E Valsecchi, "em casa", aproveitou a oportunidade que lhe foi dada para se distanciar o máximo possível de Razia ao vencer a sprint race quase sem nenhuma preocupação, já que seu principal adversário estava praticamente fora de combate pelo estúpido abandono na prova de ontem.
Do terceiro posto na grelha de partida, o italiano da DAMS já liderava o pelotão na freada para a Variante Rettifilo, contando, claro, com o péssimo arranque de Coletti e Palmer, os quais compunham a primeira fila.
Após algumas voltas, o atual líder do campeonato abriu uma pequena margem de segurança para Leimer que, ao final, voltou a encostar, ainda que não tivesse chance para qualquer tentativa séria de ultrapassagem, o que permitiu a Valsecchi, que não ganhava desde a feature race da terceira rodada dupla do calendário, no Bahrein, emplacar sua quarta vitória na temporada, empatando em número de triunfos com Razia.
Portanto, Leimer teve de se contentar com o segundo posto, recebendo novamente os tentos de bonificação pela melhor volta entre aqueles que figuraram entre os dez primeiros colocados, o que o fez, curiosamente, marcar o mesmo número de pontos em ambas as provas de Monza.
A briga pela terceira colocação, no entanto, foi intensa, já que Palmer, durante os três primeiros quartos da prova teve de conter os ataques de Coletti, que exagerou em uma tentativa de ultrapassagem a seis voltas do final na Variante Rettifilo e teve sorte de perder apenas uma posição.
Com isso, a última vaga no pódio passou por uma " briga fraticida" entre os pilotos da iSport, com Ericsson "forçando a barra" também na Variante Rettifilo no giro seguinte, fazendo com que tanto ele quanto Palmer passassem reto na curva, o que fez com que o pelotão formado por Coletti, Cecotto e Chilton encostasse no sueco, permitindo que que Palmer se isolasse para garantir o terceiro posto.
Com isso, a última vaga no pódio passou por uma " briga fraticida" entre os pilotos da iSport, com Ericsson "forçando a barra" também na Variante Rettifilo no giro seguinte, fazendo com que tanto ele quanto Palmer passassem reto na curva, o que fez com que o pelotão formado por Coletti, Cecotto e Chilton encostasse no sueco, permitindo que que Palmer se isolasse para garantir o terceiro posto.
A duas passagens do fim, Ericsson sofreu uma bela ultrapassagem de Coletti mas, ao tentar revidar na última volta, não só "levou" do monegasco na Variante Ascari, como também foi "engolido" por aqueles que vinham atrás, ensejando uma linda disputa na reta oposta com uma linha de três composta pelo piloto da Rapax, Cecotto e Chilton, que terminaram a prova nessa mesma ordem.
Por outro lado, largando da última fila do grid de largada, os brasileiros tinham uma difícil missão pela frente e acabaram fazendo provas discretíssimas, com Razia na 16ª colocação após algumas ultrapassagens e Nasr em um distante 21º posto, o penúltimo entre os carros que receberam a bandeira quadriculada.
A sensação da prova longa de sábado, Luca Filippi, teve problemas na primeira volta ao se transformar em "recheio de sanduíche" entre Chilton e Esteban Gutiérrez na saída da Della Roggia, o que obrigou posteriormente a uma parada não prevista nos boxes, caindo para o último posto, de onde não progrediu.
Já o mexicano da Lotus ART realmente não se emenda, aprontando novamente das suas, pois logo na largada jogou o carro para cima de Cecotto para, na sequência, acertar o carro de Filippi, até que errou feio a freada para a Parabolica na segunda volta e saiu da pista para abandonar a competição, o que foi um alívio para os demais pilotos.
Marcaram pontos na segunda bateria em Monza:
1º | Davide Valsecchi (ITA) | DAMS |
2º | Fabio Leimer (SUI) | Racing Engineering |
3º | Jolyon Palmer (GBR) | iSport |
4º | Stefano Coletti (MON) | Rapax |
5º | Johnny Cecotto (VEN) | Barwa Addax |
6º | Max Chilton (GBR) | Carlin |
7º | Marcus Ericsson (SUE) | iSport |
8º | Julián Leal (COL) | Trident |
Luiz Razia se despede de Monza "zerado", o que permitiu a Valsecchi colocar "uma mão na taça" ao abrir 25 pontos na liderança com apenas uma rodada dupla para o fim do campeonato.
1º
| Davide Valsecchi | 229 |
2º
| Luiz Razia | 204 |
3º
|
James Calado
| 160 |
4º
|
Esteban Gutiérrez
| 152 |
5º
|
Max Chilton
| 144 |
6º
|
Giedo van der Garde
| 141 |
7º
| Fabio Leimer | 127 |
8º
| Marcus Ericsson | 106 |
9º
|
Johnny Cecotto
| 104 |
10º |
Felipe Nasr
|
85
|
11º |
Jolyon Palmer
|
78
|
12º |
Nathanaël Berthon
|
59
|
13º | Stefano Coletti |
47
|
14º |
Rio Haryanto
|
36
|
15º | Tom Dillmann |
29
|
16º | Josef Král |
27
|
17º |
Luca Filippi
|
25
|
18º |
Stéphane Richelmi
|
25
|
19º |
Nigel Melker
|
25
|
20º |
Fabio Onidi
|
13
|
21º |
Julián Leal
|
9
|
22º | Rodolfo González |
6
|
23º | Simon Trummer |
4
|
24º | Fabrizio Crestani |
1
|
25º | Brendon Hartley |
1
|
Os pilotos da Lotus ART novamente aprontaram das suas e deixaram o time sem pontuar pela primeira vez no ano, o que acabou causando do time francês a perda da liderança para a DAMS, que consegue abrir dois pontos de frente.
1º
| DAMS | 314 |
2º
| Lotus ART | 312 |
3º
| Arden | 208 |
4º
| Racing Engineering | 186 |
5º
| iSport | 184 |
6º
| Carlin | 180 |
7º
| Caterham | 147 |
8º
|
Barwa Addax
| 131 |
9º
| Coloni |
73
|
10º | Rapax |
41
|
11º | Trident |
34
|
12º | Ocean Racing |
26
|
13º | Lazarus |
1
|
O próximo compromisso da GP2 nas ruas de Cingapura marcará o fim do certamente de 2012 em uma pista em que as equipes e pilotos da categoria desconhecem por completo, o que abre chance para uma reviravolta inesperada para Razia, que ainda sonha com o título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário