A primeira fila conquistada pela McLaren não é de se estranhar, muito pelo contrário, principalmente depois daquilo que Button fez em Spa, pista de características que se assemelham com Monza, já que em ambas a velocidade final tem importância vital para o tempo de volta.
Dessa vez, a pole position ficou para o marrento Lewis Hamilton, que certamente apresentará um humor bem diferente daquele de sábado passado, quando tentou justificar seu péssimo resultado postando no Twitter gráficos de telemetria, conforme explicado no meu post sobre a prova na Bélgica, causando grande embaraço no time de Woking.
Já a Ferrari, surpreendentemente, esteve sempre à frente na folha dos tempos na sua corrida caseira, a despeito do problema de velocidade final dos F2012, que contou com uma atualização redentora para não ficar atrás nessas duas pistas mais rápidas do calendário.
Neste passo, foi realmente uma pena o problema enfrentado por Fernando Alonso na Q3, com uma quebra da barra estabilizadora traseira, pois ele tinha condições de colocar seu Ferrari na primeira colocação e a prova disso é o que o espanhol fez na Q1 com os pneus mais duros, rodando a apenas 165 milésimos do tempo da pole.
Por seu turno, Felipe Massa conseguiu, finalmente, andar sempre no ritmo do seu companheiro de equipe durante todo o fim de semana e fez um excelente trabalho para ficar com a terceira colocação no treino de qualificação, seu melhor andamento nesse tipo de sessão desde Montreal em 2011, quando também abriu a segunda fila.
A Force India, de outra banda, viveu em Monza sentimentos contraditórios porque mostrou que tem um carro rápido o suficiente para brigar por um pódio como se viu com o quarto lugar de Di Resta, mas sofreu dois reveses, já que o escocês partirá somente da nona colocação pela perda de cinco posições por ter trocado a caixa de câmbio, enquanto que Hülkenberg sequer foi à pista e terá de sair da última colocação.
Com um revisado sistema de "DRS duplo", a Mercedes volta a colocar seus dois carros na última parte do treino e também é candidata à uma vaga no pódio na corrida de amanhã se conseguir escolher a correta estratégia com um carro que sabidamente sofre com o desgaste excessivo dos pneus traseiros.
Depois da vitória no ano passado, quando tinha o melhor difusor soprado de categoria um sistema de mapeamento de motor à beira da ilegalidade, a Red Bull parece ter retornado ao que sempre foi em circuitos como Monza, onde os modelos austríacos são mais vulneráveis, já que Sebastian Vettel foi o sexto colocado, ainda que largue em quinto com a punição imposta a Di Resta, e Webber foi nocauteado ainda na Q2.
A Lotus parece ter sentido o golpe da ausência do rápido Romain Grosjean, suspenso pelo acidente na largada em Spa, pois seu substituto, Jérôme D'Ambrosio, que correu pela fraquíssima Virgin (atual Marussia) no ano passado e estava sem entrar em um carro de corrida desde os testes que fez em Mugello no início de maio desse ano, nunca teve possibilidade de igualar os tempos de Räikkönen.
Como último destaque do treino coloco Kamui Kobayashi, o piloto menos badalado na equipe Sauber, que novamente conseguiu chegar à Q3, sendo o único carro além da Ferrari a ficar entre os dez primeiros com o motor da marca italiana.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min24s211
|
1min24s394
| 1min24s010 |
2º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min24s672
|
1min24s255
| 1min24s133 |
3º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min24s882
|
1min24s505
| 1min24s247 |
4º
| Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min24s875
|
1min24s345
| 1min24s304 |
5º
| Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min25s302
|
1min24s675
| 1min24s540 |
6º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min25s011
|
1min24s687
| 1min24s802 |
7º
| Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min24s689
|
1min24s515
| 1min24s833 |
8º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min25s141
|
1min24s742
| 1min24s855 |
9º
| Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min25s317
|
1min24s683
| 1min24s109 |
10º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min24s175
|
1min24s242
| 1min25s678 |
11º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min25s556
| 1min24s809 | |
12º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min25s103
| 1min24s820 | |
13º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min25s300
| 1min24s901 | |
14º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault |
1min25s135
| 1min25s042 | |
15º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min25s728
| 1min25s312 | |
16º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Lotus/Renault |
1min25s834
| 1min25s408 | |
17º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min25s649
| 1min25s441 | |
18º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min26s382 | ||
19º | Vilaly Petrov (RUS) | Cateham/Renault | 1min26s887 | ||
20º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min27s039 | ||
21º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min27s073 | ||
22º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min27s441 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min27s629 | ||
Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
sem tempo
| |||
107% (tempo de corte) |
1min56s622
|
Esta é a quarta pole position do campeão de 2008 na atual temporada, mas é preciso dizer que delas, em apenas uma oportunidade Hamilton conseguiu converter o resultado em vitória, o que ocorreu em Hungaroring.
Será bastante interessante ver como a dupla da McLaren negociará a primeira curva, principalmente porque Hamilton não é um piloto dotado de prudência, ainda mais vivendo uma situação complicada no time de Grove diante de uma complicada discussão de renovação contratual que se arrasta há meses.
Não se pode perder de vista, também, o fato de que Ferrari e Red Bull normalmente possuem um desempenho em corrida superior àquele tido em treinos, restando saber se os MP4-27 conseguirão andar no ritmo apresentado por Button em Spa.
É esperar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário