The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 30 de setembro de 2012

DTM - Round 9 - Valência - Farfus vence a primeira do Brasil


O DTM, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, no tradicional circuito Ricardo Torno, localizado na cidade espanhola de Valência, que há muito tempo recebe as principais categorias de carros de turismo, cumpriu hoje a penúltima etapa da temporada em uma corrida bastante tensa, com várias polêmicas e punições discutíveis distribuídas "a rodo".

Nesse quadro, a grande prejudicada do dia foi mesmo a Mercedes-Benz, que colocou apenas um dos seus pilotos na zona de pontuação, Jamie Green, o décimo colocado, resultado conquistado apenas em razão do abandono de Edoardo Mortara, que figurava na segunda colocação nos derradeiros momentos da prova.

Por outro lado, apesar de não ter vencido a corrida, a Audi não tem do que reclamar ao colocar cinco de seus pilotos entre os sete primeiros colocados, alguns dos quais fazendo suas melhores apresentações na categoria, como é o caso de Adrien Tambay, que subiu ao pódio pela primeira vez nesse seu ano de estreia, além da suíça Rahel Frey, que tinha anteriormente como melhor classificação a 12ª posição e debutou na zona de pontuação nessa sua segunda temporada completa com um excepcional sétimo lugar.

A grande comemoração, no entanto, ficou para a BMW, que chegou ao lugar mais alto do pódio com Augusto Farfus, também conhecido como "Ninho" no vídeo promocional da marca postado na última semana no You Tube (um hit na internet), que largou da sua primeira pole position para marcar a primeira vitória de um piloto brasileiro na categoria em uma prova onde praticamente correu sozinho, abrindo uma frente confortável na liderança para, então administrar vantagem que tinha até a bandeira quadriculada, o que, mais uma vez, coloca em destaque o grande talento desse paranaense no seu ano de estreia no difícil campeonato do DTM, principalmente em comparação àquilo que foi alcançado por colega de equipe na RBM, Andy Priaulx, multicampeão do WTCC.

A felicidade da marca bávara, porém, não ficou por aí, já que Bruno Spengler após uma classificação ruim, em que ficou apenas com o 12º tempo, e punição que lhe foi imposta por ter "queimado" a largada, foi obrigado a fazer uma grande prova recuperação para terminar em sexto lugar e, com isso, encostou de vez na briga pelo título da temporada, mas não sem antes contar com um certo "jogo sujo" de equipe da BMW, quando Andy Priaulx claramente abriu caminho apertando Rahel Frey para permitir que o canadense ganhar duas posições, conduta esta que a Audi já utilizou por diversas vezes no passado.

Com o drive through concedido a Spengler, a direção de prova, aparentemente, passou a "caçar" motivos para punir os demais pilotos da Mercedes-Benz que ainda disputam o título, no caso Jamie Green e Gary Paffett, sendo o primeiro punido porque deixou o traçado ao sair dos boxes e o segundo por causa do pequeno esbarrão dado em Joey Hand na primeira curva, sanções estas totalmente discutíveis, principalmente considerando que o mesmo critério não foi utilizado para os demais pilotos.

Vale dizer que esse não foi o único incidente ali, já que no local muitos carros se tocaram, incluindo Spengler e Molina, e nenhum deles sofreu qualquer punição em razão disso.

Pior para Gary Paffett, que poderia sair de Valência como campeão e teve um fim de semana para ser esquecido, primeiro com o frustrante 16º posto na qualificação, depois porque o toque na largada danificou o Mercedes-Benz do britânico a ponto de, após cumprir seu stop & go de dois segundos, registrar seu primeiro abandono da temporada quando andava numa longínqua 18ª colocação, com uma volta de atraso.

Para os fãs, resta a esperança de que a prova de encerramento do campeonato será eletrizante, diferente daquilo que se viu nas pistas durante toda a temporada.

Esses foram os que pontuaram em Valência:

Augusto Farfus (BRA) BMW M3
Adrien Tambay (FRA) Audi A5
Mattias Ekström (SUE) Audi A5
Filipe Albuquerque (POR) Audi A5
Mike Rockenfeller (ALE) Audi A5
Bruno Spengler (CAN) BMW M3
Rahel Frey (SUI) Audi A5
Andy Priaulx (GBR) BMW M3
Dirk Werner (ALE) BMW M3
10º Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé

A liderança de Paffett foi reduzida para apenas três pontos, deixando a decisão para a última prova do campeonato, a qual deverá ser igualmente tensa, já que tanto o britânico como Spengler dependem de si próprios para alcançar o título, ressaltando que Jamie Green, o terceiro colocado, ainda tem chances matemáticas de se sagrar campeão, ainda que dependa de uma combinação improvável de resultados.

 Gary Paffett127
 Bruno Spengler
124
 Jamie Green
109
 Mike Rockenfeller
85
 Mattias Ekström
81
 Edoardo Mortara
74
 Martin Tomczyk
69
 Augusto Farfus
54
 Adrien Tambay
28
10º  Filipe Albuquerque
26
11º  Christian Vietoris
24
12º  Dirk Werner
19
13º  Timo Scheider
19
14º  Andy Priaulx
18
15º  David Coulthard
14
16º  Robert Wickens
14
17º  Miguel Molina
8
18º  Ralf Schumacher
8
19º  Rahel Frey
6
20º  Joey Hand
2

Valência realmente não traz bons ventos para a Mercedes-Benz, já que foi no circuito Ricardo Torno que a marca da estrela de três pontas perdeu ambos os campeonatos, o de pilotos e o de equipes, no ano passado.

Dessa vez, o péssimo resultado da fábrica de Stuttgart, que chegou a liderar com folga durante o ano com sua principal escuderia, permitiu que a equipe Schnitzer, da BMW, encostasse na tabela, estando inteiramente em aberto a briga pelo título entre os times.

 Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
151
 BMW Team Schnitzer
143
 Mercedes AMG
117
 Audi Sport Team Rosberg
100
 Audi Sport Team Abt Sportsline
100
 Audi Sport Team Phoenix
93
 BMW Team RBM
82
 BMW Team RMG
71
 Abt Sportsline
34
10º
 DHL Paket/Stern Mercedes AMG
28

A decepcionante prova da Mercedes-Benz na Espanha abriu caminho para que a Audi assumisse, pela primeira vez em 2012, a liderança do campeonato de construtores, deixando também para o evento final da temporada a disputa pelo "caneco", que envolve as três marcas que participam da categoria.

 Audi
327
 Mercedes-Benz
296
 BMW
286

Com a disputa pelos três títulos ainda em aberto, o DTM fará sua prova de encerramento da temporada daqui a três semanas no circuito de Hockenheim, pista que tradicionalmente abre e fecha o calendário da categoria.

No ano passado, a vitória da segunda prova no traçado localizado próximo à cidade alemã de Heidelberg ficou para Jamie Green, que no começo do ano fechou a dobradinha da Mercedes-Benz nesse mesmo palco ao chegar atrás de Gary Paffett.

Abaixo seguem dois vídeos contendo uma volta virtual em Valência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário