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domingo, 5 de agosto de 2012

Rally da Finlândia



Neste primeiro fim de semana de agosto, entre os dias 2 a 4, durante o período de férias na maioria das categorias com base na Europa, o WRC, o Campeonato Mundial de Rally, voltou à ativa mais de um mês após a última etapa para o Rally da Finlândia, considerado o mais prestigioso evento do calendário da categoria.

Trata-se da prova mais aguardada por todos que apreciam o rally e aquela em que os pilotos sonham em vencer, porém é amplamente dominada por escandinavos, sendo que apenas quatro "estrangeiros" conseguiram triunfar em solo suomi, Carlos Sainz em 1990, Didier Auriol em 1992, Markko Märtin em 2003, pertencendo a Sébastien Loeb a honra de ter duas vitórias com os primeiros lugares de 2009 e 2011.

Para se ter uma ideia do que é o Rally da Finlândia, basta dizer que ele representa para o WRC tudo aquilo que Spa Francorchamps, Monza e Mônaco figuram para a Fórmula 1, pois possui um percurso muito rápido, com excesso de curvas de alta velocidade em meio a floresta, tal qual os circuitos belga e italianos, cuja vitória tem o mesmo peso que vencer nessas três principais pistas da categoria máxima do automobilismo.

Baseado na cidade de Jyväskylä, a cerca de 270 quilômetros ao norte de Helsinque, o Rally da Finlândia exige dos pilotos coragem e "peito" para enfrentar, com o acelerador a fundo, grandes trechos de retas cercados por árvores, sem contar os gigantescos saltos e locais com cristas totalmente cegas, tendo ao todo dezoito estágios cronometrados em pisto de terra, três na quinta-feira, nove na sexta-feira e os restantes seis no sábado, contendo um total de 303,52 quilômetros de competição ou 1.625,69 quilômetros contando os trechos de deslocamento.

Após vencer com superioridade a prova de Rally Cross nos X-Games disputados no começo de julho em Los Angeles e em meio a rumores de que deixaria o WRC no fim deste ano para cuidar sua equipe de endurance, Sébastien Loeb simplesmente não deu quaisquer chances a seus adversários nórdicos.

Com uma atuação magnífica, o multicampeão, mesmo tendo enfrentado ainda na quinta-feira problemas de superaquecimento e vazamento de óleo no diferencial a partir da SS7, liderou a competição de ponta-a-ponta desde o primeiro estágio e conquistou sua terceira vitória (a sexta em 2012) em solo finlandês, um feito inimaginável para um piloto não-nórdico.

Para a Citroën a felicidade foi ainda maior, pois Mikko Hirvonen, depois de vencer sete estágios e superar um pneu furado na SS8, deu à marca francesa a primeira dobradinha na Finlândia, a quinta na temporada e a quarta de forma consecutiva, sempre com Loeb à frente.

Coube também à Hirvonen a vitória no mais longo power stage do calendário ao marcar o tempo de 15min17s350 para ficar com os três pontos extras, deixando Petter Solberg, que fez 15min17s983, em segundo lugar e apenas dois pontos de bonificação, e Sébastien Loeb, que cronometrou 15min18s427, em terceiro lugar e mais um tento.

Completamente longe do ritmo dos Citroën, os pilotos da Ford, que não enfrentaram qualquer contratempo durante todo o fim de semana, tiveram de se contentar com o terceiro e quarto lugares, "embolsando" apenas dois estágios, um com Latvala, que fez apenas seu terceiro pódio em 2012, e outro Petter Solberg.

Com muitos pilotos locais inscritos especialmente para o evento finlandês, o destaque ficou para o sétimo lugar de Matti Rantanen, que competia nos campeonatos regionais e desde 2005 participa do WRC apenas para correr "em casa".

Por outro lado, o norte-americano Ken Block, depois de quase sair da pista ainda no primeiro dia, vinha fazendo grande trabalho, mas perdeu a chance de pontuar na sua estreia neste evento ao ter sua suspensão dianteira quebrada na SS14 após um dos inúmeros saltos, deixando a última vaga entre os dez primeiros para Sébastien Ogier, que fez um excelente trabalho a bordo de um carro S2000, cuja potência é bem inferior.

Já Martin Prokop, que fez sua primeira aparição após a morte de seu co-piloto Bohuslav Ceplecha em um acidente no dia 14 de julho quando este fazia a navegação para Martin Semerád em um Mitsubishi Lancer no terceiro estágio do Rally da Boêmia, parte do campeonato tcheco, conseguiu um bom nono lugar.

Disputando as competições de tiro nas Olimpíadas, onde conseguiu a medalha de bronze, Nasser Al-Attiyah teve seu Citroën DS3 pilotado pelo neozelandês Chris Atkinson, que perdeu a chance de pontuar após um erro estúpido na SS8 quando resolveu virar para a direita após seu co-piloto tê-lo instruído a virar para a esquerda, atingindo algumas árvores para então retornar a competição e terminar numa distante 39ª colocação.

Como de costume, não tardaram a acontecer os espetaculares acidentes que acompanham o Rally da Finlândia.

Logo na SS3, o piloto sueco Frederik Ahlin, a bordo de um Ford Fiesta, escapou de traseira em uma curva à direita e foi direto para uma vala, causando o primeiro capotamento da competição.

Dois estágios mais tarde foi a vez de Evgeny Novikov exagerar numa curva à direita e capotar diversas vezes após sair da pista. Mesmo com os estragos, o russo ainda teve condições de se dirigir ao páteo de serviços e teve seu carro reparado pelo seu time, retornando à competição para ficar com a 36ª posição.

A única dupla brasileira presente na Finlândia, Paulo Nobre e Edu Paula, apesar de ter conseguido chegar ao fim da competição com um 38º posto, teve diversos problemas na sexta-feira, com um defeito centralina eletrônica do Mini Cooper, bem como um braço da suspensão quebrado após atingirem uma pedra e duas saídas de pista, a última das quais os levaram a abandonar o dia para retornar no sábado pelas regras do "super-rally".

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Finlândia:

Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Petter Solberg (NOR) Ford Fiesta
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Ott Tänak (EST) Ford Fiesta
Matti Rantanen (FIN) Ford Fiesta (privado)
Jari Ketomaa (FIN) Ford Fiesta (privado)
Martin Prokop (TCH) Ford Fiesta (privado)
10º Sebastian Ogier (FRA) Skoda Fabia S2000

Sébastien Loeb, que abre 48 pontos de vantagem para Hirvonen, seu colega de time, tem tudo para conquistar de forma antecipada o seu nono título da categoria, ainda mais se considerarmos que das cinco etapas restantes, três serão disputadas em piso de asfalto, a especialidade do francês e onde é praticamente imbatível.

 Sébastien Loeb 171
 Mikko Hirvonen
128
 Petter Solberg
104
 Mads Otsberg 90
 Jari-Matti Latvala
69
 Evgeny Novikov
55
 Martin Prokop
38
 Thierry Neuville 32
 Daniel Sordo
29
10º
 Ott Tänak
26
11º
 Nasser Al-Attiyah
23
12º  Sébastien Ogier
23
13º  Armindo Araújo
11
14º  François Delecour
8
15º  Dennis Kuipers
8
16º
 Henning Solberg
6
17º  Pierre Campana 6
18º
 Jari Ketomaa
6
19º  Matti Rantanen
6
20º  Patrik Sandell
4
21º  Yazeed Al-Rajhi
4
22º  Ken Block
4
23º  Eyvind Brynildsen
1
24º  Ricardo Triviño
1
25º  Peter van Merksteijn
1
26º  Abdulaziz Al-Kuwari
1
27º  Manfred Stohl 1

Com quatro dobradinhas na sequëncia, a Citroën abre mais de cem pontos na liderança e segue tranquila para a conquista do seu oitavo título de construtores na categoria.

 Citroën WRT 280
 Ford WRT 171
 M-Sport WRT 115
 Qatar WRT 49
 Citroën Junior WRT
48
 Adapta WRT
37
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT 16

O próximo compromisso do WRC acontecerá entre os dias 24 a 26 de agosto com o Rally da Alemanha, que no ano passado foi vencido por Sébastien Ogier, o qual tirou a longa invencibilidade de Loeb, que teve um pneu furado no último dia, em piso de asfalto.

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