The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 22 de julho de 2012

GP2 - Round 8 - Hockenheim - Leg 2


Em uma corrida relativamente monótona, a GP2 encerrou hoje a rodada dupla de Hockenheim com a vitória justamente daquele que largou da pole position em razão da inversão entre os oito primeiros colocados da feature race.

Sem ser incomodado em momento algum, James Calado largou muito bem e disparou na frente, não dando quaisquer chances à concorrência, liderando de ponta-a-ponta para vencer pela segunda vez na categoria e na temporada, ambas as oportunidades em sprint races, ficando, ainda, com os pontos extras por ter sido o mais rápido entre os dez primeiros, marcando o tempo de 1min26s418, à média de 190,543, a qual foi apenas a quinta volta mais rápida da prova.

A briga pelo segundo lugar se encerrou na primeira volta quando Felipe Nasr, que largara da quinta posição, apareceu surpreendentemente atrás de Calado na saída da curva 3, posição que não conseguiu manter após escapar na saída da curva 8, o que permitiu a ultrapassagem de Giedo van der Garde, que logo abriu frente confortável e não sofreu qualquer pressão do brasiliense.

Apesar disso, Nasr mostrou, mais uma vez, que começa a evoluir na GP2 depois de um início de temporada um pouco tumultuado, confirmando aquilo que foi dito aqui no blog ontem após o término da corrida longa, dessa vez sabendo se portar diante dos ataques proferidos por Leimer.

Por outro lado, hoje foi a vez de Luiz Razia cometer um dos seus raros erros nessa temporada.

Segundo no grid de largada, o baiano largou muito mal e já era sexto na reta oposta quando chegou ao grampo Spitzkehre com muito "apetite", tendo sido traído pela diminuição da velocidade daqueles que vinham à frente em linha de três, Nasr, Van der Garde e Richelmi.

Para evitar acertar a traseira de Leimer, o piloto da Arden desviou levemente sua linha para fora, o suficiente para pegar a zebra externa e rodar sozinho na frente de todo pelotão, tendo sorte de não ser atingido por ninguém, vitimando apenas Dillmann e Chilton, que se engancharam no engarrafamento formado e ficaram parados no meio da pista provocando a única intervenção do safety car da prova.

Razia voltou à prova tendo de fazer uma corrida de recuperação, mas esteve nitidamente sem ritmo, salvando ainda um décimo lugar com as punições a Jolyon Palmer e Stefano Coletti por terem ultrapassado em trecho sob bandeira amarela, o que não foi suficiente para o atual líder do campeonato figurar na zona de pontuação.

Aliás, foram essas punições que permitiram a Davide Valsecchi chegar na nona colocação e abiscoitar dois pontos mesmo após ter sido levado a uma rodada quando foi tocado pelo próprio Palmer no meio da Spitzkehre a onze giros do fim.

Quem, no entanto, conseguiu prender a atenção dos espectadores nessa prova foi Nigel Melker, que serviu de tampão e conseguiu segurar atrás de si mais de meia dúzia de pilotos, e por várias voltas, gerando uma intensa briga com Cecotto, Král, Coletti, Palmer, Berthon, Leal, Haryanto, Ericsson, Canamasas, Valsecchi e posteriormente Luiz Razia.

Outra disputa interessante foi aquela travada entre Cecotto, após o venezuelano ter conseguido se livrar de Melker, e Gutiérrez, pilotos que trocaram de posição por algumas vezes em briga que fez vir à mente de todos o acidente na sprint race em Silverstone na última volta.

Marcaram pontos na segunda bateria em Hockenheim:

James Calado (GBR)Lotus ART
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Johnny Cecotto (VEN)Barwa Addax
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Nigel Melker (HOL)Ocean Racing

Razia tinha grandes chances de abrir uma maior vantagem na liderança, mas o erro cometido na volta inaugural da prova permitiu que Valsecchi, que também não teve muita sorte nesse fim de semana, trouxesse a diferença para dez pontos, quatro a mais em relação à situação da tabela antes da rodada dupla de Hockenheim.

 Luiz Razia171
 Davide Valsecchi161
 Esteban Gutiérrez
129
 Giedo van der Garde
119
 James Calado
116
 Fabio Leimer
95
 Max Chilton 95
 Johnny Cecotto80
 Felipe Nasr
68
10º
 Marcus Ericsson
56
11º
 Jolyon Palmer
48
12º
 Nathanaël Berthon
41
13º Stefano Coletti 31
14º
 Tom Dillmann
29
15º Rio Haryanto  27
16º Nigel Melker25
17º
 Stéphane Richelmi
19
18º
 Fabio Onidi
13
19º
 Rodolfo González
6
20º
 Simon Trummer
4
21º
 Julián Leal
1
22º Fabrizio Crestani 1
23º Brendon Hartley1

Tanto a Lotus ART como a DAMS conseguiram pontuar nessa prova curta com ambos os seus carros, com vantagem para a atual líder, que consegue se distanciar da rival, tendo agora dezesseis pontos de frente, uma vantagem também quatro pontos maior do que aquela antes dessa rodada dupla.

 Lotus ART
245
 DAMS229
 Arden
174
 Racing Engineering136
 Caterham 125
 Carlin122
 iSport 104
 Barwa Addax
80
 Coloni44
10º Rapax 29
11º Ocean Racing 26
12º Trident20
13º Lazarus 1

A GP2 tem apenas poucos dias de folga antes da próxima etapa do calendário, que acontece já no próximo fim de semana no circuito de Hungaroring, onde se sagraram vencedores no ano passado o franco suíço Romain Grosjean na feature race e Stefano Coletti na sprint race.

Nenhum comentário:

Postar um comentário