The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 22 de julho de 2012

WTCC - Round 8 - Curitiba


Depois de quase um mês e meio, o WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, voltou à ativa para a oitava etapa do calendário no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A grande notícia que repercutiu nessa intertemporada foi o anúncio por parte da Chevrolet de que este seria o último ano na categoria da sua equipe oficial da marca, a qual se voltará para as corridas de endurance com o modelo GT Corvette. Há, porém, a esperança que a montadora da gravatinha continue a fornecer seus modelos Cruze para times independentes, como já acontece com algumas equipes que correm de BMW e Seat.

Em contrapartida, a Honda divulgou que fará o seu regresso ao WTCC com equipe de fábrica e terá como pilotos contratados os veteranos Gabriele Tarquini, que já correu pela marca japonesa no BTCC no final dos anos 1990, e Tiago Monteiro que, inclusive, será liberado de sua atual equipe, a Tuenti, nas provas em Suzuka, China e Macau, para iniciar o desenvolvimento do modelo Civic sedan.

Já a lista de inscritos, como era de se esperar, trouxe algumas novidades para o Brasil, com o retorno do dinamarquês Michel Nykjaer, que vinha correndo pelo STCC (Campeonato Escandinavo de Carros de Turismo), na equipe Bamboo em substituição a Pasquale di Sabatino, que ainda não se curou da crise de bronquite e pneumonia que lhe abateu no final de junho.

Enquanto a Zengö Motorsport, por motivos financeiros, enviou para Curitiba apenas o carro de Michelisz, deixando Wéber de fora, a princípio, das etapas em solo americano, a Tuenti escalou o jovem espanhol Fernando Monje como seu terceiro piloto, a exemplo do que já havia feito nas duas primeiras rodadas duplas da temporada em Monza e Valência.

Em seu ano de despedida, a Chevrolet novamente dominou os treinos, colocando Yvan Muller no topo da folha dos tempos em todas as sessões, desde os treinos livres até o warm-up, o que levou o francês a receber os cinco pontos de bonificação pela pole position com o tempo de 1min22s289, à média de 161,649 km/h, tendo ao seu lado no grid Alain Menu, deixando seu mais próximo rival no campeonato, o seu colega de equipe Robert Huff, na terceira colocação.

A primeira bateria, que se inicia com a largada com os carros em movimento, foi extremamente enfadonha, já que os Cruze oficiais de fábrica, sempre em formação "de esquadrilha", disparam na frente, sempre com Muller em primeiro, Menu em segundo e Huff em terceiro, não dando chances à aproximação de ninguém.

Não foi surpresa, desta forma, a sexta trifeta da temporada de 2012, sendo esta também, coincidentemente, a sexta vitória de Yvan Muller no ano que segue para o seu terceiro título consecutivo na Chevrolet e o seu quarto na categoria.

Mais atrás, apenas algumas disputas pelas posições intermediárias animaram a prova, com destaque para a que envolveu Pepe Oriola e Norbert Michelisz, que trocaram de posição algumas vezes, chegando até mesmo a se tocarem no Esse de Baixa.

O melhor do resto, no entanto, foi Gabriele Tarquini, que terminou na quarta colocação e andou relativamente próximo do trio da Chevrolet, sendo o único realmente a impor algum tipo de respeito frente à marca da gravatinha atualmente.

Já o espanhol Fernando Monje conseguiu marcar seu primeiro ponto na classificação geral após se divulgada a punição imposta a Pepe Oriola, que teve trinta segundos acrescidos sobre o tempo final de prova por ter excedido a velocidade por excesso de velocidade na largada em movimento. Stefano D'Aste e Tom Chilton, que chegaram, respectivamente em 18º e 16º também foram punidos pelo mesmo motivo e caíram para último e penúltimo.

Entre os independentes, a vitória ficou com Michel Nykjaer, o substituto eficiente, deixando seu colega de time, Alex MacDowall, em segundo, tendo ainda Darryl O'Young em uma surpreendente terceira colocação.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Michel Nykjaer (DIN) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
Alex MacDowall (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
Darryl O'Young (CHI) Seat León 1.6T (i)
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
10º Fernando Monje (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)

Apesar do resultado da segunda prova ter sido muito parecido com o da primeira, dessa vez houve muito mais ação, para o alívio daqueles que compareceram ao autódromo para ver o evento principal do fim de semana, principalmente porque, em razão da inversão do grid de largada entre aqueles que terminaram a qualificação entre os dez primeiros, os Chevrolets foram obrigados a escalar o pelotão.

Com isso, Gabriele Tarquini, que se livrou de Norbert Michelisz na sétima volta para liderar a prova, bem que tentou segurar os Cruze oficiais de fábrica atrás de si, mas a cinco voltas do fim cedeu à pressão imposta por Huff, que conseguiu levar seu carro à vitória, a sua terceira em 2012.

Duas voltas depois foi a vez de Menu superar Tarquini que, no entanto, conseguiu impedir a ultrapassagem de Muller, o que permitiu ao italiano a conquista de um bastante comemorado pódio e deixou a Chevrolet "apenas" com uma dobradinha.

Entre os demais, Tom Coronel perdeu a chance de fazer um bom resultado ao fazer uma péssima relargada após a segunda intervenção do safety car em razão do forte acidente de Charles Ng, enquanto Cerqui foi "convidado a conferir" o muro dos boxes após receber uma fechada perigosa de Dudukalo na reta principal.

Pelo Troféu Yokohama, a vitória dessa vez ficou para Norbert Michelisz, com Michel Nykjaer em segundo. Mehdi Bennani fez boa corrida e conquistou o terceiro lugar.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Michel Nykjaer (DIN) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Mehdi Bennani (MAR) BMW 320 TC (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
10º Aleksei Dudukalo (RUS) Seat León WTCC 1.6T (i)

Robert Huff, com uma vitória e um terceiro lugar, livrou apenas um ponto da tabela em relação à situação existente após o término da prova no Algarve, o que significa que Yvan Muller continua na liderança, e com certa folga.

 Yvan Muller287
 Robert Huff 270
 Alain Menu 250
 Gabriele Tarquini 162
 Tom Coronel 150
 Norbert Michelisz 118
 Pepe Oriola 107
 Stefano D'Aste 84
 Mehdi Bennani 47
10º  Tiago Monteiro 47
11º  Franz Engstler 40
12º  Alberto Cerqui 37
13º  Alex MacDowall 36
14º  Aleksei Dudukalo 23
15º  Michel Nykjaer 20
16º  Darryl O'Young 17
17º  Rickard Rydell 14
18º  James Nash 12
19º  Tom Chilton 7
20º  Tom Boardman 4
21º  Gábor Wéber 3
22º  Fernando Monje 1

Com duas boas corridas, vencendo uma delas, Norbert Michelisz justificou a concentração de esforços da Zengö Motorsport passando para a liderança do campeonato entre os independentes ao superar Pepe Oriola por apenas cinco pontos, muito em razão da punição sofrida pelo espanhol na primeira bateria.

 Norbert Michelisz 111
 Pepe Oriola 106
 Stefano D'Aste 75
 Alex MacDowall 63
 Franz Engstler 58
 Alberto Cerqui 50
 Mehdi Bennani 49
 Darryl O'Young 34
 Aleksei Dudukalo 25
10º  Michel Nykjaer 20
11º  Gábor Wéber 15
12º  Pasquale di Sabatino 12
13º  Tom Boardman 11
14º  Charles Ng 8
15º  Fernando Monje 5
16º  Isaac Tutumlú 3
17º  Andrea Barlesi 3

No Mundial de Construtores, a Chevrolet segue dominando enquanto que a BMW vê a Seat se aproximar perigosamente do segundo lugar.

 Chevrolet 673
 BMW Customer 430
 Seat Costumer 425

A situação entre os três primeiros na tabela do Troféu Yokohama entre as equipes continua a mesma, com a ROAL Motorsport conseguindo avançar mais quatro pontos na liderança.

 ROAL Motorsport 127
 Tuenti Racing Team 113
 Lukoil Racing Team 100
 Zengö Motorsport 81
 Wiechers-Sport 54
 Bamboo Engineering 48
 Liqui Moly Team Engstler 34
 Proteam Racing
33
 Special Tuning Racing
18
10º  Team AON 16

O certame agora terá duas semanas de paralisação, retornando à ativa apenas em 23 de setembro, quando corre pela primeira vez nos Estados Unidos, tendo sido escolhido o circuito de Sonoma para sediar a etapa, pista que já recebe os carros da Fórmula Indy e da NASCAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário