The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 19 de agosto de 2012

DTM - Round 6 - Nürburgring - Spengler e BMW pela segunda vez na temporada


Mais de um mês e meio após a última prova válida pelo campeonato, já que o evento que ocorreu no Estádio Olímpico de Munique, ao estilo Race of Champions, não contou pontos para o certame, o DTM, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, fez hoje a sexta etapa do calendário no circuito curto de Nürburgring, denominado de Sprint, o qual possui 3,629 quilômetros de extensão, com um gancho à direita, que "atende pelo nome" de Conti-Spange, logo após o complexo de curvas do Mercedes Arena, decepando toda a parte baixa do circuito "Grand Prix".

Sem dar quaisquer chances aos adversários, Bruno Spengler saiu da pole position para a vitória, só perdendo a liderança em razão da diferença de estratégia de pit stops obrigatórios em relação aos demais, vencendo pela segunda vez em 2012, dando também à BMW o segundo triunfo nessa temporada de retorno da marca.

Apesar da vantagem de Spengler sobre Edoardo Mortara, que comboiou o canadense o tempo todo, não ter sido grande, a impressão que o piloto da BMW deixou foi a de que esteve o tempo todo no controle da prova, tanto é verdade que jamais foi ameaçado pelo italiano.

Além de Spengler, a montadora de Munique conseguiu colocar outro dos seus pilotos no pódio, já que Martin Tomczyk, protagonista de uma das raras ultrapassagens da corrida ao superar Rockenfeller em uma bonita manobra no complexo do Mercedes Arena na volta 16, recebeu a bandeira quadriculada em terceiro, completando a festa da BMW, que comemora os quarenta anos da sua marca esportiva "M".

Mortara, por seu turno, novamente faz uma boa corrida e mostra que a Audi faz certo em promover a renovação de seus pilotos, principalmente quando se vê que as principais estrelas da marca de Ingolstadt, Mattias Ekström e Timo Scheider, apesar de um ou outro brilharete, vêm caindo de produção a cada etapa de 2012.

Quem perdeu a chance de figurar entre os três primeiros foi Filipe Albuquerque, que "engasgou" seu Audi no terceiro posto do grid, caindo para a décima posição, ainda que tenha conseguido recuperar dois lugares na base da estratégia de paradas para troca de pneus para ficar com um frustrante oitavo lugar.

Já a Mercedes-Benz ficou, pela primeira vez na temporada, sem nenhum piloto no pódio, tendo como melhor resultado o quarto lugar de Jamie Green, também conquistado devido à tática de pit stops, cumprindo antecipadamente sua obrigação regulamentar nas voltas 13 e 19, enquanto que Gary Paffett, o líder do campeonato, fez uma excelente corrida de recuperação ao chegar em sexto após conseguir apenas a 11ª colocação na qualificação.

Partindo do sexto lugar, Augusto Farfus sonhava em repetir o pódio conquistado em Lausitzring, mas uma largada atrapalhada, sofrendo toques de Wickens e Paffett, o fez ser "engolido" pelo pelotão, caindo para nono, o qual se transformou em décimo quando foi ultrapassado por Albuquerque devido a uma segunda parada mais eficiente da Audi.

Enquanto isso, os dois ex-pilotos da Fórmula 1, Ralf Schumacher e David Coulthard, continuam fazendo temporadas sofríveis e divertindo a patuleia, principalmente com a ridícula rodada na saída da Conti-Spange protagonizada pelo escocês, que na semana passada fez uma exibição com o modelo de Fórmula 1 RB7 da Red Bull em Nova Iorque, atingindo 305 km/h no Lincoln Tunnel, que possui 2500 metros e liga a ilha de Manhattan à cidade de Jersey sob o rio Hudson.

Esses foram os que pontuaram em Nürburgring:

Bruno Spengler (CAN) BMW M3
Edoardo Mortara (ITA) Audi A5
Martin Tomczyk (ALE) BMW M3
Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Mike Rockenfeller (ALE) Audi A5
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Robert Wickens (CAN) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Filipe Albuquerque (POR) Audi A5
Timo Scheider (ALE) Audi A5
10º Augusto Farfus (BRA) BMW M3

Gary Paffett, que já teve 36 pontos de vantagem na liderança após a prova em Spielberg, vê seus adversários se aproximarem, tendo agora vinte tentos de frente sobre o segundo colocado, que passa a ser novamente Bruno Spengler

O melhor piloto Audi classificado é Edoardo Mortara, que tem o quinto posto, mas está empatado em pontos com Rockenfeller, enquanto que Ekström, que já foi vice-líder, caiu para a sétima posição.

 Gary Paffett103
 Bruno Spengler 83
 Jamie Green 81
 Martin Tomczyk 69
 Edoardo Mortara 49
 Mike Rockenfeller 49
 Mattias Ekström 47
 Christian Vietoris 24
 Timo Scheider 18
10º  Augusto Farfus 17
11º  David Coulthard 14
12º  Andy Priaulx 14
13º  Filipe Albuquerque 12
14º  Miguel Molina 8
15º  Robert Wickens 8
16º  Ralf Schumacher 7
17º  Joey Hand 2
18º  Dirk Werner 1

O principal time de Mercedes segue tranquilo na liderança, tendo em seu encalso outra equipe da marca da estrela de três pontas, atirando a escuderia mais importante da Audi para a discreta quinta colocação.

 Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
127
 Mercedes AMG
88
 BMW Team Schnitzer
84
 BMW Team RMG
71
 Audi Sport Team Abt Sportsline 65
 Audi Sport Team Rosberg
61
 Audi Sport Team Phoenix
57
 BMW Team RBM
31
 DHL Paket/Stern Mercedes AMG
22

No campeonato de construtores, enquanto a Mercedes-Benz disparada na liderança, a BMW e a Audi brigam ferrenhamente para escapar da laterna, que agora pertence à marca das quatro argolas.

 Mercedes-Benz
237
 BMW
186
 Audi
183

A próxima etapa do certame acontece já no domingo que vem na pista holandesa de Zandvoort, um circuito bastante estreito e travado, onde as corridas, mas do que em qualquer outro lugar, costuma ser bastante enfadonha.

No ano passado a vitória ficou com Bruno Spengler, que ainda pilotava para a Mercedes-Benz, enquanto que o recorde oficial da pista pertence a Timo Scheider que, com um Audi A4 2009, marcou em 2010 o tempo de 1min32s967.

Abaixo seguem dois vídeos com uma volta virtual no circuito Sprint em Nürburgring:

Nenhum comentário:

Postar um comentário