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domingo, 26 de agosto de 2012

Rally da Alemanha


No último fim de semana de agosto, entre os dias 24 a 26 de agosto, ainda em pleno período de férias da Fórmula 1, a Alemanha deixou Sebastian Vettel um pouco de lado para sediar a nona etapa do WRC, Campeonato Mundial de Rally da FIA, iniciando a reta final do certamente que muito dificilmente não coroará Sébastien Loeb com o seu nono título consecutivo na categoria.

Baseado na cidade de Trier, cidade a cerca de 720 quilômetros a sudoeste de Berlim, quase na fronteira com Luxemburgo, o Rally da Alemanha contou com um total de quinze estágios cronometrados, sendo seis na sexta-feira, seis no sábado e apenas três no domingo, totalizando 368,63 quilômetros de competição ou 1.113,59 quilômetros contando os trechos de deslocamento.

Parte do calendário do WRC desde 2002, o evento tedesco é dominado pelo multicampeão Sébastien Loeb, que somente perdeu a edição do ano passado quando sofreu furo no pneu no segundo dia. A habilidade do francês em pisos asfaltados é lendária, o que o fez "excursionar" por outras categorias do automobilismo, participando de eventos das 24 Horas de Le Mans, onde cogita retornar em 2013 com equipe própria, além de ter sido cotado para fazer titular da equipe Toro Rosso da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi de 2009 após fazer alguns bem-sucedidos testes com o modelo STR4.

Apesar de ser disputado em piso de asfalto, o traçado do Rally da Alemanha é conhecido pela alternância nas condições de aderência, já que em muitos lugares existem depósitos de terra, pedras e detritos arrastados para a pista pelos próprios pilotos ao cortarem as curvas.

É nessa etapa que a categoria enfrenta o estágio cronometrado mais longo da temporada, o temido Arena Panzerplatte, com massivos 47 quilômetros, localizado em meio a um antigo campo de treinamento de tanques de guerra, com a existência de enormes blocos de concreto ao longo do traçado, os quais punem, sem piedade, qualquer excesso ou erro de pilotagem.

Depois de algumas provas ausente, a Prodrive retornou com seu Mini Cooper para os eventos em asfalto, tendo Daniel Sordo ao volante, enquanto que o time Mini Portugal anunciou a substituição de Armindo Araújo por Chris Atkinson para os demais rallies da temporada, dando ao australiano a oportunidade de guiar neste ano todos os modelos do tipo WRC, o Fiesta da Ford, o DS3 da Citroën e, finalmente, o Mini Cooper.

Se no ano passado tivemos uma eletrizante briga entre os dois pilotos do time de fábrica da Citroën, dessa vez Sébastien Loeb, sem a concorrência de Ogier, que foi para a Volkswagen, fez o que quis no asfalto alemão, sendo o mais rápido em nove estágios, o que corresponde a 60% do total, e faturou a sua sétima vitória em 2012, sendo este o quinto triunfo consecutivo em uma série que vem desde a Argentina.

Já pelos lados da Ford, quem mais conseguiu se aproximar de Loeb foi Petter Solberg, mas no sábado, na primeira passagem pelo Panzerplatte, o norueguês deixou a traseira de seu carro escapar em uma rápida curva à esquerda e acertou uma pedra, a qual arrancou a roda direita da parte de trás, levando-o ao abandono.

Com isso, Latvala, que tentou uma desesperada e infrutífera estratégia de colocar pneus macios e duros na sexta-feira, herdou o segundo lugar, posição que manteve até o final, conquistando, assim, seu melhor resultado em competições no asfalto.

Sem conseguir, em momento algum, andar no ritmo de seu colega de equipe, Hirvonen ficou com a última vaga do pódio ajudado, obviamente, pelos acidentes de seus mais próximos concorrentes enquanto o finlandês esteve sempre constante naquele seu estilo "devagar e sempre".

Estreando em solo alemão, Thierry Neuville fazia um excelente rally e figurava em quarto lugar quando também teve problemas na primeira passagem pelo Panzerplatte, rodando três vezes até que saiu da pista em uma rápida curva à direita e acertou uma árvore, encerrando a participação do belga no evento.

O estoniano Ott Tänak, por sua vez, começou a se destacar durante o sábado à tarde, vencendo seus primeiros estágios em asfalto, a SS10 e SS11 até que também foi vítima do Panzerplatte, acertando um dos blocos de concreto, os quais arrancaram a roda traseira direita do seu Ford Fiesta.

Tänak ainda retornou à competição e a terminou em nono lugar, mas sua equipe, a M-Sport, time satélite da Ford, optou pela desistência do piloto para permitir que o carro tenha alguns componentes importantes substituídos para a próxima etapa, abrindo espaço para que o jovem francês Mathieu Arzeno, com um Peugeot 207 S2000 pontuasse pela primeira vez na carreira em sete participações no WRC.

Após vencer a SS8, Daniel Sordo também perdeu a chance de subir ao pódio no retorno da Prodrive graças ao Panzerplatte, tendo sofrido um pneu furado na pela manhã e um acidente à tarde, acertando um bloco de concreto à beira da pista, que danificou o radiador do Mini. Ainda sim, o espanhol retornou à pista para o domingo e conseguiu chegar à zona de pontuação com um décimo lugar, que se transformou em nono com o anúncio do abandono de Tänak.

Outro que também teve problemas no Panzerplatte, já durante a tarde, foi Peter van Merksteijn, que capotou seu carro e bloqueou a pista, o que obrigou os organizadores a neutralizar o estágio por alguns minutos.

Guiando pela primeira vez um Mini Cooper, o australiano Chris Atkinson conseguiu, finalmente, voltar a pontuar na categoria, ficando com o quinto lugar, o mesmo resultado conquistado na última vez em que figurou na zona de pontuação no logínquo Rally da Irlanda em 2009.

Os pilotos da equipe oficial da Volkswagen, Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen, que ainda correm com o modelo Skoda Fabia da categoria S2000 enquanto aguardam o Polo S, merecem grande destaque por terem terminado, respectivamente, em sexto e sétimo lugares, tendo o norueguês, inclusive, alcançado o inédito terceiro lugar no power stage, com o tempo de 3min31s7, abiscoitando um ponto extra, chegando atrás apenas da dupla da Citroën, já que Loeb ficou com o primeiro tempo, marcando 3min24s8, e Hirvonen com o segundo, cronometrando 3min27s0.

Após se ausentar por dois eventos para participar das competições de tiro nas Olimpíadas de Londres, onde ganhou a medalha de bronze, o príncipe catari Nasser Al-Attiyah retoma seu carro de onde parou, pontuando pela quarta oportunidade na temporada.

Para Martin Prokop, no entanto, o tempo literalmente esquentou quando seu carro foi destruído pelo fogo na SS3, em um incêndio que foi causado provavelmente pela borracha do pneu em alta temperatura após um furo.

Dessa vez, o Brasil teve dois representantes na etapa alemã do WRC, mas apenas Daniel Oliveira conseguiu chegar até o final, com um honroso 24º posto, tendo sobrevivido a uma saída de pista na sexta-feira, uma rodada em alta velocidade e a um semi-eixo quebrado no sábado.

Por outro lado, o Mini Cooper de Paulo Nobre e Edu Paula, ainda no sexta-feira, acertou uma guia e entortou uma roda, o que obrigou a dupla a abandonar o dia. Apesar de terem feito os estágios da manhã de sábado, a dupla abandonou a competição porque questões de cunho pessoal de Nobre o obrigaram a retornar prematuramente para o Brasil.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Alemanha:

Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Chris Atkinson (AUS) Mini Cooper (privado)
Sébastien Ogier (FRA) Skoda Fabia S2000
Andreas Mikkelsen (NOR) Skoda Fabia S2000
Nasser Al-Attiyah (CAT) Citroën DS3 (privado)
Daniel Sordo (ESP) Mini Cooper
10º Mathieu Arzeno (FRA) Peugeot 207 S2000 (privado)

Sébastien Loeb abre 54 da vice-liderança e só mesmo um desastre tira do francês o nono título consecutivo do WRC.

 Sébastien Loeb 199
 Mikko Hirvonen
145
 Petter Solberg
104
 Mads Otsberg 102
 Jari-Matti Latvala
87
 Evgeny Novikov
55
 Martin Prokop
38
 Thierry Neuville 32
 Daniel Sordo
31
10º
 Sébastien Ogier
31
11º
 Nasser Al-Attiyah
27
12º  Ott Tänak
26
13º  Armindo Araújo
11
14º  Chris Atkinson
10
15º  François Delecour
8
16º
 Dennis Kuipers
8
17º  Andreas Mikkelsen 7
18º
 Henning Solberg
6
19º  Pierre Campana
6
20º  Jari Ketomaa
6
21º  Matti Rantanen
6
22º  Patrik Sandell
4
23º  Yazeed Al-Rajhi
4
24º  Ken Block
4
25º  Eyvind Brynildsen
1
26º  Ricardo Triviño
1
27º  Peter van Merksteijn 1
28º  Abdulaziz Al-Kuwari
1
29º  Manfred Stohl
1
30º  Mathieu Arzeno
1

Com os vários problemas enfrentados pela dupla da Ford, a Citroën consegue fazer 123 pontos de vantagem e também segue firme para mais um título de construtores.

 Citroën WRT 320
 Ford WRT 197
 M-Sport WRT 115
 Qatar WRT 59
 Citroën Junior WRT
54
 Adapta WRT
49
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT 20

O próximo compromisso da categoria aconteceu em três semanas, entre os dias 13 a 16 de setembro, com o Rally de Gales, na Grã-Bretanha, o último da temporada em piso de terra, e que foi vencido no ano passado por Jari-Matti Latvala.

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