voltar a brigar com as Red Bulls e Alonso com o novo pacote de atualizações e principalmente com o excelente resultado do time no primeiro treino livre do fim de semana, mas ficou apenas com o sétimo e oitavo tempos (sexta e sétimas posições no grid em razão da punição a Webber).
A única notícia boa para a escuderia de Woking em meio a esse resultado frustrante foi o fato de que Jenson Button parece ter voltado a andar no ritmo de seu colega de equipe depois de ter passado as últimas provas totalmente "perdido" a bordo de seu MP4-27.
Entre os demais, de se destacar o desempenho de Daniel Ricciardo que, na difícil situação da pista, conseguiu ficar com o 11º posto a apenas sessenta milésimos de segundo de eliminar Räikkönen e se classificar para a Q3.
Colocando ambos os seus carros na Q3 a Force India deixa claro que é realmente o melhor dos times médios, colocando Hülkenberg em quinto, que se transformou em quarto com a punição imposta a Webber, e Di Resta em nono, restando à equipe de Vijay Mallya conseguir transformar essas excelentes qualificações em um excepcional resultado na corrida, algo que não tem acontecido.
Após pontuarem e mostrarem consistência em Silverstone, os brasileiros não se entenderam com o piso molhado de Hockenheim e fracassaram na qualificação, ambos "tomando sonoras lunetas" de seus respectivos companheiros de equipe, sequer se classificando para a Q3.
Como consolação serve a informação que Massa e Senna possuem um carro aparentemente bem acertado para o piso seco, algo que pode ser de grande valia para a corrida, já que não há previsão de chuva para domingo.
Além de Mark Webber, Romain Grosjean, Nico Rosberg e Sergio Pérez também sofrerão penalização consistente na perda de cinco posições no grid de largada e pelo mesmo motivo, sendo os franco-suíço e o alemão por terem feito a troca da caixa de câmbio e o mexicano por ter bloqueado Alonso e Räikkönen durante a Q2.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min16s073 | 1min38s521 | 1min40s621 |
2º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min16s393 | 1min38s309 | 1min41s026 |
3º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min16s500 | 1min38s382 | 1min41s496 |
4º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min16s686 | 1min38s010 | 1min42s459 |
5º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min16s271 | 1min39s467 | 1min43s501 |
6º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min16s181 | 1min38s731 | 1min43s950 |
7º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min16s507 | 1min38s659 | 1min44s113 |
8º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min16s221 | 1min37s365 | 1min44s186 |
9º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min16s362 | 1min39s793 | 1min44s889 |
10º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | 1min15s693 | 1min39s729 | 1min45s811 |
11º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min16s516 | 1min39s789 | |
12º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min15s726 | 1min39s933 | |
13º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min16s481 | 1min39s985 | |
14º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min16s265 | 1min40s212 | |
15º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min16s685 | 1min40s574 | |
16º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min16s426 | 1min40s752 | |
17º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min15s988 | 1min40s551 | |
18º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min16s741 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Cateham/Renault | 1min17s620 | ||
20º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min18s531 | ||
21º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min19s220 | ||
22º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min19s291 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min19s912 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min20s230 | ||
107% (tempo de corte) | 1min20s991 |
As equipes não tiveram muito tempo para analisar corretamente as evoluções trazidas para Hockenheim e também o desempenho e durabilidade dos pneus Pirelli, que estreiam nessa pista.
Ainda sim, a compreensão dos compostos de borracha é maior do que aquela que todos tiveram em Silverstone, onde os pilotos conseguiram correr com os pneus slicks apenas durante a prova.
Com a Q3 disputada em pista molhada, o regulamento abre a oportunidade para que todos escolham com qual tipo de pneu largarão, algo que também ocorreu na Grã-Bretanha, o que deve abrir margem para uma variedade de estratégias, ressaltando que, aparentemente, os RB8 não se entrosaram muito com os compostos macios.
A Red Bull, no entanto, é o time que possui o modelo mais forte em ritmo de prova conforme se viu em Valência e Silverstone, o que significa dizer que, mesmo saindo da segunda colocação, Sebastian Vettel terá uma chance de ouro de finalmente quebrar o tabu de nunca ter vencido em solo alemão.
Resta apenas saber como se sairá a McLaren, principalmente se o resultado ruim de Button e Hamilton nos treinos se deu porque ambos privilegiaram o acerto para pista seca, o que poderia colocá-los em boa posição para brigar pelo pódio.
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