Se em Valência Luiz Razia ganhou com um fim de corrida fantástico, dessa vez o baiano promoveu um início de prova arrasador que lhe valeu a quarta vitória na temporada, a terceira em sprint races, demonstrando de vez o amadurecimento pela qual o piloto da Arden passa em 2012.
Largando da quarta posição, Razia chegou à ponta com muita agressividade já na segunda volta, passando por Valsecchi por fora na Stowe no giro inicial depois de uma batalha travada desde a The Loop e, na passagem seguinte, superou na sequência Felipe Nasr na freada para a Brooklands e Van der Garde de novo na Stowe, em mais uma manobra por fora, chegando à liderança sem mais perdê-la.
Na frente, no entanto, o brasileiro não teve vida fácil pois ainda foi pressionado por Nasr, que se livrou rapidamente de Van der Garde e chegou a passar Razia por alguns instantes na Village até que o brasiliense levou o famoso "x".
No fim da prova foi a vez de Valsecchi pressionar o piloto da Arden, que soube se segurar quando o italiano encostou bastante, chegando a ficar a menos de um segundo do brasileiro, o qual, por sua vez, foi frio o suficiente para construir uma nova vantagem nas duas últimas voltas para cruzar a linha de chegada a sossegados cinco segundos do piloto da DAMS.
Na terceira posição ficou Felipe Nasr que, finalmente, conseguiu fazer uma corrida sem problemas, formando uma dobradinha brasileira no pódio, algo que não acontecia desde a sprint race de Monza, em 2009, quando Razia venceu com Lucas di Grassi na segunda posição.
Tal qual Razia, Felipe Nasr não teve tranquilidade nas derradeiras voltas, sendo pressionado de forma intensa por Cecotto e Gutiérrez, que se revezaram por algumas oportunidades na quarta posição. O brasiliense, conhecedor de Silverstone por ter feito dois anos de Fórmula 3 Inglesa, sendo campeão no ano passado, soube se defender para retornar ao pódio, local que não frequenta desde Sepang.
Já a disputa entre Cecotto e Gutiérrez foi um caso a parte.
Após brigarem por algumas voltas, o mexicano conseguiu superar o venezuelano, o qual recuperou a posição após Gutiérrez ter feito uma desastrada manobra de ultrapassagem na penúltima volta sobre Nasr na Vale.
No último, Gutiérrez, no desespero, tentou na Stowe passar por fora Cecotto, mas este não deu espaço, levando para fora da pista o mexicano, que retornou imprudentemente para cima do piloto da Barwa Addax e causou um toque entre ambos, levando Cecotto para fora da pista em alta velocidade.
De forma incompreensível e estranha, os comissários decidiram punir Gutiérrez com a perda de dez posições no grid de largada em Hockenheim e não na própria prova de Silverstone, onde o mexicano terminou em quarto lugar e com a asa dianteira quebrada em razão do incidente, como deveria ser o correto no meu entender.
Aliás, a Lotus ART não começará o fim de semana de Hockenheim muito bem já que além de Gutiérrez, teve seu outro piloto, James Calado, punido também com a perda de dez posições por uma colisão estúpida com Max Chilton na Maggots.
Os pontos da melhor volta ficaram com Marcus Ericsson, que marcou o tempo de 1min45s244, à média de 201,508 km/h, o qual foi cerca de dois segundos mais lenta que os giros de Leal e Berthon, que perderam os pontos de bonificação por não terem figurado entre os dez primeiros colocados como manda o regulamento.
Por outro lado, a grande decepção da prova foi Giedo van der Garde que, na feature race, teve boa corrida de recuperação, mas na sprint race fez o caminho inverso ao largar da pole position antes de ser engolido pelo pelotão até receber a bandeira quadriculada na 21º, a duas voltas do vencedor.
Marcaram pontos na segunda bateria em Silverstone:
1º | Luiz Razia (BRA) | Arden |
2º | Davide Valsecchi (ITA) | DAMS |
3º | Felipe Nasr (BRA) | DAMS |
4º | Esteban Gutiérrez (MEX) | Lotus ART |
5º | Jolyon Palmer (GBR) | iSport |
6º | Nigel Melker (HOL) | Ocean Racing |
7º | Marcus Ericsson (SUE) | iSport |
8º | Fabio Onidi (ITA) | Coloni |
Com a vitória, Luiz Razia consegue abrir mais três pontos de Valsecchi na liderança recém-adquirida e atira toda a pressão sobre o italiano, que já teve a ponta com grande avanço sobre o brasileiro nas provas iniciais.
1º | Luiz Razia | 165 |
2º | Davide Valsecchi | 159 |
3º |
Esteban Gutiérrez
| 122 |
4º |
James Calado
| 95 |
5º |
Max Chilton
| 95 |
6º |
Giedo van der Garde
| 93 |
7º | Fabio Leimer | 69 |
8º | Marcus Ericsson | 56 |
9º |
Johnny Cecotto
| 49 |
10º |
Jolyon Palmer
| 48 |
11º |
Felipe Nasr
| 46 |
12º |
Nathanaël Berthon
| 41 |
13º | Stefano Coletti | 31 |
14º |
Tom Dillmann
| 27 |
15º | Rio Haryanto | 27 |
16º | Nigel Melker | 16 |
17º |
Fabio Onidi
| 13 |
18º |
Rodolfo González
| 6 |
19º |
Simon Trummer
| 1 |
20º |
Stéphane Richelmi
| 4 |
21º |
Julián Leal
| 1 |
22º | Fabrizio Crestani | 1 |
23º | Brendon Hartley | 1 |
A DAMS, com seus dois pilotos no pódio, não permitiu que a Lotus ART saísse de Silverstone com uma grande vantagem, valendo ressaltar que o time preto e dourado levará para Hockenheim punições a Gutiérrez e Calado.
1º | Lotus ART | 217 |
2º | DAMS | 205 |
3º | Arden | 169 |
4º | Carlin | 122 |
5º | Racing Engineering | 110 |
6º | iSport | 104 |
7º | Caterham | 99 |
8º |
Barwa Addax
| 59 |
9º | Coloni | 44 |
10º | Rapax | 27 |
11º | Ocean Racing | 17 |
12º | Trident | 5 |
13º | Lazarus | 1 |
A GP2 fará em Hockenheim, daqui a duas semanas, a oitava rodada dupla do certame, prova que, na última vez que foi disputada, em 2010, teve como vencedores Pastor Maldonado e Sergio Pérez, ressaltando que no ano passado, a etapa alemã teve como palco Nürburgring, onde venceram Luca Filippi e Romain Grosjean.
Nenhum comentário:
Postar um comentário