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sábado, 28 de julho de 2012

GP2 - Round 9 - Hungaroring - Leg 1


Com dois terços da temporada já cumpridos, a GP2, com a feature race em Hungaroring, entra em sua reta final e decisiva, não só para aqueles que ainda disputam a coroa de 2012, mas também àqueles que buscam uma vaguinha em alguma equipe da Fórmula 1 para o ano que vem, nem que seja como piloto de testes.

A lista de inscritos novamente sofreu alterações, já que a Rapax deu outra oportunidade ao fraco holandês Daniel de Jong no lugar do compatriota Tom Dillmann, responsável por todos os pontos do time italiano na tabela.

Depois de brilharetes em algumas das provas deste ano, Max Chilton finalmente teve a chance de ganhar pela primeira vez na categoria, dando também à equipe Carlin a primeira vitória na GP2, conquista que foi facilitada pela pole position arrebatada nos instantes finais da qualificação, bem como da excelente arrancada até a liderança já na primeira curva.

O triunfo do britânico da Carlin foi valorizado pelo fato de ter conseguido suportar a grande pressão imposta por Valsecchi no terço final da prova, quando Julián Leal, que ainda precisava fazer sua parada obrigatória e andava em um ritmo bem lento com seus pneus já bem desgastados, serviu de tampão e permitiu a aproximação dos principais candidatos à vitória na prova. 

Sem conseguir superar Chilton, o italiano da DAMS teve de se consolar com o segundo lugar, recebendo ainda os dois pontos de bonificação por ter feito a melhor volta entre aqueles que ficaram nas dez primeiras posições, marcando o tempo de 1min32s896 à média de 169,776 km/h, a quarta melhor passagem da prova, cerca de sete décimos de segundo mais lenta que o giro de Simon Trummer, último a cumprir a troca de pneus obrigatórias.

Com mais uma excelente largada, Razia pulou da quinta colocação para o terceiro posto ainda na primeira curva, posição esta que manteve até o final após não ter tido sucesso na grande briga travada com Valsecchi na volta 24, quando o brasileiro, aproveitando-se a presença de Leal, conseguiu fazer uma ultrapassagem por fora na curva 1 sobre o italiano, que devolveu o revés na mesma moeda ao passar o piloto da Arden logo na sequência, também por fora, na curva 2, em uma disputa que teve direito a toque de rodas e durou até a curva 5.

Já Felipe Nasr, que conseguiu apenas a 13ª posição na qualificação, fazia uma prova discreta brigando pela sétima colocação com Berthon quando teve uma falha nos freios traseiros na curva 1, levando-o a uma saída de pista sem consequências maiores, já que o brasiliense conseguiu imobilizar o carro antes de atingir as barreiras.

Tendo optado por uma estratégia diferenciada, e equivocada, de largar com os pneus prime para protelar ao máximo sua parada obrigatória e assim equipar seu carro com os pneus option, mais macios para ter mais velocidade em relação aos demais no final da prova, Gutiérrez perdeu a chance de marcar preciosos pontos e certamente a escapada que deu na saída da curva 14 quando perseguia Berthon, não ajudou, perdendo duas posições, as quais foram recuperadas com uma ultrapassagem sobre Leimer e com o abandono de Nasr.

Jolyon Palmer, por seu turno, foi o grande "perdedor" da prova ao desperdiçar a boa terceira colocação no grid de largada com uma péssima largada, sendo obrigado a se contentar com uma decepcionante sexta colocação.

Marcaram pontos na primeira bateria em Hungaroring:

Max Chilton (GBR)Carlin
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Luiz Razia (BRA)Arden
James Calado (GBR)Lotus ART
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Jolyon Palmer (GBR)iSport
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
10ºStefano Coletti (MON)Coloni

Com o segundo lugar e os pontos de bonificação conquistados, Valsecchi conseguiu derrubar pela metade sua desvantagem em relação à Luiz Razia, os quais já colocam cerca de cinquenta pontos de avanço para o terceiro colocado, Gutiérrez.

 Luiz Razia186
 Davide Valsecchi181
 Esteban Gutiérrez
133
 Giedo van der Garde
129
 James Calado
128
 Max Chilton
124
 Fabio Leimer97
 Johnny Cecotto80
 Felipe Nasr
68
10º
 Marcus Ericsson
56
11º
 Jolyon Palmer
56
12º
 Nathanaël Berthon
47
13º Stefano Coletti 32
14º
 Tom Dillmann
29
15º Rio Haryanto27
16º Nigel Melker25
17º
 Stéphane Richelmi
19
18º
 Fabio Onidi
13
19º
 Rodolfo González
6
20º
 Simon Trummer
4
21º
 Julián Leal
1
22º Fabrizio Crestani 1
23º Brendon Hartley1

O problema enfrentado por Nasr deu oportunidade à Lotus ART de se distanciar um pouco mais da DAMS na ponta do campeonato entre as equipes.

 Lotus ART
261
 DAMS249
 Arden
190
 Carlin151
 Racing Engineering144
 Caterham135
 iSport 112
 Barwa Addax
80
 Coloni45
10º Rapax 29
11º Ocean Racing 26
12º Trident20
13º Lazarus 1

Amanhã, antes do GP da Hungria de Fórmula 1, acontecerá a sprint race da GP2, a qual fecha o fim de semana da categoria na Hungria, tendo Esteban Gutiérrez saindo da pole position, com Berthon em segundo lugar, enquanto que Razia parte da quinta colocação, logo à frente de Valsecchi.

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