À exceção dos incidentes na largada e na primeira curva, bem como de alguns outros pontuais durante a corrida, a sprint race da GP2, que fechou a antepenúltima rodada dupla do certame da categoria, teve seus pilotos com atitudes bem mais comedidas em relação ao que se viu no sábado.
O interessante foi ver que muitas atitudes de alguns, que mereceriam punições justamente para evitar acidentes como aquele visto na Fórmula 1 provocado por Romain Grosjean, passaram em branco pelos corpo de comissários, que novamente mostra uma completa ausência de critérios.
O primeiro incidente foi provocado por Valsecchi, que tentou ganhar o máximo de posições possível na largada e ensanduichou Van der Garde na saída da La Source entre ele e Leal, que vinha pelo lado de fora, valendo dizer que o italiano já escapou de uma punição ontem por ter sido liberado sem segurança por sua equipe após a troca de pneus.
Nesse mesmo momento, Johnny Cecotto, que havia queimado a largada na feature race no sábado, novamente se esqueceu da velha máxima do automobilismo de que "nunca se ganha uma corrida na largada, mas pode-se perdê-la" e tentou passar a todos pela grama no lado interno da pista. Sem aderência, o venezuelano perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do carro de Max Chilton.
Mais adiante, na ânsia de defender a segunda posição ao limite como é de seu feitio diante do que se viu nessa temporada, James Calado ignorou a presença de Luiz Razia na saída da Raidillon e solenemente fechou a porta, levando o brasileiro, no início da Kemmel, a desviar para a grama, o que provocou uma rodada do baiano em alta velocidade na frente de todo o pelotão em ocorrência que poderia ter gerado consequências gravíssimas.
Por sorte, o piloto da Arden não foi atingido por ninguém e apenas tocou levemente no guard-rail interno da pista, ainda que o incidente tenha envolvido Valsecchi que, ao tentar desviar do carro de Razia, trouxe o seu para o lado interno da pista e acertou as barreiras de lado, afetando a suspensão do DAMS.
Na 11ª volta, Gutiérrez, desesperado em escalar o pelotão, tentou passar Leal em um local que não comportava uma manobra como aquela, a Malmedy, e o toque de ambos foi inevitável, em que pese o colombiano ter deixado espaço suficiente para o mexicano.
De todos esses problemas, apenas um piloto foi punido, Johnny Cecotto, que mais uma vez perderá cinco posições no grid de largada para a prova longa em Monza, o que é pouco para as consequências que poderiam ter advindo dessas atitudes destemperadas dos jovens pilotos.
Alheio a tudo isso, Josef Král, que chegou a Spa zerado na tabela de pontuação, conseguiu vencer pela primeira vez na categoria nesse seu quarto ano, e de ponta-a-ponta, saindo da quinta colocação para o primeiro posto ainda antes da primeira curva, mantendo a frente sem sofrer nenhum tipo de ameaça dos demais.
Largando da pole position, Felipe Nasr tinha a esperança de conseguir a primeira vitória, mas fez um péssimo arranque, caindo para quarto quando foi ultrapassado por Razia na descida para a Eau Rouge, recuperando o terceiro posto com a rodada do baiano, colocação que o brasiliense manteve até que, a duas voltas do fim, passou a pressionar Calado até conseguir ultrapassá-lo de forma brilhante na saída da Bus Stop, em manobra semelhante àquela que utilizou para ganhar o oitavo lugar de Richelmi na prova de ontem.
Já Marcus Ericsson foi aquele que mais "lucrou" na prova, conquistando um quarto lugar após fechar a segunda volta na nona colocação, mesmo com os incidentes de carros que iam à sua frente. O sueco, então, aproveitou-se dos problemas alheios para chegar ao quarto posto, já colado na briga entre Nasr e Calado.
O grande destaque da prova, no entanto, foi Fabio Leimer, que ficou com o quinto posto final. O suíço, largando de 23º por ter abandonado a feature race ainda na primeira volta após tocar Valsecchi na Les Combes, fez uma excepcional corrida de recuperação e já era 12º ao cruzar a linha da primeira volta, tendo uma atuação agressiva nas derradeiras voltas, protagonizando ultrapassagens feitas "na marra".
O ponto extra pela melhor volta entre os dez primeiros colocados ficou para Stefano Coletti, que terminou a prova em oitavo e fez somente a sexta volta mais rápida entre todos.
Marcaram pontos na segunda bateria em Spa Francorchamps:
1º | Josef Král (TCH) | Barwa Addax |
2º | Felipe Nasr (BRA) | DAMS |
3º | James Calado (GBR) | Lotus ART |
4º | Marcus Ericsson (SUE) | iSport |
5º | Fabio Leimer (SUI) | Racing Engineering |
6º | Stéphane Richelmi (MON) | Trident |
7º | Rio Haryanto (IDN) | Carlin |
8º | Stefano Coletti (MON) | Coloni |
Com o problema na primeira volta que eliminou os dois líderes do campeonato, a briga pelo título permanece a mesma em relação a ontem, ou seja, uma igualdade entre pontos entre Razia e Valsecchi, os quais terão apenas mais duas rodadas duplas para definir quem ficará com o "caneco" de 2012, já que é praticamente impossível que a dupla da Lotus ART consiga encostar.
1º | Luiz Razia | 204 |
2º | Davide Valsecchi | 204 |
3º |
James Calado
| 160 |
4º |
Esteban Gutiérrez
| 150 |
5º |
Giedo van der Garde
| 141 |
6º |
Max Chilton
| 124 |
7º | Fabio Leimer | 103 |
8º | Marcus Ericsson | 89 |
9º |
Felipe Nasr
| 85 |
10º |
Johnny Cecotto
| 80 |
11º |
Jolyon Palmer
| 62 |
12º |
Nathanaël Berthon
| 59 |
13º | Rio Haryanto | 36 |
14º |
Stefano Coletti
| 35 |
15º | Tom Dillmann | 29 |
16º | Josef Král | 27 |
17º |
Stéphane Richelmi
| 25 |
18º |
Nigel Melker
| 25 |
19º |
Fabio Onidi
| 13 |
20º |
Julián Leal
| 7 |
21º |
Rodolfo González
| 6 |
22º | Simon Trummer | 4 |
23º | Fabrizio Crestani | 1 |
24º | Brendon Hartley | 1 |
Com a ultrapassagem de Nasr sobre Calado na última curva, a DAMS tira apenas dois pontos da Lotus ART na tabela do campeonato entre as equipes.
1º | Lotus ART | 310 |
2º | DAMS | 289 |
3º | Arden | 208 |
4º | Racing Engineering | 162 |
5º | Carlin | 160 |
6º | iSport | 151 |
7º | Caterham | 147 |
8º |
Barwa Addax
| 107 |
9º | Coloni | 48 |
10º | Trident | 32 |
11º | Rapax | 29 |
12º | Ocean Racing | 26 |
13º | Lazarus | 1 |
A próxima rodada dupla da GP2 acontece já no fim de semana que vem, no circuito de Monza que, no ano passado, fechou o certame e teve como vencedores o italiano Luca Filippi, que aparentemente abandonou o automobilismo, e Christian Vietoris, que hoje corre no DTM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário