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domingo, 8 de julho de 2012

Mark Webber rouba no final a vitória da Ferrari


A estratégia escolhida por Alonso e pela Ferrari de largar com os pneus duros parecia ser a decisão mais correta, tanto que o espanhol chegou a abrir bons segundos sobre Webber na liderança da corrida ainda nas voltas iniciais e tudo levava a crer que a situação estava sob total controle do campeão de 2005 e 2006 para conduzir seu carro rumo à terceira vitória na temporada, a segunda de forma consecutiva.

Mas a chuva, que certamente era esperada por todos, não veio, o que obrigou Alonso a cumprir o regulamento e utilizar os compostos macios, os quais, por alguma razão, não tiveram bom desempenho com nenhum dos carros do grid, permitindo, assim, que o australiano, equipado com os pneus de faixa prateada, pudesse encostar facilmente na Ferrari no último stint.

A ultrapassagem era questão de voltas e Webber conseguiu completar a manobra a cinco giros do fim em grande lance por fora na curva Brooklands, permitindo que o australiano da Red Bull, que já triunfara em Mônaco, fosse o segundo piloto a repetir uma vitória na temporada de 2012, igualando a marca do espanhol, não sendo por acaso que ambos os pilotos lideram o campeonato.

Com inteligência, Alonso fez o que pôde para segurar a ponta, mas não forçou desnecessariamente a barra diante do australiano, ao contrário do que fez Hamilton com Maldonado em Valência, que o levaria a possível perda  de preciosos pontos, bem porque o piloto da Ferrari sabia que Vettel, o terceiro colocado, poderia ser uma ameaça bem real nas voltas seguintes.

Vitorioso, Webber se impõe sobre Vettel, seu colega de equipe mais prestigiado na equipe Red Bull justamente na pista em que, há dois anos, o time austríaco deixou escancarada a preferência pelo alemão na disputa pelo título de 2010.

E finalmente Felipe Massa conseguiu em 2012 fazer uma prova que pode ser chamada de "normal", ou seja, sem problemas de desempenho ou mesmo os sem os azares que vêm lhe perseguindo há tempos, andando sempre muito próximo do ritmo de Fernando Alonso, o que significa dizer que certamente o brasileiro teria condições de brigar pelo pódio com Sebastian Vettel se não tivesse perdido tanto tempo para conseguir se livrar de Schumacher no início da prova, o que foi feito com uma belíssima manobra na Stowe.

A apenas seis segundos do espanhol, o quarto lugar conquistado por Felipe Massa, o melhor resultado dele desde o GP da Coreia do Sul de 2010, quando subiu ao pódio pela última vez antes de uma série de vários quintos lugares, dará a ele um pouco de sossego da imprensa italiana para continuar seus trabalhos na temporada e, quiçá, cavar seu lugar na Ferrari em 2013.

É bom registrar que Massa esteve muito próximo também de perder o seu bom resultado em briga com Kimi Räikkönen, que impôs sobre o brasileiro grande pressão no final da prova e certamente jogou tudo pela janela a duas voltas do fim ao escapar da pista quando tentou se aproximar demasiadamente de Massa na freada da Village para habilitar o uso do DRS na reta Wellington, dando refresco suficiente para o piloto do time italiano recebesse a bandeira quadriculada em quarto lugar.

A Lotus, aliás, novamente perdeu a chance de disputar a vitória quando Romain Grosjean foi obrigado a fazer uma parada para a troca do bico ainda na terceira volta, peça que foi danificada após o toque entre o carro do franco-suíço e Paul di Resta, o qual precisou a abandonar a prova.

A grande prova de recuperação feita por Grosjean, que mesmo tendo de fazer uma parada imprevista no início da prova ainda terminou a apenas dezessete segundos do vencedor, deixou bastante claro que o atual campeão da GP2 seria certamente um dos contendores à vitória em Silverstone em briga com as Red Bulls e a Ferrari de Alonso se não tivesse tido aquele problema.

Por outro lado, depois de decepcionar na qualificação, a McLaren novamente desiludiu sua torcida justamente correndo em casa, já ambos os seus pilotos não conseguiram fazer grande coisa, com Hamilton bastante apagado chegando exatamente na mesma posição em que largou, o oitavo posto, e Jenson Button fazendo um mísero ponto com a décima colocação.

Punidos em razão de incidentes em Valência, Maldonado e Kobayashi voltaram a aprontar, ainda que dessa vez tenham escapado de uma sanção mais rígida ao receberem multas de €10,000 e €25,000 respectivamente.

Enquanto o venezuelano tirou Sergio Pérez da prova após forçar demais para manter a posição na Brooklands, abalroando o carro do mexicano que vinha por fora, Kobayashi fez um belo strike nos boxes, atingindo vários mecânicos ao bloquear suas rodas antes de uma tentativa desastrada de parar no pit.

Vítima de Maldonado, Pérez, ao abandonar a prova e ainda bastante nervoso, cobrou dos comissários uma punição exemplar ao venezuelano, já que até agora foi aquele que mais se prejudicou com as manobras do piloto da Williams na temporada.

Sem ser tão espetacular quanto Maldonado, Bruno Senna, sempre discreto, novamente chega à zona de pontuação ao cruzar a linha de chegada num nono lugar conquistado com uma bela ultrapassagem na Luffield a dois giros do fim sobre Hülkenberg, isso sem contar que o brasileiro conseguiu segurar com firmeza atrás de si a McLaren de Jenson Button por diversas voltas.

Por fim, de se registrar a inversão de papéis na Mercedes, que teve seu piloto veterano Michael Schumacher fazendo uma boa prova na zona de pontuação, culminando com uma bela ultrapassagem sobre Hamilton nos instantes finais, enquanto que Nico Rosberg, após péssima apresentação, recebeu a bandeira quadriculada numa distante 15ª colocação, atrás de ambas as Toro Rosso, sem nenhum problema na prova que justificasse tal situação.

Essa foi a classificação final do GP da Grã-Bretanha:

Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault52 voltas em 1h25min11s288
Fernando Alonso (ESP)Ferrari a 03s060
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renaulta 04s836
Felipe Massa (BRA)Ferraria 09s519
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 10s314
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 17s101
Michael Schumacher (ALE)Mercedesa 29s153
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 36s463
Bruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 43s347
10ºJenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 44s444
11ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 45s370
12ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 47s856
13ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 51s241
14ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferraria 53s313
15ºNico Rosberg (ALE)Mercedesa 57s394
16ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renaulta 1 volta
17ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1 volta
19ºCharles Pic (FRA)Marussia/Coswortha 1 volta
20ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 2 voltas
21ºNarain Karthikeyan (IND)HRT/Coswortha 2 voltas

Apesar de Webber ter descontado oito tentos, Alonso mantem a liderança do campeonato graças ao fato de ter pontuado em todas as provas até aqui em 2012.

Com mais um pódio, Sebastian Vettel ascende ao terceiro posto enquanto que Hamilton, que já foi líder do campeonato em duas oportunidades neste ano, cai para o quinto lugar e agora é pressionado por Räikkönen.

 Fernando Alonso129
 Mark Webber116
 Sebastian Vettel100
 Lewis Hamilton
92
 Kimi Räikkönen83
 Nico Rosberg 75
 Romain Grosjean61
 Jenson Button50
 Sérgio Pérez39
10º Pastor Maldonado29
11º Paul di Resta27
12º
 Michael Schumacher
23
13º Felipe Massa 23
14º Kamui Kobayashi21
15º
 Bruno Senna
18
16º Nico Hülkenberg 17
17º Jean-Éric Vergne 4
18º Daniel Ricciardo 2

Com dos de seus pilotos no pódio em Silverstone, a Red Bull amplia sua liderança e agora vê em seu encalso direto a Ferrari, que foi alçada do quarto lugar para a segunda posição, enquanto que a McLaren, por seu turno, após um retumbante fracasso "em casa", fez o caminho inverso, caindo da segunda colocação para quarto, a pior posição do time de Woking na tabela do campeonato de construtores desde o GP do Japão de 2009, época em que também figurava no quarto posto.

 Red Bull 216
Italy Ferrari152
 Lotus144
United Kingdom McLaren 142
 Mercedes 98
 Sauber60
 Williams 47
 Force India
44
Italy Toro Rosso6

A Fórmula 1 retorna às atividades daqui duas semanas, com o GP da Alemanha que, neste ano, será disputado em Hockenheim, que reveza com Nürburgring para receber a prova tedesca.

No ano passado, o evento foi vencido por Lewis Hamilton enquanto que Fernando Alonso foi o último vencedor em Hockenheim, justamente aquela corrida de 2010 marcada pela famigerada frase de Rob Smedley, engenheiro da Ferrari: "Felipe, Fernando is faster than you. Can you confirm you understood that message?".

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