The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 8 de julho de 2012

GP2 - Round 7 - Silverstone - Leg 2


Se em Valência Luiz Razia ganhou com um fim de corrida fantástico, dessa vez o baiano promoveu um início de prova arrasador que lhe valeu a quarta vitória na temporada, a terceira em sprint races, demonstrando de vez o amadurecimento pela qual o piloto da Arden passa em 2012.

Largando da quarta posição, Razia chegou à ponta com muita agressividade já na segunda volta, passando por Valsecchi por fora na Stowe no giro inicial depois de uma batalha travada desde a The Loop e, na passagem seguinte, superou na sequência Felipe Nasr na freada para a Brooklands e Van der Garde de novo na Stowe, em mais uma manobra por fora, chegando à liderança sem mais perdê-la.

Na frente, no entanto, o brasileiro não teve vida fácil pois ainda foi pressionado por Nasr, que se livrou rapidamente de Van der Garde e chegou a passar Razia por alguns instantes na Village até que o brasiliense levou o famoso "x".

No fim da prova foi a vez de Valsecchi pressionar o piloto da Arden, que soube se segurar quando o italiano encostou bastante, chegando a ficar a menos de um segundo do brasileiro, o qual, por sua vez, foi frio o suficiente para construir uma nova vantagem nas duas últimas voltas para cruzar a linha de chegada a sossegados cinco segundos do piloto da DAMS. 

Na terceira posição ficou Felipe Nasr que, finalmente, conseguiu fazer uma corrida sem problemas, formando uma dobradinha brasileira no pódio, algo que não acontecia desde a sprint race de Monza, em 2009, quando Razia venceu com Lucas di Grassi na segunda posição.

Tal qual Razia, Felipe Nasr não teve tranquilidade nas derradeiras voltas, sendo pressionado de forma intensa por Cecotto e Gutiérrez, que se revezaram por algumas oportunidades na quarta posição. O brasiliense, conhecedor de Silverstone por ter feito dois anos de Fórmula 3 Inglesa, sendo campeão no ano passado, soube se defender para retornar ao pódio, local que não frequenta desde Sepang.

Já a disputa entre Cecotto e Gutiérrez foi um caso a parte.

Após brigarem por algumas voltas, o mexicano conseguiu superar o venezuelano, o qual recuperou a posição após Gutiérrez ter feito uma desastrada manobra de ultrapassagem na penúltima volta sobre Nasr na Vale.

No último, Gutiérrez, no desespero, tentou na Stowe passar por fora Cecotto, mas este não deu espaço, levando para fora da pista o mexicano, que retornou imprudentemente para cima do piloto da Barwa Addax e causou um toque entre ambos, levando Cecotto para fora da pista em alta velocidade.

De forma incompreensível e estranha, os comissários decidiram punir Gutiérrez com a perda de dez posições no grid de largada em Hockenheim e não na própria prova de Silverstone, onde o mexicano terminou em quarto lugar e com a asa dianteira quebrada em razão do incidente, como deveria ser o correto no meu entender.

Aliás, a Lotus ART não começará o fim de semana de Hockenheim muito bem já que além de Gutiérrez, teve seu outro piloto, James Calado, punido também com a perda de dez posições por uma colisão estúpida com Max Chilton na Maggots.

Os pontos da melhor volta ficaram com Marcus Ericsson, que marcou o tempo de 1min45s244, à média de 201,508 km/h, o qual foi cerca de dois segundos mais lenta que os giros de Leal e Berthon, que perderam os pontos de bonificação por não terem figurado entre os dez primeiros colocados como manda o regulamento.

Por outro lado, a grande decepção da prova foi Giedo van der Garde que, na feature race, teve boa corrida de recuperação, mas na sprint race fez o caminho inverso ao largar da pole position antes de ser engolido pelo pelotão até receber a bandeira quadriculada na 21º, a duas voltas do vencedor.

Marcaram pontos na segunda bateria em Silverstone:

Luiz Razia (BRA)Arden
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Jolyon Palmer (GBR)iSport
Nigel Melker (HOL)Ocean Racing
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Fabio Onidi (ITA)Coloni

Com a vitória, Luiz Razia consegue abrir mais três pontos de Valsecchi na liderança recém-adquirida e atira toda a pressão sobre o italiano, que já teve a ponta com grande avanço sobre o brasileiro nas provas iniciais.

 Luiz Razia165
 Davide Valsecchi159
 Esteban Gutiérrez
122
 James Calado
95
 Max Chilton
95
 Giedo van der Garde
93
 Fabio Leimer 69
 Marcus Ericsson56
 Johnny Cecotto
49
10º
 Jolyon Palmer
48
11º
 Felipe Nasr
46
12º
 Nathanaël Berthon
41
13º Stefano Coletti 31
14º
 Tom Dillmann
27
15º Rio Haryanto  27
16º Nigel Melker16
17º
 Fabio Onidi
13
18º
 Rodolfo González
6
19º
 Simon Trummer
1
20º
 Stéphane Richelmi
4
21º
 Julián Leal
1
22º Fabrizio Crestani 1
23º Brendon Hartley1

A DAMS, com seus dois pilotos no pódio, não permitiu que a Lotus ART saísse de Silverstone com uma grande vantagem, valendo ressaltar que o time preto e dourado levará para Hockenheim punições a Gutiérrez e Calado.

 Lotus ART
217
 DAMS205
 Arden
169
 Carlin122
 Racing Engineering110
 iSport104
 Caterham99
 Barwa Addax
59
 Coloni44
10º Rapax 27
11º Ocean Racing 17
12º Trident5
13º Lazarus 1

A GP2 fará em Hockenheim, daqui a duas semanas, a oitava rodada dupla do certame, prova que, na última vez que foi disputada, em 2010, teve como vencedores Pastor Maldonado e Sergio Pérez, ressaltando que no ano passado, a etapa alemã teve como palco Nürburgring, onde venceram Luca Filippi e Romain Grosjean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário